Campus da Unifesp Osasco em Quitaúna será o mais sustentável do País

Prédio terá uso da iluminação solar, sistema de captação da água da chuva para tratamento e reutilização e teto verde – onde são

fixados algum tipo de vegetação em sua cobertura

Graciela Zabotto
(cotidiano@webdiario.com.br)

Em 14 de março de 2011, as primeiras aulas do campus Osasco da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) começaram em uma sede provisória, em um prédio que pertencia à FAC-Fito (Faculdade de Ciências da Fito), no Jardim das Flores, e que foi cedido pela prefeitura à instituição até que o projeto do campus definitivo fosse concluído. Quatro anos depois, a obra do edifício definitivo deve sair do papel. De acordo com a Unifesp a construção do prédio deve começar em agosto deste ano. A obra está com edital de licitação pronto para ser publicado. Com um investimento estimado de R$ 70 milhões, o edifício terá 24 mil m² de área construída e o prazo de conclusão é de 18 meses.

Além disso, o projeto executivo está licitado e em desenvolvimento. Com um contrato no valor de R$ 1,8 milhão, a empresa de Engenharia MHA tem até o dia 18 de maio para entregar o projeto finalizado. Segundo a Unifesp, com uso da iluminação solar, sistema de captação da água da chuva para tratamento e reutilização e teto verde – onde são fixados algum tipo de vegetação em sua cobertura, com o objetivo de oferecer conforto térmico – o prédio será o mais moderno e sustentável da universidade. Atualmente, essas novas dessas diretrizes estão sendo utilizadas apenas no novo prédio do Instituto de Ciência e Tecnologia do Campus São José dos Campos da Unifesp.

O prédio contará com biblioteca para 150 mil volumes, um auditório para 300 lugares, seis anfiteatros de 80 lugares, 20 salas de aula, laboratórios de ensino, centros de pesquisa, livraria, salas de professores, restaurante universitário e áreas administrativas.

A Unifesp Campus Osasco iniciou suas operações em 2011. Quatro anos depois a universidade formou suas primeiras turmas dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Para este ano, a instituição pretende ampliar o número de cursos, incluindo Direito. Outro projeto é internacionalizar o campus, com a vinda de professores estrangeiros em parcerias para pesquisa e ensino. Também está nos planos expandir a pós-graduação, com a criação do primeiro mestrado acadêmico. Atualmente, o campus Osasco oferece cinco cursos de graduação, Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais, e conta com 1.193 estudantes matriculados.