NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

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Campus Guarulhos da Unifesp realiza treinamento de Eficiência Energética

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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2024 - PARTICIPE

questionário

 

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Deliberações da Congregação de Novembro/2024

Para acessar o arquivo, clique aqui.

Resultado final da votação das eleições discentes do Conselho e Comissão do Departamento Ciências Sociais 2024 - 2

Apuração


Representantes Discentes no Conselho do Departamento

Luana de Almeida Santana 18 votos

Vicky Mercadante Braga 03 votos (suplente)

 

Representantes Discentes na Comissão de Curso de Ciências Sociais

Mariana Matos da Silva Souza - 21 votos
Carlos Alberto da Silva - 03 votos ( suplente)

URL da Eleição: Clique aqui

 

Resultado Edital n. 01/2024 - Processo Seletivo – Remoção Interna Campus Guarulhos – EFLCH

Inscritos Departamento Administrativo: Divisão de Gestão com Pessoas

Servidora Sheila Marques Feitosa APTA

ELEIÇOES DISCENTES NO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

As eleições  serão de 22/10  a  25/10 -  A apuração será feita em 28/10.

Clique aqui

 

PUBLICAÇÃO FINAL DOS INSCRITOS PARA ELEIÇÕES DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIENCIAS SOCIAS

Carlos Alberto da Silva

Luana de Almeida Santana

Mariana Matos da Silva Souza

Vicky Mercadante Braga

Republicação de Edital n. 01/2024 - Remoção Interna Campus Guarulhos - EFLCH

Clique aqui para visualizar o edital.

Edital para Escolha de Grau Pós-ABI

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REVISTAS

Revista Almanack

Revista de fontes

Revista Heródoto

Revista Hydra

Revista Limiar

Revista Olh@res

Revista Pensata

Cadernos Nietzche

Guias de fontes de informação

Fontes de informação são recursos, em diversos suportes, que atendam às necessidades de informação dos usuários. (SBU, on-line). Elas são geralmente classificadas como fontes primárias, secundárias e terciárias, dependendo da sua originalidade e sua proximidade com a fonte de origem. (OLIVEIRA, 2013)

Exemplos de fontes primárias:

• Anais de Congressos, conferências e simpósios
• Legislação
• Nomes e marcas comerciais
• Normas técnicas
• Patentes
• Periódicos
• Projetos de Pesquisa em andamento
• Relatórios técnicos
• Teses e dissertações (também podem ser secundários)
• Traduções
• Artigos periódicos científicos reportando resultados de pesquisa experimental
• Conjuntos de dados, como estatísticas do censo
• Trabalhos de literatura (poemas e ficções)
• Diários
• Autobiografias
• Cartas e correspondências
• Discursos
• Artigos de jornal (também podem ser secundários)
• Documentos governamentais
• Fotografias e trabalhos de arte
• Documentos originais (como certificado de nascimento)
• Comunicações via Internet (e-mail, listas de discussões)

Exemplos de fontes secundárias:
• Bases de dados e bancos de dados
• Bibliografias e índices (também podem ser terciárias)
• Biografias
• Catálogos de bibliotecas
• Centros de pesquisa e laboratórios • Dicionários e enciclopédias (também podem ser terciárias)
• Dissertações ou teses (geralmente primárias)
• Dicionários bilíngües e multilingües
• Feiras e exposições
• Filmes e vídeos
• Fontes históricas
• Livros
• Manuais
• Museus, arquivos e coleções científicas
• Siglas e abreviaturas
• Tabelas, Unidades de medidas e estatísticas
• Comentários
• Publicações secundárias as bibliografias
• Publicações ou periódicos de indexação e resumos
• Artigos de revisão

Exemplos de fontes terciárias:
• Bibliografias (também podem ser secundárias)
• Serviços de indexação e resumos
• Catálogos coletivos
• Guias de Literatura
• Bibliografias de bibliografias
• Bibliotecas e Centros de Informação


Publicações sobre Fontes de Informação:

guia pratico fontes

Guia Prático de Fontes de Informações para Pesquisa


REFERÊNCIAS:

SBU. Fontes de Informação. Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/sbu/fontes-de-informacao/. Acesso em: 01 set. 2022.

OLIVEIRA, André de Jesus. Fontes de Informação. 2013. Disponível em: http://magisterandre.blogspot.com/2013/02/fontes-primarias-secundarias-e.html. Acesso em: 01 set. 2022.

REGRAS DE CONSULTA - ACERVO CPP

COMO CONSULTAR?

- A consulta ao Acervo CPP será realizada presencialmente, mediante agendamento prévio por e-mail (indicar no assunto do e-mail: CONSULTA AO ACERVO CPP). 

