Mauro Ferreira de Azevedo

Posição: aluna de mestrado
Email emilyfaria94@gmail.com

Linhas de Pesquisa
- Bioprospecção de potenciais antimaláricos através da bioluminescência
- Identificação e validação de alvos para o desenvolvimento de antimaláricos através da genética reversa
- Investigação dos mecanismos celulares envolvidos no egresso dos parasitas da malária da célula hospedeira

Resumo
Os avanços tecnológicos das metodologias envolvidas no sequenciamento de DNA têm permitido um crescimento exponencial da disponibilidade de genomas sequenciados de diversos organismos. Enquanto a genética direta tem por objetivo investigar as bases moleculares ou os genótipos associados a determinados fenótipos, a genética reversa se baseia na modificação do genoma da célula de interesse e análise dos fenótipos resultantes. Assim esta se mostra uma estratégia poderosa para investigar a importância dos produtos de cada gene de qualquer organismo do qual seja possível inserir, remover ou mutar sequencias de seu DNA. A malária, causada por um protozoário do gênero Plasmodium, é uma das doenças infecciosas mais importantes da atualidade, sendo responsável pelo óbito de mais de 400 mil pessoas por ano, a maioria crianças com menos do que 5 anos. Avanços no conhecimento sobre a biologia do parasita e sobre sua interação com a célula hospedeira podem contribuir para identificação de novos alvos para o desenvolvimento de antimaláricos e vacinas. Nosso grupo utiliza técnicas de engenharia genética para modificar o genoma do parasita, ligando e desligando a expressão de cada gene de interesse a fim de investigar sua função e importância no ciclo de vida e potencial como alvo. Como foco principal, estamos desvendando os processos de saída e entrada na célula hospedeira, identificando os componentes celulares regulatórios e efetores envolvidos. Utilizando linhagens transgênicas de parasitas expressando repórteres fluorescentes e a bioluminescentes, realizamos a bioprospecção de potenciais antimaláricos presentes em extratos de organismos marinhos e investigamos seu modo de ação.

Projetos em andamento
Mecanismos de egresso em P. falciparum: identificação de novos alvos terapêuticos

Publicações mais relevantes

1. Azevedo, M. F., P. R. Sanders, E. Krejany, C. Q. Nie, P. Fu, L. A. Bach, G. Wunderlich, B. S. Crabb and P. R. Gilson (2013). "Inhibition of Plasmodium falciparum CDPK1 by conditional expression of its J-domain demonstrates a key role in schizont development." Biochem J 452(3): 433-441.

2. Azevedo, M. F., C. Q. Nie, B. Elsworth, S. C. Charnaud, P. R. Sanders, B. S. Crabb and P. R. Gilson (2014). "Plasmodium falciparum transfected with ultra bright NanoLuc luciferase offers high sensitivity detection for the screening of growth and cellular trafficking inhibitors." PLoS One 9(11): e112571.

3. de Azevedo, M. F., P. R. Gilson, H. B. Gabriel, R. F. Simoes, F. Angrisano, J. Baum, B. S. Crabb and G. Wunderlich (2012). "Systematic analysis of FKBP inducible degradation domain tagging strategies for the human malaria parasite Plasmodium falciparum." PLoS One 7(7): e40981.

4. Gabriel, H. B., M. F. Silva, E. A. Kimura, G. Wunderlich, A. M. Katzin and M. F. Azevedo (2015). "Squalestatin is an inhibitor of carotenoid biosynthesis in P. falciparum." Antimicrob Agents Chemother.

5. Elsworth, B., K. Matthews, C. Q. Nie, M. Kalanon, S. C. Charnaud, P. R. Sanders, S. A. Chisholm, N. A. Counihan, P. J. Shaw, P. Pino, J. A. Chan, M. F. Azevedo, S. J. Rogerson, J. G. Beeson, B. S. Crabb, P. R. Gilson and T. F. de Koning-Ward (2014). "PTEX is an essential nexus for protein export in malaria parasites." Nature 511(7511): 587-591.

6. Yap, A., M. F. Azevedo, P. R. Gilson, G. E. Weiss, M. T. O'Neill, D. W. Wilson, B. S. Crabb and A. F. Cowman (2014). "Conditional expression of apical membrane antigen 1 in Plasmodium falciparum shows it is required for erythrocyte invasion by merozoites." Cell Microbiol 16(5): 642-656.

7. Howard, B. L., K. L. Harvey, R. J. Stewart, M. F. Azevedo, B. S. Crabb, I. G. Jennings, P. R. Sanders, D. T. Manallack, P. E. Thompson, C. J. Tonkin and P. R. Gilson (2015). "Identification of Potent Phosphodiesterase Inhibitors that Demonstrate Cyclic Nucleotide-Dependent Functions in Apicomplexan Parasites." ACS Chem Biol 10(4): 1145-1154.

8. Koyama, F. C., R. Y. Ribeiro, J. L. Garcia, M. F. Azevedo, D. Chakrabarti and C. R. Garcia (2012). "Ubiquitin proteasome system and the atypical kinase PfPK7 are involved in melatonin signaling in Plasmodium falciparum." J Pineal Res 53(2): 147-153.

9. Lima, W. R., M. Moraes, E. Alves, M. F. Azevedo, D. O. Passos and C. R. Garcia (2013). "The PfNF-YB transcription factor is a downstream target of melatonin and cAMP signalling in the human malaria parasite Plasmodium falciparum." J Pineal Res 54(2): 145-153.

10. Jordao, F. M., H. B. Gabriel, J. M. Alves, C. B. Angeli, T. D. Bifano, A. Breda, M. F. de Azevedo, L. A. Basso, G. Wunderlich, E. A. Kimura and A. M. Katzin (2013). "Cloning and characterization of bifunctional enzyme farnesyl diphosphate/geranylgeranyl diphosphate synthase from Plasmodium falciparum." Malar J 12: 184.

Colaborações

Marcos Gazarini – Universidade Federal de São Paulo