NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

Inscrições PIBID Ciências Sociais

anexo 3 PIBID

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Campus Guarulhos da Unifesp realiza treinamento de Eficiência Energética

marcos

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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2024 - PARTICIPE

questionário

 

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Deliberações da Congregação de Novembro/2024

Para acessar o arquivo, clique aqui.

Resultado final da votação das eleições discentes do Conselho e Comissão do Departamento Ciências Sociais 2024 - 2

Apuração


Representantes Discentes no Conselho do Departamento

Luana de Almeida Santana 18 votos

Vicky Mercadante Braga 03 votos (suplente)

 

Representantes Discentes na Comissão de Curso de Ciências Sociais

Mariana Matos da Silva Souza - 21 votos
Carlos Alberto da Silva - 03 votos ( suplente)

URL da Eleição: Clique aqui

 

Resultado Edital n. 01/2024 - Processo Seletivo – Remoção Interna Campus Guarulhos – EFLCH

Inscritos Departamento Administrativo: Divisão de Gestão com Pessoas

Servidora Sheila Marques Feitosa APTA

ELEIÇOES DISCENTES NO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

As eleições  serão de 22/10  a  25/10 -  A apuração será feita em 28/10.

Clique aqui

 

PUBLICAÇÃO FINAL DOS INSCRITOS PARA ELEIÇÕES DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIENCIAS SOCIAS

Carlos Alberto da Silva

Luana de Almeida Santana

Mariana Matos da Silva Souza

Vicky Mercadante Braga

Republicação de Edital n. 01/2024 - Remoção Interna Campus Guarulhos - EFLCH

Clique aqui para visualizar o edital.

Edital para Escolha de Grau Pós-ABI

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REVISTAS

Revista Almanack

Revista de fontes

Revista Heródoto

Revista Hydra

Revista Limiar

Revista Olh@res

Revista Pensata

Cadernos Nietzche

Preprints

[Clique para assistir no YouTube]

O que são preprints?

Scielo Preprints

SSRN's Preprints eLibrary

Atualmente, o Europe PMC compila, em uma só plataforma, metadados/resumos de dezenas de servidores de preprints. Entre eles:

  • BioHackrXiv: Preprints nas áreas de Artes e Humanidades; Educação; Direito; Arquitetura; Ciências Sociais, entre outras. 
  • Emerald Open Research: Uma das coleções, “Quality Education”, recebe artigos de pesquisa originais, estudos de caso, notas de pesquisa, notas de dados, métodos, ferramentas de software, protocolos de estudo e correspondência que abordam diferentes áreas de educação e aprendizagem. 
  • F1000Research’s: Publica artigos e outros resultados de pesquisa que relatam pesquisas científicas básicas, acadêmicas, translacionais e clínicas nas ciências físicas e da vida, engenharia, medicina, ciências sociais e humanidades. 
  • Open Research Europe: Publica artigos financiados pela Horizon Europe Funding, nas áreas de Ciências Sociais e Humanidades, entre outras. 
  • PrePrints.Org: Plataforma multidisciplinar. Há pré-prints nas áreas de Artes e Humanidades e Ciências Sociais, entre outras. 
  • Research Square: Plataforma multidisciplinar de pré-prints. A plataforma permite que os pesquisadores compartilhem seus trabalhos antecipadamente, obtenham feedback e melhorem um artigo antes de enviá-lo a um periódico.
  • ScieLo Preprints: A Coleção SciELO Preprints é parte integrante do SciELO, programa de cooperação internacional que visa o desenvolvimento da comunicação científica de acesso aberto abrangendo todas as áreas do conhecimento. 
  • SSRN: É um repositório e uma revista internacional dedicada à rápida disseminação de pesquisas acadêmicas nas ciências sociais e humanas, entre outras. 

