Criado Comitê de Gestão e Eficiência Energética da Unifesp (CG2E)

Eficiência energética

Em 2023 foi criado um Grupo de Trabalho para revisar e propor normativo interno sobre o tema Eficiência e Conservação Energética no âmbito da Unifesp. Como resultado foi criado o Comitê de Gestão e Eficiência Energética (CG2E) por meio da Portaria Proadm nº 5.455/2023. 

De acordo com o Art. 1º da Portaria O CG2E tem os objetivos de diagnosticar, implementar, acompanhar, avaliar e propor o aperfeiçoamento de medidas efetivas de conservação de energia visando a economia de recursos ambientais e orçamentários. Além disso, controlar e publicizar informações relevantes sobre ações realizadas, em conformidade com requisitos técnicos e boas práticas sustentáveis presentes em Instruções Normativas, Normas e o Plano de Logística Sustentável (PLS) da Unifesp vigentes e relacionados à gestão de energia nas edificações públicas federais. Confira a Portaria aqui.

 

>>> Histórico

Em 2018 foi criado o Grupo de Trabalho Técnico para revisar anualmente a demanda x consumo de energia elétrica, e propor melhorias para redução do consumo, sendo composto por técnicos(as) em elétrica, servidores(as) da gestão ambiental, infraestrutura, contratos e patrimônio de todos os campi e Reitoria. O GT realizou reuniões em que foram discutidos os consumos e demandas dos campi, com o objetivo de padronizar a análise para verificar a necessidade de adequação das demandas contratadas. Além disso, houve o compartilhamento de boas práticas relacionadas à cabines primárias, tipos de lâmpadas usadas e outras necessidades e adequações que se faziam necessárias na época. No início de 2020 os integrantes seriam atualizados com participação de servidores(as) das áreas: ambiental, infraestrutura e contratos dos campi, além da área de investimento e engenheiro eletricista da Pró-Reitoria de Planejamento e Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA). Porém, com a deflagração da pandemia o GT foi descontinuado.

Em 2019 a chefe da Divisão de Gestão Ambiental do Campus Baixada Santista da época, organizou uma visita ao Campus Santo André da Universidade Federal do ABC, motivada pelo êxito desta instituição no Chamamento Público feito pela Eletropaulo (atual Enel) em 2016. Os(as) docentes e técnicos(as) responsáveis pelo projeto apresentaram e explicaram as etapas realizadas, além de mostrar os equipamentos que estavam sendo recebidos na fase de pré-instalação.

Considerando o cenário de crise hídrica e energética que atingiu o Brasil em 2021 e seguindo o que foi determinado no Decreto nº 10.779, em setembro do mesmo ano foi instituída a Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE-UNIFESP) com objetivo de estabelecer medidas para a redução do consumo de energia elétrica no âmbito da universidade.

 Nesse sentido, foram criados:

  • 1 GT responsável pela elaboração e implantação de ações e campanhas visando reduzir o consumo de energia. As campanhas foram divulgadas entre dezembro de 2021 e abril de 2022 nas mídias sociais da Unifesp e do DGA-Reitoria. As imagens também foram veiculadas em setembro de 2022 e 2023 na campanha institucional anual de conscientização do uso racional de energia elétrica. Adicionalmente foi criado o Painel de Acompanhamento do Consumo Institucional de Energia Elétrica de acordo com o disposto do Decreto nº 10.779, que estabeleceu em seu Art. 4º “Os órgãos e as entidades deverão buscar reduzir o consumo de energia elétrica nos meses de setembro de 2021 até abril de 2022 em percentual de dez a vinte por cento em relação à média do consumo do mesmo mês nos anos de 2018 e 2019.” Acesse o painel.

  • 2 Grupos de Trabalho responsáveis pela análise de editais e elaboração de propostas para participação em Chamadas Públicas (ENEL e Procel). Os GTs estudaram os respectivos editais publicados em 2021 e deram continuidade à verificação da viabilidade de submissão das mesmas.

Em agosto de 2022 a Unifesp realizou Chamamento Público (link) para credenciamento de empresa de engenharia especializada em serviços de conservação de energia (ESCO) para elaborar e apresentar Projeto de Eficiência Energética à ENEL (Chamada Pública 001/2022), com propostas de ações voltadas a novas tecnologias que contribuam na redução do consumo de energia elétrica da Reitoria e dos campi atendidos por esta concessionária, a saber: Diadema, Osasco, São Paulo e Zona Leste.

Foi firmado Termo de Compromisso com a empresa DEODE Inovação e Eficiência em Energia Ltda. (SEI 23089.020498/2021-32), que está sendo assessorada por servidores(as) dos respectivos campi. A empresa realizou visitas à Unidade José de Filippi do Campus Diadema e a prédios do Campus São Paulo e elaborou Diagnóstico Energético que foi enviado à ENEL juntamente com a documentação requerida.

O resultado do Chamamento Público foi divulgado em março de 2023 seguindo cronograma estabelecido pela concessionária. Acessar o resultado aqui.

O valor total do projeto é de R$ 1.818.176,75. O detalhamento das adequações que serão feitas está descrito no Diagnóstico Energético, vide Processo SEI 23089.020498/2021-32 (Doc: 1399697).

Os seguintes endereços foram contemplados no Diagnóstico:

•   Rua 3 de Maio, nº 100 - Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular (INFAR) - Campus São Paulo

•   Rua Loefgren, nº 1974 - Escola Paulistinha - Campus São Paulo

•   Rua Botucatu, nº 852 - Edifício de Ciências Biomédicas (ECB) - Campus São Paulo

•   Rua Pedro de Toledo, nº 669 - Edifício de Pesquisas Horácio Kneese de Melo - Campus São Paulo

•   Rua Doutor Diogo de Faria, nº 824 - Hemocentro HSP Unifesp - Campus São Paulo

•   Rua Pedro de Toledo, nº 781 - Anfiteatro Marcos Lindenberg - Campus São Paulo

•   Rua Manoel Motta, nº 340 - Unidade José de Filippi - Campus Diadema

A elaboração de Diagnóstico da Reitoria e dos demais campi e unidades que não foram contemplados, poderá ser feita durante a vigência do Termo de Compromisso (36 meses). Há de se considerar os pré-requisitos existentes no Edital da Chamada Pública da concessionária que validam a possibilidade de participação das unidades consumidoras.

 

 

Desde 2014 encontra-se implantado o Plano de Logística Sustentável (PLS-UNIFESP) que contempla diversas ações e metas que vislumbram a redução do consumo de energia, cujos resultados podem ser observados no Gráfico desta página. Na página é possível utilizar filtros selecionando o campus, o ano e o mês que deseja analisar.