A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santos promovem nos dias 18 e 19 de novembro um evento sobre prematuridade. O objetivo é abordar questões importantes relacionadas ao cuidado com bebês prematuros, reunindo especialistas, profissionais da área da saúde e estudantes.
Leia mais...O tabagismo continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo, estando diretamente associado a diversas doenças crônicas e mortes evitáveis. Com o objetivo de contribuir para a redução desse grave problema, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, lançou o projeto de extensão "Pare de Fumar: Apoio para uma Vida Sem o Tabaco".
Leia mais...Um novo estudo da Dra. Leandra R. Gonçalves, professora do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explora o papel do Brasil em duas organizações internacionais de gestão pesqueira: a Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT) e a Comissão para a Conservação dos Recursos Marinhos Vivos da Antártida (CCAMLR). O artigo revela como a falta de dados precisos e a instabilidade da governança interna do Brasil impactam suas políticas pesqueiras internacionais, destacando desafios e oportunidades para a sustentabilidade.
Leia mais...O Presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Luciana Santos e outras autoridades e parlamentares visitaram o estande de oceano do MCTI na 21a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) que foi organizado pela Coordenação-Geral de Oceano e Antártica do MCTI em parceria com o Programa Maré de Ciência/UNIFESP.
Leia mais...Informamos que serão realizados os serviços de DEDETIZAÇÃO e DESRATIZAÇÃO nas unidades da Unifesp - Campus Baixada Santista, conforme datas no cronograma abaixo.
Leia mais...É com grande satisfação que convidamos toda a Comunidade da Unifesp, docentes, discentes e taes da Unifesp, a participarem do 2º Encontro do Fórum Permanente de Discussão do Projeto Político Pedagógico (PPP), que será realizado no próximo dia 25 de novembro de 2024, das 14h às 17h, no saguão central do edifício Mariângela Duarte (Rua Silva Jardim, nº 136, Santos).
Leia mais...A Comissão Eleitoral responsável pelas Eleições de Representação Discente (mandato 2025) e vagas remanescentes da Representação Docente e Técnico-administrativo em Educação (mandato 2025) nos Conselhos Centrais e demais Órgãos Colegiados informa que foram suspensas na noite de ontem (11/11/2024) as votações da categoria estudante, em virtude de um erro humano na configuração das urnas.
Leia mais...A pandemia de COVID-19 é provavelmente a maior ameaça à saúde humana desde a gripe espanhola. Causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), já levou a vida de quase 200 mil pessoas, dos mais de 2 milhões de infectados confirmados. Na ausência de vacinas e terapia específicas, o controle depende principalmente do bloqueio da transmissão e do tratamento sintomatológico dos pacientes. Este espaço foi criado para divulgação de notícias de fontes confiáveis sobre a evolução da epidemia, ações de controle empregadas atualmente e estudadas em projetos de pesquisa do Brasil e do mundo.
Links de interesse
Unifesp
Coronavírus no Brasil
FIOCRUZ
Ministério da Saúde
USP
Organização Mundial da Saúde
EBSCO COVID-19 Healthcare Resource Center
DynaMed
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
A origem da COVID-19 descrita pelo Prof. Arthur Gruber em artigo publicado no Jornal da USP.
https://jornal.usp.br/artigos/covid2-o-que-se-sabe-sobre-a-origem-da-doenca/?fbclid=IwAR2ejSMaR-BIu8yypBaMRXTbq6l62z6KtKigOdLKaSdBE-g6zm2wyTnZ8dU
Esta simulação mostra como a transmissão de um vírus ocorre de forma exponencial na população e a importância de se achatar a curva.
https://www.washingtonpost.com/graphics/2020/world/corona-simulator/
É interessante analisar de forma retrospectiva essa notícia do início de março sobre a perspectiva de progressão da COVID-19 nos Estados Unidos. A continuar no ritmo atual de pouco mais de 30 mil casos novos por dia, o número de infectados ficará próximo da previsão mais pessimista. Para efeito de comparação, no final de março, eles tinham um número de infectados confirmados similar ao que temos hoje no Brasil.
https://time.com/5801726/coronavirus-models-forecast/
Estes são os dados oficiais da Organização Mundial da Saúde sobre a epidemia de SARS que ocorreu entre 2002 e 2003. Apesar de uma taxa de mortalidade maior do que a provocada pela COVID-19, a transmissão foi contida e o total de casos e mortes foi relativamente baixo.
https://www.who.int/csr/sars/country/table2004_04_21/en/
Outra epidemia causada por coronavírus foi a MERS, que ocorreu cerca de 10 anos após a SARS. Apesar de uma taxa de mortalidade ainda mais alta, a transmissão foi contida.
https://www.who.int/emergencies/mers-cov/en/
Esta página tem provavelmente os dados mais atualizados de casos e óbitos por COVID-19. Não é oficial, mas os dados em geral são similares ao publicados pela Organização Mundial da Saúde 1-2 dias depois.
https://www.worldometers.info/coronavirus/
Fonte extensa de informações confiáveis sobre COVID-19 é a página do NIH.
https://www.nih.gov/health-information/coronavirus
Para um ensaio clínico ter valor científico, muitos controles são fundamentais. Segue um exemplo bem descrito.
https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04280705
A página do The Washington Post é mais uma fonte não oficial, mas confiável com boas representações gráficas da progressão de COVID-19 no mundo.
https://www.washingtonpost.com/graphics/2020/world/mapping-spread-new-coronavirus/
Estas simulações demonstram o efeito na população de epidemias causadas por patógenos com diferentes taxas de transmissão e de mortalidade e o resultado previsto de ações de controle como quarentena.
https://www.washingtonpost.com/graphics/2020/health/coronavirus-how-epidemics-spread-and-end/
Inteligência artificial no combate à COVID-19.
http://agencia.fapesp.br/inteligencia-artificial-rastreia-noticias-sobre-covid-19/32902/
A página do comitê internacional de taxonomia de vírus (ICTV) tem informações oficiais sobre as relações filogenéticas, estrutura e organização genômica dos coronavírus.
https://talk.ictvonline.org/ictv-reports/ictv_9th_report/positive-sense-rna-viruses-2011/w/posrna_viruses/223/coronaviridae-figures