 

·         F1000Research’s: Publica artigos e outros resultados de pesquisa que relatam pesquisas científicas básicas, acadêmicas, translacionais e clínicas nas ciências físicas e da vida, engenharia, medicina, ciências sociais e humanidades. https://f1000research.com/

Normalização de Trabalhos Acadêmicos

As normas bibliográficas servem para padronizar e facilitar a comunicação da informação científica. Garantem a veracidade e segurança das informações e a proteção aos direitos autorais, como as normas para citações e referências.

No caso de artigos científicos, é importante ler as instruções aos autores de cada revista, para adequar a linguagem e a formatação.

Demais trabalhos acadêmicos geralmente seguem a Norma ABNT NBR 14724 – Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. A NBR 14724 aponta os princípios mais gerais e, a partir dela, pesquisa-se em outras normas ABNT para questões mais específicas relacionadas à elaboração de trabalhos acadêmicos.

Algumas dicas gerais de normalização de trabalhos acadêmicos:

  • Fonte de cor preta. Outras cores somente nas ilustrações.
  • Papel branco, em formato A4.
  • De forma geral, o trabalho acadêmico está dividido em parte interna e parte externa (capa e lombada). Na parte interna, há elementos pré-textuais, textuais e os pós-textuais. Alguns são obrigatórios e outros são opcionais.
  • Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório); Folha de rosto (obrigatório); Folha de aprovação (obrigatório); Dedicatória (opcional); Agradecimentos (opcional); Resumo na língua vernácula (obrigatório); Resumo em língua estrangeira (obrigatório); Lista de ilustrações (opcional); Lista de tabelas (opcional); Sumário (obrigatório)
  • Elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão.
  • Elementos pós-textuais: Referências (obrigatório); Glossário (opcional), Apêndice (opcional), Anexo (opcional), índice (opcional).
  • Elementos pré-textuais são contados mas não recebem número de página.
  • Elementos pré-textuais devem iniciar no anverso (parte da frente) da folha. Com exceção da ficha catalográfica, que vem no anverso da folha de rosto.
  • Recomenda-se que elementos textuais sejam digitados no anverso e verso das folhas.
  • Elementos pré-textuais são contados mas não paginados. A paginação começa a partir da Introdução
  • As margens devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm
  • Recomenda-se fonte tamanho 12. Exceto para: citação direta com mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica, legendas, fontes das ilustrações e tabelas, que devem ser tamanho menor (geralmente tamanho 10). Por serem mais legíveis, convencionou-se usar fonte arial ou times.
  • Espaçamento de 1,5 entre linhas. Exceto para os elementos em tamanho de fonte menor, que também receberão espaçamento menor, simples.
  • As referências, ao final do trabalho, são separadas por espaço simples
  • Na folha de rosto e folha de aprovação, o tipo de trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração devem ser alinhados do meio da página para a margem direita (com recuo)
  • As notas de rodapé devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples e por filete (traço) de 5 cm, a partir da margem esquerda, sem espaço entre elas e com fonte menor (geralmente fonte tamanho 10)
  • Os elementos pré-textuais e os elementos pós-textuais são títulos sem indicativo numérico. Eles devem ser centralizados.
  • Títulos que recebem indicativo numérico se alinham à esquerda.
  • Indicativo de seção: o número que vai nos títulos de capítulos, subcapítulos, etc. deve estar em algarismos arábicos, alinhado à esquerda e separado do título apenas por espaço (sem tracinhos).
  • Os títulos de seções primárias (capítulos primários) devem começar na folha da frente (anverso), não importa se ainda há espaço sobrando. Devem vir separados do texto por espaço de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os sucede e que o precede por um espaço entre as linhas de 1,5.
  • Todo o texto do trabalho precisa estar justificado. Só as referências são alinhadas à esquerda.

 elementros pre textuais

Fonte: Monografia sem mistério

 Para saber mais:

Webinar: Conhecendo as normas da ABNT (NBR 14724/2011)

Para mais orientações, acesse o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Dúvidas ou dificuldades, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Como aumentar o impacto de suas pesquisas

Padronize seu nome profissional

Escolha e use um nome padrão. Mantenha as variantes do nome linkadas ao nome padrão, porém não as utilize. Isso garantirá visibilidade e o devido monitoramento de citações de suas pesquisas. É possível padronizar seu nome e variantes por meio de ferramentas como ORCID, ResearcherID, Scopus ID e Currículo Lattes


Insira o nome institucional correto

A padronização do nome institucional garante a visibilidade às atividades científicas, elevando a universidade em rankings nacionais e internacionais. Inclua o nome “Universidade Federal de São Paulo”, seguido ou não da abreviatura UNIFESP, em todas as suas publicações e atividades de pesquisa.

