Quinta-feira, dia 30/03

09:00 horas

Responsabilidade corporativa e justiça de transição

Profs. Leigh Payne, Gabriel Pereira e Laura Bernal-Bermúdez (Centro Latino-Americano - Universidade de Oxford)

14:00 horas

Operação Condor em julgamento na América do Sul: processos de responsabilidade em perpectiva comparada

Sexta-feira, dia 31/03

09:00 horas

A construção da narrativa histórica em periódicos

Prof.ª Ana Nemi (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp)

14:00 horas

Para que(m) serve a ciência? A produção de conhecimento ciêntifico junto aos movimentos populares na perspectiva da justiça de transição

Prof.ª Raiane Severino Assunção (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp)

Conferências

Segunda-feira, dia 27/03

Conferência de abertura: Justiça de transição e Comissão da Verdade

Pedro Dallari (Professor Titular da Universidade de São Paulo e ex Coordenador da Comissão Nacional da Verdade)

Quarta-feira, dia 27/03

17:00 horas

Conferência de encerramento: Reflexões comparativas sobre a experiência do Brasil com a Justiça de Transição

Leigh Payne (Centro Latino-americano - Universidade de Oxford)

Seminário Internacional sobre Violência de Estado

No Brasil, o campo da Antropologia Forense pouco se desenvolveu para o desvelamento da verdade sobre as graves violações de Direitos Humanos cometidas pela ditadura. O país segue sem capacitação para a resolução dessas violações, que continuam a ocorrer no período pós-autoritário.

Realizado em parceria com a Universidade de Oxford e com financiamento do Fundo Newton do Conselho Britânico, o evento Seminário Internacional sobre Violência do Estado faz parte do projeto Violência do Estado no Brasil: um estudo dos Crimes De Maio de 2006 na perspectiva da Antropologia Forense e da Justiça de Transição, que conta com diversas linhas de ação, desde a pesquisa de campo para a busca da verdade sobre parte dos crimes de maio de 2006 até a pesquisa sobre a Justiça de Transição e a continuidade autoritária.

O evento, que será realizado de 27 a 29/03 no Campus São Paulo da Unifesp, tem como objetivo trazer pesquisadores, militantes, membros ou ex-membros do Estado ou governo em áreas correlatas, reconhecidos no campo da Justiça de Transição, no debate sobre a violência de Estado e na área da Antropologia Forense e Direitos Humanos.

As inscrições acontecem até dia 26/03 nesse link.

Período de inscrições de 5/02 a 26/03

Mesas redondas

Segunda-feira, dia 27/03

Justiça de transição na América Latina