Lançamento do livro "Grandes empresas nacionais pós-reestruturação produtiva: Clock S.A., João Fortes Engenharia, Bompreço (JCPM) e Villlares".

card divulgação ebook

Resultado de projeto que reuniu pesquisadores da Eppen-UNIFESP em torno da questão: o que houve com o capital nacional que havia se expandido e se consolidado no ciclo desenvolvimentista brasileiro?

Panelas Clock, João Fortes Engenharia, Supermercados Bompreço e Villares, atuantes em diferentes setores da economia brasileira, foram consideradas exemplos de empresas bem sucedidas por um conhecido Projeto realizado na FEA-USP entre os anos de 1985 e 1986.  Mal sabiam os personagens (professores e líderes empresariais que participaram do projeto) que aqueles eram os anos da virada para um turbilhão de transformações que mudaria muito a trajetória daquelas companhias. Os pesquisadores deste livro se debruçaram sobre a trajetória das empresas para melhor entender a história econômica do Brasil. Confira. Baixe o ebook: https://repositorio.unifesp.br/11600/68398"

Este livro traz resultados do projeto “Grandes Empresas nacionais de origem familiar pós-reestruturação produtiva (1985-2018)”, desenvolvido por professores da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Eppen-Unifesp). O projeto analisa o desenvolvimento e o destino de grandes empresas ou grupos empresariais de capital nacional – brasileiro – de origem familiar, que se expandiram e alcançaram grandes dimensões no período do chamado “ciclo do desenvolvimentismo brasileiro” (décadas de 1930 a 1980). A intenção é descobrir, por meio da história de empresas, o que aconteceu com o grande capital nacional familiar, após a reestruturação produtiva e a mudança da atuação regulatória do Estado brasileiro, a partir da virada das décadas de 1980 e 1990. Para isso, foram selecionadas empresas que eram consideradas, em meados dos anos 1980, empresas líderes, por estarem entre as maiores empresas brasileiras ou por se destacarem em seus setores de atuação. São elas: Bompreço (sede em Recife - PE, do setor de supermercados); Panelas Clock S.A. Ind. de Alumínio (sede em São Paulo - SP, do setor indústria de utensílios domésticos); João Fortes Engenharia S.A. (sede Rio de Janeiro - RJ, atuante na construção civil – edificações); e Villares (São Paulo - SP, indústria de bens de capital e intermediários).

Serviço:
Autores: Cláudia Alessandra Tessari (Unifesp), Flávio Tayra (Unifesp), Julio Cesar Zorzenon Costa (Unifesp), Murilo Leal Pereira Neto (Unifesp) e Renata Bianconi (Unicamp).
DOI:  10.34024/9786587312774