Autoavaliação

GRUPO DE TRABALHO DE AUTOAVALIAÇÃO

Coordenação
Profa. Juliana Elaine Perobelli

Representantes Docentes
Profa. Dra. Andrea Perosa Saigh Jurdi
Profa. Dra. Alessandra Mussi Ribeiro
Profa. Dra. Flavia de Oliveira
Prof. Dr. Império Lombardi
Profa. Dra. Regina Helena da Silva
Prof. Dr. Rogério Cruz de Oliveira

Representantes Discentes
Tayná Querat
Débora Panini Barboza

Representante Técnico Administrativo
Vivian Farkas Sodré Gonçalves

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver instrumentos avaliativos de forma participativa e propositiva, de modo que promovam o autoconhecimento, o diagnóstico de aspectos críticos e, principalmente, o aperfeiçoamento de estratégias e condutas do PPGICS no que tange à formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, produção de conhecimentos científicos e inserção social. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

  • Colaborar para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da inserção social e da gestão do PPG;
  • Propiciar a percepção das qualidades, limitações e desafios do PPG;
  • Identificar o protagonismo do PPG através de seus impactos econômicos e sociais;
  • Integrar a avaliação interna do PPG às diversas iniciativas de avaliação já existentes na UNIFESP;
  • Trazer novas ideias e soluções para ampliar a integração das linhas de pesquisa do PPG;
  • Incorporar os resultados obtidos com a autoavaliação à busca de alternativas para uma maior relevância e inserção do PPG junto à sociedade.

 

HISTÓRICO 

ETAPA 1: PREPARAÇÃO

Diante das diversas discussões em esfera nacional sobre a importância dos processos autoavaliativos dos PPGs, nosso Programa durante a elaboração do seu planejamento estratégico (PPGICS 2021-2024) desenvolveu entre os anos (2019-2020) um estudo piloto de autoavaliação para que, a partir dos resultados obtidos,pudesse dar continuidade a elaboração de uma política de autoavaliação, e como consequência a elaboração de Plano de Autoavaliação Continuada mais abrangente. Concomitantemente a este processo interno do nosso programa, o Campus instituiu um grupo de trabalho constituído por docentes de todos os PPGs da UNIFESP Baixada Santista. Compuseram este GT os professores Daniel Araki Ribeiro, Vitor Zuniga Dourado, Sylvia Batista (representante do PPGICS) e Rosana Rossit, com a coordenação da profa. Hanna Karen Antunes (Coordenadora da Câmara de PPG e também orientadora no PPGICS). Dessa forma, foi elaborado o Plano de Autoavaliação dos PPGs do Instituto Saúde e Sociedade (ISS), configurando um Plano que é comum a todos os PPGs do ISS no que se refere aos seus princípios, diretrizes e marcos metodológicos, sem deixar de garantir a necessária e salutar singularidade de cada Programa no que se refere à implementação da autoavaliação como prática processual, sistemática e intencional. Faz-se mister sublinhar que o GT de Autoavaliação, em suas reuniões e elaboração de documentos, partiu do que os Programas já tinham como práticas autoavaliativas (ainda que não sistematizadas), bem como estudou e discutiu documentos produzidos pela CAPES, artigos e materiais disponibilizados em webinários. Ainda, considerou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2020) e as fichas de avaliação das áreas da CAPES que vigoraram para a avaliação dos PPGs no âmbito do Relatório Sucupira (quadriênio 2017-2020) e as experiências de Autoavaliação dos PPGs em Enfermagem (Escola Paulista de Enfermagem/EPE/UNIFESP), Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPGETIM, UFRN) e Psicobiologia (UFRN). Como metodologia de trabalho, o GT realizou reuniões construindo consensos, os quais foram levados às Comissões de Ensino dos Programas (CEPGs) e estas foram orientadas no tocante à formação de Comissões Permanentes de Autoavaliação em cada Programa do Campus.

ETAPA 2: CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGICS 

Assim, a partir do Plano proposto pela Câmara de Pesquisa/UNIFESP-BS, o PPGICS deu início à construção do seu próprio Plano de Autoavaliação. Para tanto, um GT foi formado e foi coordenado pela Profa. Dra. Alessandra Medeiros e composto por docentes permanentes do PPG, sendo um representante de cada linha de pesquisa, além da participação de um discente de mestrado, um discente de doutorado e um técnico-administrativo do programa. Compuseram este primeiro GTAuto-PPGICS a Profa. Dra. Alessandra Mussi Ribeiro, Profa. Dra. Sylvia Helena de Souza da Silva Batista, Profa. Dra. Juliana Elaine Perobelli e Profa. Dra. Tânia Terezinha de Oliveira Scudeller. Diante da importância dos processos de autoavaliação do PPG, o grupo traçou primeiramente algumas ações: (a) como ponto de partida a realização da implementação de um acompanhamento continuado de seus egressos. Para tanto, o grupo elaborou um formulário online de perguntas que foi encaminhado para os egressos em 2019 e 2020. Como resultado, 194 egressos do PPG (159 mestres e 35 doutores) responderam o mesmo. Desses 159 mestres, 61 estavam realizando o doutorado, sendo 30 no nosso PPG. Além disso, havia 2 egressos desenvolvendo seu doutorado no exterior (King´s College London, Reino Unido); 5 já haviam concluído o doutorado, sendo, também, 1 fora do Brasil (Radboud University, Holanda); 01 estava realizando pós-doutoramento na Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales de Buenos Aires (Argentina); 43 relataram estarem trabalhando como professor universitário e 17 relataram que tiveram aumento salarial após a realização do mestrado.

