Laboppi promove roda de conversa com egressos da Unifesp sobre a carreira em Relações Internacionais

Labopi
 Foto: Laboppi
Na segunda-feira, 29 de abril, o Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realizou um evento para promover o diálogo entre ex-alunos do curso de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de São Paulo e estudantes da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios. Foram discutidos os desafios e oportunidades para internacionalistas durante e após a graduação. Os convidados compartilharam suas experiências como estudantes e profissionais.

Por Pamela Ferreira, Graduanda de Relações Internacionais na Unifesp e Integrante do Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi)

Entre os convidados estavam Helena Pontieri, Analista de Informação Regional para as Américas no Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Ivana Wu, Analista de Customer Success na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, e Vinicius de Souza, pesquisador voluntário do NEPEDIMA/UERJ e candidato ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD).

Na primeira parte do evento, as moderadoras Raphaella Akemi Hirasawa e Luiza Goloubkova (ambas integrantes do Laboppi), colocaram três perguntas aos egressos:

1. Quais experiências os convidados tiveram durante a graduação que impactaram sua trajetória profissional?

2. Como os convidados decidiram seguir em suas áreas de atuação profissional e quais passos deram nessa direção?

3. Quais conselhos os convidados gostariam de ter ouvido quando eram alunos de Relações Internacionais e se teriam feito algo de diferente em suas trajetórias?

Helena enfatizou a importância de aproveitar as oportunidades oferecidas pela universidade, como atividades de iniciação científica e projetos de extensão. Esta foi uma percepção compartilhada também por Ivana, que ressaltou a necessidade de participar ativamente da graduação, destacando a importância de debates e discussões em sala de aula. Além disso, Ivana também lembrou que os projetos extracurriculares promovidos pela universidade são cruciais para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, especialmente a boa comunicação. Vinicius, por seu turno, mencionou sobre o diferencial das universidades públicas, que permitem que estudantes interajam com professores, que são referências em suas áreas de pesquisa.

Inspirados pelas duas perguntas finais propostas pelas moderadoras, os convidados discutiram suas escolhas de carreira, como decidiram seguir suas respectivas áreas e os passos que deram em direção ao seu trabalho atual. Além disso, também compartilharam conselhos que gostariam de ter recebido durante a graduação em Relações Internacionais.

Helena, por exemplo, falou da importância da especialização para seu autodesenvolvimento, e como o mestrado realizado no programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas na USP, foi crucial nesse processo. Já Vinícius, que estudou na London School of Economics e na Leiden University, destacou a relevância do mestrado no exterior para sua trajetória acadêmica e pessoal. Ele destacou que os programas contribuíram significativamente para aprimorar sua compreensão metodológica da pesquisa e foram cruciais para que pudesse investigar suas áreas de interesse com maior aprofundamento. Também, a interação com pesquisadores internacionais que compartilhavam dos mesmos interesses científicos proporcionou ricas trocas de experiências. Ivana, por fim, comentou sobre a importância do LinkedIn, que foi a plataforma, por meio da qual foi procurada para uma vaga de trabalho. No geral, todos concordaram sobre a importância dos idiomas estrangeiros para os profissionais de RI.

A segunda parte do evento foi dedicada à troca de experiências e perguntas dos estudantes de diferentes cursos do Campus Osasco. Os principais tópicos de interesse se concentraram em torno da profissão em diferentes setores. Uma das perguntas direcionadas a Vinícius, por exemplo, foi sobre a prova do CACD e sua rotina de estudos. Foi perguntado a Helena sobre a importância das soft skills para o mercado de trabalho.

O engajamento dos estudantes demonstrou a relevância do evento, bem como a importância de encontros e interações entre egressos e graduandos, para expandir os horizontes e perspectivas de carreira. Aproveitar todas as oportunidades, dentro e fora da graduação, como projetos de extensão, entidades da faculdade, estágios diversos, entre outros, foi um ponto destacado ao longo das recomendações trazidas pelos convidados. O evento promovido pelo Laboppi foi importante para enriquecer as perspectivas dos jovens presentes no evento e estimular a reflexão sobre a construção da trajetória profissional em RI.