Avaliação e monitoramento integrado da qualidade ambiental

Nível: Mestrado
Docente responsável: Rodrigo Brasil Choueri
Departamento do docente responsável: Ciências do Mar
Freqüência mínima obrigatória: 75%
Carga horária total: 30 horas – 2 créditos
Áreas Disciplinares abrangidas: Ecotoxicologia, Biotecnologia, Monitoramento Ambiental
Objetivos Gerais: Apresentação e discussão sobre os diferentes enfoques para avaliação e monitoramento da qualidade ambiental de ecossistemas aquáticos no escopo da biotecnologia e metodologias para integração de dados ambientais.
Ementa: Biotecnologia e avaliação integrada da qualidade ambiental. Introdução e comportamento de contaminantes em ambientes aquáticos. Descrição das Linhas-de-Evidência clássicas: contaminação; toxicidade; estrutura de comunidades bentônicas. Apresentação dos diferentes métodos de integração. Novas tendências em métodos integrados de avaliação e monitoramento ambiental. Estudo de casos.
Conteúdo programático:
- Biotecnologia, avaliação da qualidade ambiental, monitoramento ambiental
- Poluição em ambientes aquáticos: breve histórico, conceitos de poluição e contaminação, classificação das fontes, comportamento dos contaminantes em sistemas aquáticos.
- Formas clássicas de avaliação da qualidade de ambiental de ecossistemas aquáticos: vantagens e desvantagens da avaliação dos níveis de contaminantes, avaliação da toxicidade de matrizes ambientais e avaliação de estrutura de comunidades bentônicas
- Biotecnologia e avaliação integrada: definição e justificativa, evolução dos métodos de integração, tríade de qualidade de sedimentos, diagramas de setores, matrizes de decisão, estatística multivariada.
- Outras tendências em avaliações integradas: bioacumulação, histopatologia, biomarcadores
- Estudos de casos
- Avaliação integrada de sedimentos e material dragado em sistemas portuários do Atlântico Norte (Golfo de Cádiz) e Sul (Santos e Paranaguá);
- Aula prática no laboratório de informática: cálculo da tríade de qualidade de sedimentos Análise multivariada e interpretação dos resultados;
Avaliação: Seminários
Bibliografia Básica:
Barceló, D. and Petrovic, M. (Eds.). Sustainable Management of Sediment Resources: Sediment Quality and Impact Assessment of Pollutants. Volume 1, Pages 1-333 (2007). Elsevier B.V., Amsterdan, The Netherlands. ISBN: 978-0-444-51962-7
Hoffman, D. J.; Rattner, B.A.; Burton Jr., G.A. and Cairns Jr., J. (eds.) (2003) Handbookofecotoxicology. CRC Press LLC, Boca Raton, Florida, USA. Manahan, S. E. (2000) Environmental chemistry. 7th ed. CRC Press LLC, Boca Raton, Florida, USA. Manahan, S. E. (2003) Toxicologicalchemistry and biochemistry. 3rd ed. CRC Press LLC, Boca Raton, FL, USA.
NRC (National Research Council) (1989) Contaminated Marine Sediments: Assessment and Remediation. Committee on Contaminated Marine Sediments Marine Board, Commission on Engineering and Technical Systems, NationalResearchCouncil. NationalAcademic Press, Washington DC, USA. 493 p. Disponível em: http://www.nap.edu/catalog/1412.html
NRC (National Research Council) (2003) Bioavailability of Contaminants in Soils and Sediments: Processes, Tools, and Applications. Committee on BioavailabilityofContaminants in Soils and Sediments, Water Science and Technology Board, Division on Earth and Life Studies, NationalResearchCouncil. NationalAcademic Press, Washington DC, USA. Disponível em: http://www.nap.edu/catalog/10523.html
Zagatto, P. A.; Bertoletti, E. (eds.) (2006) Ecotoxicologia Aquática: Princípios e Aplicações. Rima Editora, São Carlos-SP, Brasil. 464 p.
Bibliografia Complementar:
Abessa, D.M.S. (2002). Avaliação da qualidade de sedimentos do Sistema Estuarino de Santos, SP, Brasil. Tese de Doutorado apresentada ao Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. São Paulo. 340p.
CETESB (2007) Aplicação da tríade na avaliação da qualidade de sedimentos em redes de monitoramento. Relatório Técnico. Disponível em http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/publicacoes.asp
CETESB (2006) Desenvolvimento de índices biológicos para monitoramento em reservatórios do Estado de São Paulo. Relatório Técnico. Disponível em http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/publicacoes.asp
Choueri, R.B. (2008). Armonización del protocolo de evaluación de calidad de sedimentos y materiales dragados en zonas de estuarios y portuarias del Atlántico. Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de Química-Física da Facultad de Ciencias del Mar y Ambientales da Universidad de Cádiz. Cádiz. 241 p.
Pereira, C.D.S., Abessa, D.M.S., Bainy, A.C.D., Zaroni, L.P., Gasparro, M.R., Bicego, M.C., Taniguchi, S., Furley, T.H., Sousa, E.C.P.M., 2007. Integrated assessment of multilevel biomarker responses and chemical analysis in mussels from São Sebastião, São Paulo, Brazil. Environ. Toxicol. Chem. 26, 462–469.
Riba, I; Forja, JM; Gómez-Parra, A; DelValls, TA (2004). Sediment quality in littoral regions of the Gulf of Cádiz: a triad approach to address the influence of mining activities. Environmental Pollution, 132: 341-353.