- Além do envio do e-mail, a pesquisadora/o pesquisador deverá preencher o formulário de solicitação de consulta ao Acervo CPP, juntamente com o termo de autorização de reprodução da documentação (presente no formulário de solicitação de consulta ao Acervo CPP). No preenchimento do formulário, a/o pesquisadora/pesquisador deverá indicar os materiais necessários para consulta, para separação prévia.

QUAL O HORÁRIO DE CONSULTA?

- Horário de atendimento aos pesquisadores: 2ª e 6ª feira, das 14h às 19h.

COMO BUSCO OS MATERIAIS DO ACERVO CPP?

- Os materiais reunidos nesta coleção estão disponíveis no catálogo on-line da rede de Bibliotecas da UNIFESP pelo endereço: www.biblioteca.unifesp.br. No catálogo, é possível utilizar filtros de pesquisa para refinar os resultados aos materiais do Acervo CPP. Para tanto, veja como configurar os filtros de pesquisa, de acordo com as imagens abaixo:

cpp1

 

cpp2 

- A pesquisadora/o pesquisador deverá guardar seus pertences nos guarda-volumes disponíveis na Biblioteca. 

 - Não deverá portar no momento da consulta ao acervo CPP:

  • pastas;

  • cases e capas de equipamentos eletrônicos;

  • envelopes;

  • bebidas e/ou alimentos;

  • malas;

  • sacolas;

  • embrulhos;

  • guarda-chuva;

  • casacos;

 - Para a realização da pesquisa, a usuária/o usuário poderá trazer lápis ou lapiseira, borracha, cadernos ou folhas de papel, notebook, carregadores e celular.

 - A equipe da Biblioteca fará uma avaliação prévia dos materiais solicitados para pesquisa, restringindo ou não a sua consulta, conforme o estado geral de conservação dos materiais e as disposições previstas na  legislação de direitos autorais vigente.

 - Durante a pesquisa, serão entregues à pesquisadora/ao pesquisador até 10 materiais por vez, de acordo com a quantidade de materiais solicitados para a consulta (salvo situações específicas justificadas).

 - É obrigatória a utilização de máscara durante a permanência na Biblioteca. Luvas serão fornecidas pela equipe da Biblioteca para a realização da consulta.

 - Cuidado ao manusear as obras: não apoie os braços sobre os materiais, não coloque outros livros e materiais sobre os documentos pesquisados, não rasure, não faça marcações, não insira folhas ou indicadores adesivos (post-its).

 - Documentos de grande formato, com estado de conservação fragilizado ou com páginas que não foram separadas deverão ser manipulados por uma servidora/um servidor da Biblioteca.

QUAIS SÃO AS NORMAS PARA REPRODUÇÃO E USO DE IMAGENS DOS MATERIAIS CONSULTADOS? 

  • É proibido o empréstimo da documentação para fins de reprodução. 

  • Para fins de reprodução, a pesquisadora/o pesquisador poderá trazer sua câmera fotográfica no registro das pesquisas. A reprodução será avaliada pela equipe de bibliotecários, pautada pelo estado geral de conservação dos materiais e a observância às restrições impostas pela legislação de direitos autorais.

  • É permitida a utilização das imagens unicamente para fins da pesquisa, de modo que a pesquisadora/o pesquisador deverá mencionar nos trabalhos publicados os créditos à UNIFESP da seguinte forma: Acervo do Centro do Professorado Paulista  – Biblioteca Otávio Rangel de Souza (EFLCH/UNIFESP), na qualidade de entidade custodiadora da documentação. Para outros fins – comerciais ou outros que destoam do caráter de investigação acadêmica – deverão ser submetidos à equipe de bibliotecários responsáveis que com base nos dispositivos legais vigentes farão a avaliação. 

ATENÇÃO: A reprodução de obras em domínio público serão autorizadas. Por sua vez, a reprodução de obras que ainda estejam protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) deverão ser autorizadas pelos detentores dos direitos (autores/titulares), ficando a pesquisadora/o pesquisador incubida/o de obter as autorizações necessárias, não cabendo assim qualquer responsabilidade à Biblioteca.

Desinformação

O fenômeno:

desinformacao

 Fonte: Dicio

[Descrição do cartaz] Desinformação: Ação ou efeito de desinformar. Informação inverídica ou errada que é divulgada com o objetivo de induzir em erro. [Fim da descrição]

 

O contexto:

pos verdade

 Fonte: Dicio

[Descrição do cartaz] Pós-verdade: Conjunto de fatos ou informações que, sem fundamento e propagados de maneira repetitiva, são tidos como verdadeiros. Contexto em que se desvaloriza a verdade objetiva, comprovada pelos fatos, aceitando qualquer discurso como correto. [Fim da descrição]

 

Como identificar notícias falsas:

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Fonte: IFLA 

[Descrição do cartaz] Como identificar notícias falsas. CONSIDERE A FONTE. Clique fora da história para investigar o site, sua missão e contato. LEIA MAIS Títulos chamam a atenção para obter cliques. Qual é a história completa? VERIFIQUE O AUTOR. Faça uma breve pesquisa sobre o autor. Ele é confiável? Ele existe mesmo? FONTES DE APOIO? Clique nos links. Verifique se a informação oferece apoio à história. VERIFIQUE A DATA. Repostar notícias antigas não significa que sejam relevantes atualmente. ISSO É UMA PIADA? Caso seja muito estranho, pode ser uma sátira. Pesquise sobre o site e o autor. É PRECONCEITO? Avalie se seus valores próprios e crenças podem afetar seu julgamento. CONSULTE ESPECIALISTAS. Pergunte a um bibliotecário ou consulte um site de verificação gratuito. Tradução: Denise Cunha. [Fim da descrição]

 

Guia para avaliar Fontes de Informação:

PT Guia para avaliar fontes de informacao TURNITIN page 0001

 

Fonte: Turnitin

[Descrição do cartaz] Guia para avaliar fontes de informação. Origem: De onde é esta fonte de informação? Para fontes digitais: Qual é o domínio? .com, .co, .org, .gov, .net? Para fontes impressas: Quem publicou? Foi uma editora, universidade, ou outra fonte reconhecida? A fonte é primária ou secundária? Autor: Quem é o autor da fonte de informação? Quão qualificado é o autor para escrever sobre este tema? O autor é patrocinado por uma organização? Objetivo: Qual é o objetivo desta fonte de informação? Qual é o público-alvo? Por que este conteúdo foi redigido? Para informar? Para opinar? Para entretenimento? Para persuadir? Para vender algo? Perspectiva: Com que intenção este conteúdo foi escrito? Qual é o ponto de vista do autor? Qual é o tom da redação? O texto é tendencioso ou imparcial? Parece haver alguma intenção por trás?Qualidade acadêmica: Qual é o rigor acadêmico da fonte de informação? O conteúdo está apoiado por evidências? Existem referências a outros trabalhos? O autor cita fontes bibliográficas confiáveis? A informação foi revisada por pares? Relevância: Quão relevante é a fonte de informação? Quando o conteúdo foi publicado? Quão atual é a fonte de informação e/ou quando foi atualizada pela última vez? A fonte atende às necessidades da sua tarefa? A tarefa requer uma visão geral ou algo específico? A tarefa requer fontes primárias? — 2021 Tumitin, LLC. Todos os direitos reservados. [Fim da descrição]

 

Melhores dicas para navegar na infodemia:

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Fonte: OMS

[Descrição do cartaz] Melhores dicas para navegar na infodemia. 1. Avalie a fonte. Quem compartilhou a informação com você e de onde ela foi obtida? Mesmo que sejam amigos ou família, você ainda precisa examinar sua fonte. 2. Vá além das manchetes. As manchetes podem ser  intencionalmente sensacionalistas ou provocativas 3. Identifique o auto. Pesquise o nome dos autores online para ver se eles são reais ou confiáveis. 4. Verifique a data. É atualizada e relevante para os eventos atuais? Uma manchete, imagem ou estatística foi usada fora de contexto?  5. Examine as evidências de suporte. Histórias confiáveis confirmam suas  reivindicações com fatos  6. Verifique seus vieses.  Avalie se seus próprios vieses podem estar afetando seu julgamento  naquilo que é ou não é confiável 7. Use verificadores de fatos. Consulte organizações confiáveis de verificação de fatos, como a International Fact-Checking Network e os meios de comunicação globais focados em desmascarar a desinformação. [Fim da descrição]

 

Guia de como identificar notícias falsas:

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Fonte: BBC

[Descrição do cartaz] Guia de como identificar notícias falsas (antes de mandar para o grupo de família ). Leia a notícia inteira, não apenas o título. Investigue a fonte. Se for uma corrente sem autoria, desconfie e, de preferência, não compartilhe. Se houver nome de autor ou veículo, pesquise em um buscador como o Google ou Bing.Digite o título em um buscador. Se for verdadeira, é provável que outros veículos de imprensa estejam reproduzindo. Se for falsa, pode ser que veículos de checagem já tenham identificado o boato. Pesquise também os fatos e números citados. Verifique o contexto, como a data de publicação. Divulgar uma notícia bem antiga também é um tipo de desinformação. Pergunte para quem te mandou a notícia de quem recebeu e se conseguiu verificar a informação. Investigue a imagem em um buscador. Se recebeu uma foto, salve-a em seu computador e carregue em https://images.google.com ou em outro buscador. Verificar em que outros sites ela foi publicada pode dar pistas de sua veracidade. Desconfie de áudios. Tente resumir o áudio e buscar por suas palavras-chave no Google. [Fim da descrição]

 

Para saber mais:

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