Exemplo:
Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Ciências Sociais. Guarulhos – SP, Brasil

Ou com a abreviatura:
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Departamento de Ciências Sociais. Guarulhos – SP, Brasil


 Crie e atualize periodicamente seus perfis acadêmicos

Currículo Lattes, ORCiD, ResearcherID, Scopus ID, Google Acadêmico. É importante criar e atualizar cada um dos seus perfis acadêmicos. O Currículo Lattes é obrigatório em inúmeros processos seletivos. O ORCID, além de distinguir pesquisadores homônimos, promove ligações entre o pesquisador, suas atividades profissionais e suas publicações, atualizando automaticamente o perfil cada vez que um novo trabalho é publicado. Estes identificadores acadêmicos contribuem para a visibilidade de pesquisas acadêmicas.


 Conecte-se a outros pesquisadores

Researcher ID, Academia.Edu são algumas das mais conhecidas redes sociais acadêmicas. Entre outras possibilidades, permitem a criação de redes de contato com outros pesquisadores e pesquisadoras do seu campo de estudos. O Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq pode ajudar a encontrar grupos de pesquisadores interessados pelos mesmos temas.


Compartilhe seus trabalhos em redes sociais

Twitter, Facebook, Figshare, Slideshare são algumas opções


Busque parcerias estrangeiras

A internacionalização aumenta o impacto de pesquisas. O ORCiD, por exemplo, possibilita identificar potenciais parcerias por meio de pesquisa por palavra-chave. É possível encontrar parcerias, também, através de redes sociais acadêmicas, como Researchgate e Academia.Edu


Solicite financiamento para suas pesquisas

Busque apoio de Agências de Fomento. O impacto e o reconhecimento de suas pesquisas serão muito maiores, além da visibilidade nacional e internacional. Conheça as perguntas mais frequentes quanto aos tipos de financiamento de pesquisa oferecidos no âmbito da UNIFESP


Invista na qualidade de seus textos

Atente-se à escrita científica, estrutura do texto, coerência e coesão textual. Revisões e traduções profissionais podem ser necessárias. Utilize o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos para auxílio no processo de normalização bibliográfica.


Submeta artigos às revistas mais adequadas

Considere critérios mínimos de qualidade, além da adequação à área do conhecimento, ao público-alvo e o tipo de acesso (aberto ou restrito), lembrando que algumas políticas de acesso poderão restringir a visibilidade ao seu trabalho


Disponibilize seus trabalhos em acesso aberto

Consulte opções de acesso aberto de revistas. Conheça o DOAJ – Diretório de Revistas em Acesso Use o Repositório Institucional UNIFESP para depositar as versões pré-print de seus trabalhos


Em caso de dúvidas ou dificuldades em qualquer um dos tópicos, entre em contato com a Biblioteca EFLCH pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


REFERÊNCIAS

 

ANGELON, E; COLEPICOLO, E. Importância da padronização dos nomes de autores nos periódicos para maior visibilidade, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufscar.br/noticias/importancia-da-padronizacao-dos-nomes-de-autores-nos-periodicos-para-maior-visibilidade. Acesso em: 03 dez. 2020.

COMO aumentar o impacto de suas pesquisas. . Disponível em: https://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/escrita-publicacao-cientifica/aumentar-impacto-pesquisa/. Acesso em: 03 dez. 2020.

Escrita Acadêmica

Estrutura do texto científico, coerência, coesão, normalização, revisão...

