Veridiana Vera de Rosso

veridiana.jpg

Localização:
Laboratório de Compostos Bioativos de Alimentos, Unidade Central – UNIFESP Campus Baixada Santista

E-mail: veridiana.rosso@unifesp.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4938721558237749

Grupo de Pesquisa :
Pós-doutorandos:
Carolina Yumi Cascão
Doutorandos:
Bruna Vitória Neves, Nicholas Vannucchi, Caroline Ramos da Silva Souza, Camilly Fratelli Pereira (co-orientadora), Sergiana dos Passos Ramos (co-orientadora)
Mestrandos:
Mariana Frazão Batista

Linhas de Pesquisa:
Aplicação de compostos bioativos em sistemas modelo alimentares, desenvolvimento ingredientes para impressão 3D aplicada a alimentos, cosmética e farmacêutica.
Resumo:
Compostos bioativos de alimentos, especialmente pigmentos naturais, obtidos a partir de espécies nativas da biodiversidade brasileira, empregados em diversas aplicações são o foco principal da minha de pesquisa. Estudos pautados na extração sustentável de pigmentos naturais, sem uso de solventes orgânicos convencionais são o princípio utilizado para o desenvolvimento posterior de produtos aplicando carotenoides, antocianinas, iridoides e clorofila.
Além disso, o estudo de novos ingredientes para aplicação em impressão 3D faz parte de um projeto em implantação na atual linha de pesquisa. Entre os ingredientes em desenvolvimento podemos destacar o estudo de novas fontes para obtenção de hidrocoloides e o desenvolvimento de pigmentos para uso como corante alimentício.

Projetos em andamento
1- Estudo para substituição de corantes artificiais por carotenoides de frutas brasileiras: respostas tecnológicas inovadoras para aplicações em alimentos
2- Líquidos Iônicos como Extratores Verdes para Obtenção de Carotenoides a partir de Frutas da Biodiversidade Brasileira
3- Obtenção de novos ingredientes para impressão 3D de alimentos

Publicações mais relevantes:
1. Murador, D. C.; De Souza Mesquita, L. M.; Neves, B. V.; Braga, Anna R.C.; Martins, P. L. G. ; Zepka, L. Q.; De Rosso, V. V. Bioaccessibility and Cellular Uptake by Caco-2 Cells of Carotenoids and Chlorophylls from Orange Peels: A Comparison Between Conventional and Ionic Liquid Mediated Extractions. Food Chemistry, 339, p. 127818, 2021. FI: 6.306.

2. De Souza Mesquita, L. M.; Martins, M.; Pisani, L. P.; Ventura, S. P. M.; De Rosso, V. V. Insights on the use of alternative solvents and technologies to recover bio-based food pigments. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, 20, 787-818, 2021. FI: 9.912.

3. De Souza Mesquita, L. M.; Martins, M.; Maricato, E.; Nunes, C.; Quinteiro, P. S. G. N.; Dias, A.; Coutinho, J. A. P.; Pisani, L. P.; De Rosso, V. V.; Ventura, S. P. M. Ionic liquid-mediated recovery of carotenoids from the Bactris gasipeas fruit waste and their application in food-packaging chitosan films. ACS Sustainable Chemistry & Engineering, 20, 4085-4095, 2020. FI: 7.632.

4. Murador, D. C.; Braga, A. R. C.; Martins, P. L.G.; Mercadante, A. Z.; De Rosso, V. V. Ionic liquid associated with ultrasonic-assisted extraction: A new approach to obtain carotenoids from orange peel. Food Research International, v. 126, p. 108653, 2019. FI: 4.972.

5. Murador, D. C.; Salafia, F.; Zoccali, M.; Martins, P. L. G.; Ferreira, A. G.; Dugo, P.; Mondello, L.; De Rosso, V. V; Giuffrida, D. Green Extraction Approaches for Carotenoids and Esters: Characterization of Native Composition from Orange Peel. Antioxidants, 8, 613, 2019. FI: 5.014.

6. De Souza Mesquita, L. M.; Ventura, S. P. M.; Braga, A. R. C.; Pisani, L. P.; Dias, ADe Rosso, V. V. Ionic liquid-high performance extractive approach to recover carotenoids from Bactris gasipaes fruits. Green Chemistry, 21, 2380-2391, 2019. FI: 9.480.

7. Murador, D. C.; De Souza Mesquita, L. M.; Vannuchi, N.; Braga, A. R. C.; De Rosso, V. V. Bioavailability and Biological Effects of Bioactive Compounds Extracted with Natural Deep Eutectic Solvents and Ionic Liquids: Advantages Over Conventional Organic Solvents. Current Opinion in Food Science, v. 26, p. 25-34, 2019. FI: 4.577.

8. Martins, P. L. G.; Braga, A. R.; De Rosso, V. V. Can ionic liquid solvents be applied in the food industry? Trends in Food Science & Technology, v. 66, p. 117-124, 2017. FI: 11.060. Citações: Web of Science: 29; Scopus: 2; Google acadêmico: 37.

9. Murador, D. C.; Mercadante, A. Z.; De Rosso, V. V. Cooking techniques improve the levels of bioactive compounds and antioxidant activity in kale and red cabbage. Food Chemistry, v. 196, p. 1101-1107, 2016. FI: 6.306. Citações: Web of Science: 33; Scopus: 10; Google acadêmico: 62.

10. De Rosso, V. V.; Mercadante, A. Z. Identification and quantification of carotenoids, by HPLC-PDA-MSn, from amazonian fruits. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 55, 5062-5072, 2007. FI: 4.192. Citações: Web of Science: 266; Scopus: 148; Google acadêmico: 404.

Colaborações

Internacional:
University of Messina – Itália (Prof. Dr. Daniele Giufrida)
University of Aveiro – Portugal (Profa. Dra. Sonia Ventura)
University of Leeds – Reino Unido (Prof. Dr. Graham Finlayson)

Nacional:
Leila Queiroz Zepka (Universidade Federal de Santa Maria)
Anna Rafaela Cavalcante Braga (Universidade Federal de São Paulo)