Eduardo Dellosso Penteado

Localização: Rua Dr. Carvalho de Mendonça, n°144 Sala 21B – 5° Andar bloco dos fundos

E-mail: eduardo.penteado@unifesp.br

Grupo de Pesquisa:

Daniela de Araujo Cardoso (Mestranda em Bioprodutos e Bioprocessos)

Carlos Eduardo Tenório do Nascimento (Mestrando em Bioprodutos e Bioprocessos)

Isabela dos Santos Nunes (Iniciação Científica - Graduação em Engenharia Ambiental)

Camila Grossi de Oliveira Santos (Iniciação Científica - Graduação em Engenharia Ambiental)

Ketellyn S Santo (Iniciação Científica - Graduação em Engenharia Ambiental)

Lucas Paschoal Guanaes de Campos (Iniciação Científica - Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar)

Barbara Alice Ranzani (Iniciação Científica - Graduação em Engenharia Ambiental)

Fabiana Mírian Nogueira Costa (Iniciação Científica - Graduação em Engenharia Ambiental)

Isadora Olivé Silva Araujo (Iniciação Científica - Graduação em Engenharia Ambiental)

Matheus Pellizzaro Giovannoni (Iniciação Científica - Graduação em Engenharia Ambiental)

Gabriela Melaré Corrêa (Iniciação Científica - Graduação em Engenharia Ambiental)

Willer Magno Soares (Iniciação Científica - Graduação em Engenharia Ambiental)

Rafael Lopes Carvalho de Oliveira (Iniciação Científica - Graduação em Engenharia Ambiental)

Linhas de Pesquisa:

Saneamento ambiental

Biorremediação

Biorefinarias

Ecoeficiência

Resumo:

Atualmente, quase 50% dos brasileiros não tem acesso ao saneamento básico (água potável, coleta e tratamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos) sendo uma ameaça à qualidade do meio ambiente e ao bem estar social de uma população. Além disso, o rápido desenvolvimento da sociedade moderna levou a sérios problemas ambientais como a eutrofização de corpos d’água, a deterioração da qualidade das águas superficiais e subterrâneas, e epidemias de doença de veiculação hídrica. Neste sentido, o tratamento das águas residuárias e dos resíduos sólidos são extremamente necessários com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental da comunidade. O grupo de pesquisa tem o objetivo de propor e estudar projetos que possam, além de diminuir o impacto ambiental destes resíduos, gerar subprodutos com alto valor agregado,aumentando o ganho energético e a geração de renda.

Projetos em andamento (financiados ou não):

Modelagem matemática da qualidade da água.

Tratamento de água residuárias em biorreatores com geração de energia e produtos de alto valor agregado.

Publicações mais relevantes:

1. OLIVEIRA, CRISTIANE ARRUDA ; PENTEADO, EDUARDO D. ; TOMITA, INÊS N. ; SANTOS-NETO, ÁLVARO J. ; ZAIAT, MARCELO ; SILVA, BIANCA FERREIRA DA ; LIMA GOMES, PAULO CLAIRMONT F. . Removal kinetics of sulfamethazine and its transformation products formed during treatment using a horizontal flow-anaerobic immobilized biomass bioreactor. JOURNAL OF HAZARDOUS MATERIALS, v. 365, p. 34-43, 2019.
  2. PENTEADO, Eduardo Dellosso; RODRIGO, MANUEL A. ; ZAIAT, M. ; GONZALEZ, ERNESTO R. ; FERNANDEZ-MARCHANTE, CARMEN M. . Optimization of the
    performance of a microbial fuel cell using the ratio electrode-surface area / anode-compartment volume. BRAZILIAN JOURNAL OF CHEMICAL ENGINEERING, v. 35, p. 141-146, 2018.
  3. PENTEADO, EDUARDO DELLOSSO; FERNANDEZ-MARCHANTE, C. M. ; ZAIAT, M. ; CANIZARES, P. ; GONZALEZ, E. R. ; RODRIGO, M. A. R. . Influence of sludge age on the performance of microbial fuel cells fed with winery wastewater. Chemosphere (Oxford), v. 151, p. 163-170, 2016.
  4. PENTEADO, EDUARDO D.; FERNANDEZ-MARCHANTE, CARMEN M. ; ZAIAT, MARCELO ; GONZALEZ, ERNESTO R. ; RODRIGO, MANUEL A. . Influence of carbon electrode material on energy recovery from winery wastewater using a dual-chamber microbial fuel cell. Environmental Technology, v. 1, p. 1-9, 2016.
  5. PENTEADO, Eduardo Dellosso; FERNANDEZ-MARCHANTE, C. M. ; ZAIAT, M. ; RODRIGO, M. A. R. ; GONZALEZ, E. R. . On the Effects of Ferricyanide as Cathodic Mediator on the Performance of Microbial Fuel Cells. Electrocatalysis, v. 8, p. 59-66, 2016.
  6. PENTEADO, EDUARDO DELLOSSO; FERNANDEZ-MARCHANTE, C. M. ; ZAIAT, MARCELO ; CANIZARES, P. ; GONZALEZ, E. R. ; RODRIGO, M. A. R. . Energy recovery from winery wastewater using a dual chamber microbial fuel cell. Journal of Chemical Technology and Biotechnology (1986), v. 91, p. 1802-1806, 2015.
  7. GOMES, SIMONE D. ; FUESS, LUCAS T. ; PENTEADO, EDUARDO D. ; LUCAS, SHAIANE D.M. ; GOTARDO, JACKELINE T. ; ZAIAT, MARCELO . The application of an innovative continuous multiple tube reactor as a strategy to control the specific organic loading rate for biohydrogen production by dark fermentation. Bioresource Technology, v. 197, p. 201-207, 2015.
  8. CHATILA, SAMI ; AMPARO, MAURA R. ; CARVALHO, LUCAS S. ; PENTEADO, EDUARDO D. ; TOMITA, INÊS N. ; SANTOS-NETO, ÁLVARO J. ; LIMA GOMES, PAULO C. F. ; ZAIAT, MARCELO . Sulfamethoxazole and ciprofloxacin removal using a horizontal-flow anaerobic immobilized biomass reactor. Environmental Technology, v. 37, p. 847-853, 2015.
  9. PENTEADO, EDUARDO DELLOSSO; LAZARO, CAROLINA ZAMPOL ; SAKAMOTO, ISABEL KIMIKO ; ZAIAT, MARCELO . Influence of seed sludge and pretreatment method on hydrogen production in packed-bed anaerobic reactors. INTERNATIONAL JOURNAL OF HYDROGEN ENERGY, v. 38, p. 6137-6145, 2013.

Colaborações

Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos
Universidad de Castilha de La-Mancha (Espanha)