Com relação ao doutorado, dos 35 doutores respondentes, 06 estavam realizando o pós-doutorado; 18 relataram que estavam trabalhando como professor universitário e 17 relataram que tiveram aumento salarial após a realização do doutorado. Importante relatar que em 2020 foi realizado o I Simpósio do PPGICS e houve uma participação importante de nossos egressos na “Mesa Redonda: Como o PPGICS contribuiu para a minha formação” realizada no dia 12 de novembro de 2020 as 16h30 (de forma online).

As avaliações e os relatos dos egressos do PPG foram encaminhados no relatório da plataforma Sucupira em 2020.

Posteriormente, em 2021 o GTAuto continuou com suas reuniões regulares e iniciou o desenvolvimento de um novo formulário para a autoavaliação das disciplinas, que foi enviado a todos os alunos que finalizaram disciplinas em 2022. Neste formulário há perguntas acerca de diferentes dimensões como didática do professor, estrutura da disciplina abordando o conteúdo proposto e executado, a organização e os desafios encontrados do próprio aluno para o acompanhamento da mesma, entre outras. Esse formulário está sendo disponibilizado semestralmente a todos os nossos alunos e o GTAuto-PPGICS está em processo de compilação dos dados recebidos para preparação do seu relatório quadrienal (2021-2024).

Ainda, durante as reuniões realizadas em 2022 também foi realizado um planejamento sobre quais outros instrumentos seriam necessários para compor o processo de autoavaliação do PPGICS:

Formulário de egressos dos últimos 10 anos
Formulário docentes - Autoavaliação e avaliação pelo PPG
Formulário de autoavaliação para os assistentes administrativos
Formulário para avaliador convidado externo brasileiro
Formulário para avaliador convidado externo estrangeiro

ETAPA 3: IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGICS

Em 15 de março de 2023 um novo grupo assumiu a comissão permanente (GTAuto-PPGICS), esta configuração permanece atual.

Coordenação
Profa. Juliana Elaine Perobelli

Representantes Docentes
Profa. Dra. Andrea Perosa Saigh Jurdi
Profa. Dra. Alessandra Mussi Ribeiro
Profa. Dra. Flavia de Oliveira
Prof. Dr. Império Lombardi
Profa. Dra. Regina Helena da Silva
Prof. Dr. Rogério Cruz de Oliveira

Representantes Discentes
Tayná Querat
Débora Panini Barboza 

Representante Técnico Administrativo
Vivian Farkas Sodré Gonçalves

 

Durante o ano de 2023, reuniões quinzenais foram realizadas e os seguintes instrumentos foram confeccionados: 

FORMULÁRIO AUTOAVALIAÇÃO – DISCENTES INGRESSANTES
FORMULÁRIO AUTOAVALIAÇÃO – DISCENTES CONCLUINTES
FORMULÁRIO AUTOAVALIAÇÃO – EGRESSOS MESTRADO
FORMULÁRIO AUTOAVALIAÇÃO – EGRESSOS DOUTORADO

Atualmente, um importante desafio envolve a gestão dessas ferramentas, assim como os mecanismos de construção já citados. O objetivo do GTAuto é finalizar a confecção dos instrumentos até o 1º semestre de 2024. Uma prioridade é o gerenciamento dos bancos de dados para o acompanhamento do PPGICS. Esta gestão de dados permitirá e otimizará, por exemplo, o acompanhamento dos egressos e da inserção destes na nucleação de novos grupos de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e no mundo. Permitirá também o monitoramento da produção científica e tecnológica anual com discentes em estratos qualificados, propiciando novas estratégias para a comunidade do PPGICS transpor os desafios que forem evidentes no diagnóstico final a partir dos instrumentos de autoavaliação. 

 

CALENDÁRIO DAS REUNIÕES - GT AUTOAVALIAÇÃO PPGICS 

2021 2022 2023
1º Semestre 1º Semestre 1º Semestre
2º Semestre 2º Semestre 2º Semestre

 

2024
1º Semestre 2º Semestre
13/03 10/07
27/03 24/07
10/04 07/08
24/04 21/08
08/05 11/09
22/05 25/09
04/06 08/10
18/06 22/10
  06/11
  20/11
  11/12

 

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