Confira algumas dicas para a escrita do seu artigo científico:
  • Leia as instruções antes da submissão dos artigos. É importante para adequar a linguagem, a formatação, de acordo com as instruções da revista.
  • Evite problemas de língua, clichês, linguagem imprecisa, como “em minha experiência” “em vários casos” “é conhecido que” “há tempos sabe-se que” – algumas informações são irrelevantes, dispensáveis.
  • Principais dificuldades: erros gramaticais e ortográficos; sentenças muito longas e parágrafos curtos, com uma única sentença; número excessivo de palavras desnecessárias (apagar faz diferença? Se não faz, tire a palavra); uso excessivo de clichês, que não trazem nada de novo; problemas com coesão de texto; uso de conjunções e alguns advérbios; mistura de fatos com argumentos; falta de texto coerente.
  • Redação científica: recomenda-se uso da voz ativa e voz passiva. Voz ativa é essencial quando vai se dar opinião ou apontar contraste com o que existe na literatura, para não dar ambiguidade. A escrita em primeira pessoa é aceita na maioria das revistas, sendo a primeira pessoa do plural a mais comum.
  • Anatomia do artigo: título, resumo, introdução, resultados e discussão, conclusão e referências, podendo mudar de acordo com a área do conhecimento.
  • Conte uma história: todo artigo científico conta uma. Resumo e título devem refletir essa história que foi contada. Conte a história não do ponto de vista de cronologia, mas de ordem lógica, partindo do que é mais relevante.
  • O resumo deve ser informativo, trazer toda informação relevante do artigo. Os principais componentes são: contextualização, gap da área, propósito, metodologia, principais resultados e conclusões.
  • O título deve ser definido a partir da sentença que define qual a contribuição do seu trabalho. Ele deve ser forte. Não muito longo para o leitor não se perder, nem curto demais a ponto de se tornar genérico. Evite adjetivos e advérbios injustificáveis. Prepare vários títulos que expressam a contribuição do artigo, verifique o escopo da revista e adeque o título – ele deve ser conciso. Discuta o título com outros colegas e veja se entenderam qual a contribuição do trabalho.
  • Introdução vai do geral para o específico. Ela dá um contexto, sumariza o que foi encontrado e aponta o propósito do seu trabalho. Componentes da introdução: contextualização, revisão da literatura, gap (problemas em aberto), propósito da pesquisa, metodologia, resultados, relevância do estudo e estrutura do artigo. Nem todos os artigos terão todos esses componentes na introdução.
  • Revisão de literatura devem trazer os trabalhos mais atuais e também mencionar os trabalhos seminais da área. Informa ao leitor o que já existia e no quê seu trabalho difere do que já existia antes.
  • A metodologia é obrigatória. Tem que deixar claro como os resultados foram obtidos.
  • Resultados e discussão. Principais resultados podem vir com tabelas, figuras, texto – Deve ficar claro para o leitor o que é resultado observado e o que é interpretação da literatura. Deve-se incluir em resultados e discussão: informação de contextualização (que vem da literatura), descrever os resultados (esperados e não esperados), fazer sempre referência à literatura que veio antes (conhecimento da literatura da área é essencial para o artigo científico), dedução e hipóteses (se os dados apresentados são consistentes com o que foi proposto).
  • A conclusão Vai do específico para o geral. A conclusão retoma os resultados que obteve com o trabalho, traz suas interpretações sobre eles e qual a contribuição para o campo (perspectivas para o futuro, implicações para o campo).
  • Revise. Você terminou, outros já leram, agora é hora de revisar. Deixe de olhar por um ou dois dias e depois confira item por item: formatação, gramática, argumentação, figuras. Isso garante qualidade. O controle de qualidade é essencial para o trabalho científico. Se necessário, busque ajuda profissional.

Dica extra: Para traduções confiáveis, conheça o tradutor Deepl - Deepl translate.

Para saber mais:

Artigo A técnica da escrita científica. Autor: Osvaldo N. Oliveira Jr

Artigo Os meandros da escrita académica. Alguns recados aos estudantes universitários. Autora: Maria da Graça Lisboa Castro Pinto

Aulas: Práticas de Leitura e Escrita Acadêmica, no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Aulas de escrita acadêmica em inglês: BBC Learning English

Canal no YouTube: Robson Cruz

Curso Produção de Artigos de Alto Impacto. Apresentação: Prof. Dr. Valtencir Zucolotto

Curso ZucoEscrita: curso de escrita científica online - Prof. Dr. Valtencir Zucolotto

Curso Unicamp "7 Lições para a Produção de Textos"

Curso UFPR "Escrita Acadêmica em Língua Inglesa"

Guia eletrônico de comunicação e escrita acadêmica e científica da ACS

Lives do Clube da Escrita - Centro de Tecnologia da UFRJ

Livro Escrita acadêmica: princípios básicos. Autora: Ercília Maria de Moura Garcia Luiz

Livro Princípios e técnicas para elaboração de textos acadêmicos: pensando na pós-graduação. Autoras: Susane Barros, Flávia Rosa e Elizabeth Matos Ribeiro

Livro Bloqueio da Escrita Acadêmica: Caminhos Para Escrever com Conforto e Sentido. Autor: Robson Cruz

Matéria Como se escreve na universidade? Laboratório da USP promove oficinas para contar

Oficina Práticas de produção textual: como se escreve na universidade – A perspectiva do Laboratório de Letramento Acadêmico – USP

Palestra Especificidades da escrita na produção de textos acadêmicos. Palestrante: Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito (DL/UFSCar)

Palestra Plágio e paráfrase: evitando um, fazendo o outro. Palestrante: Professor Renan Moritz V. R. Almeida (autor do livro “Elementos da Escrita Científica para o Pesquisador Iniciante”)

Portal da Escrita Científica - USP São Carlos (cursos, livros, palestras, disciplinas e ferramentas computacionais sobre escrita científica)

Webinar: Como redigir e publicar um artigo científico de alto impacto

 

 

Seleção de Revistas para Publicação

Selecionar uma revista para publicação de trabalhos exige que o pesquisador ou pesquisadora se atente a alguns critérios de qualidade:

  • Registro no ISSN (International Standard Serial Number)
  • Inserção de DOI (Digital Object Identifier) nos artigos
  • Corpo editorial interinstitucional ou internacional
  • Sistema de Revisão por Pares (peer review)
  • Periodicidade regular
  • Pontualidade na publicação
  • Normalização bibliográfica
  • Indexação em Bases de Dados nacionais e internacionais

É importante, ainda, considerar a adequação à área do conhecimento, o tipo de acesso (aberto ou restrito) e critérios de qualidade. Neste sentido, alguns recursos e ferramentas podem auxiliar:

Periódicos CAPES: É possível buscar periódicos pelo título, ISSN, editor ou área do conhecimento.

Qualis Periódicos: Filtra revistas por área de conhecimento e por “nível” de qualidade: A1, A2, A3, A4, B1, B2, etc., onde A1 é o mais elevado

JCR: Da Web of Science, indexa as revistas científicas mais importantes do mundo, por área do conhecimento, com base no Fator de Impacto

DOAJ: Indexa periódicos de alta qualidade, revisados por pares e em acesso aberto

Think-Check-Submit: Auxilia na escolha de revistas científicas confiáveis

Elsevier Journal Finder: Insira o título e resumo de seu artigo e encontre as melhores opções de revistas Elsevier para publicação

Springer Journal Suggester: Insira detalhes do seu artigo para descobrir qual a revista Springer mais adequada para publicação

Onde Publicar: Desenvolvido pelo bibliotecário Antonio Pedro de Melo Maricato, da PUC-SP, a ferramenta Onde Publicar permite identificar periódicos classificados no Qualis, sistema de avaliação de periódicos da CAPES.

LivRe: Portal que permite encontrar periódicos de acesso livre. É possível filtrar por idioma e área do conhecimento, além de selecionar apenas periódicos avaliados por pares (peer-reviwed).