Cancelamento de matrícula

O cancelamento de matrícula pode ser efetivado a pedido do estudante e é realizado via sistema SEi (para cadastro acesse aqui)

Solicitações gerais via SEI:

1- Acessar o sei com usuário e senha da intranet: https://bit.ly/acessoSEIunifesp

2- Vá em peticionamento/processo novo

3- Escolha o de processo de GRADUAÇÃO: CANCELAMENTO DE MATRÍCULA - BAIXADA SANTISTA - ISS

4- Escolha  a opção GRADUAÇÃO - CANCELAMENTO DE MATRÍCULA, será aberto o formulário SA03 - REQUERIMENTO DE CANCELAMENTO DE MATRÍCULA, preencha com seus dados

5 - Caso haja documentos para anexar, escolha o formato, clique em ADICIONAR (sem isso o documento não é anexado ao processo)

6- Clique em peticionar e assine eletronicamente o documento (com sua senha)

7- Você receberá um protocolo de atendimento.


De acordo com o artigo 114 do Regimento Interno da ProGrad, além do pedido do estudante, as seguintes situações podem ensejar no cancelamento de matrícula:

Art. 114
[...]
II - em razão de penas disciplinares, após procedimento que assegure ampla defesa
III - se o estudante não retornar ao curso após o término do período de trancamento
IV - se o estudante deixar de se rematricular na época fixada no calendário escolar
V - se após a matrícula inicial, o estudante deixar de comparecer às aulas por período superior a trinta dias consecutivos
VI - se o estudante exceder o prazo máximo de integralização do currículo
VII - se o estudante for reprovado por frequência em 100% das unidades curriculares em que se matriculou por dois semestres letivos consecutivos
VIII - se o estudante não efetuar a rematrícula de acordo com a carga horária mínima requerida no Art.108 deste Regimento.

§ 1º Excepcionalmente, a Comissão de Curso poderá analisar eventuais motivos de força maior, relacionados às situações previstas no inciso IV deste artigo, devendo sua decisão ser submetida ao Pró-Reitor de Graduação.
§ 2º Excepcionalmente, a Comissão de Curso poderá analisar eventuais motivos de força maior, relacionados às situações previstas nos incisos III, V e VI deste artigo, devendo sua decisão ser submetida ao Conselho de Graduação.

 

Voltar

 

 

RER - Regime Especial de Recuperação

O que é RER?
O Regime Especial de Recuperação é a possibilidade de o estudante que reprovou por nota em ao menos 1 UC (Unidade Curricular) presencial, cursar a mesma UC de forma não presencial.

Quem pode solicitar e quais são as regras?

  • Os estudantes que reprovaram por nota em ao menos 1 UC (unidade curricular), válido à partir do 1º semestre de 2022;
  • O estudante não precisa frequentar as aulas presenciais, mas deverá submeter-se às mesmas avaliações que os estudantes que estejam em sala de aula;
  • Uma UC só poderá ser cursada em RER uma única vez;
  • No semestre letivo, só poderá solicitar RER de apenas 1 UC;
  • Na hipótese de coincidir a avaliação da UC em RER com as outras UCs, o estudante terá direito de ser avaliado em data e horário diferenciado na UC em RER;
  • Reprovações com o conceito "não cumprido" não se enquadram nas regras do RER;
  • A coordenação de curso é quem define quais UCs serão ofertadas em RER a cada semestre;
  • Há um Calendário próprio para a solicitação;
  • A solicitação será feita via Sei;
  • A Secretaria de Graduação enviará as orientações e o Calendário de solicitação para o email institucional a cada semestre.

 

Passo a passo – SOLICITAÇÃO DE RER

Cadastro no Sistema SEI (Se já possuir o cadastro pode pular essa etapa)

1- Se cadastre no SEI com seu email Unifesp: https://bit.ly/CadastroSEIunifesp

2- Após se cadastrar você vai receber um email dizendo que sua solicitação foi recebida.

3- Envie um email para acessosei_segradiss@unifesp.br . No assunto você deve colocar: Liberação de cadastro SEI e seu curso, e no corpo do email você deve nos informar seu nome completo, curso, número de matricula e informar que realizou o cadastro no sistema SEI e aguarda liberação para peticionar.

4- Aguarde a resposta de que seu cadastro foi liberado.


Solicitar RER via SEI:

Requerimento via SEI:

5- Acessar o Sei com usuário e senha: https://bit.ly/acessoSEIunifesp

6- Vá em peticionamento/processo novo

7- Escolha o tipo de processo GRADUAÇÃO:: ABERTURA DE PROCESSO ACADÊMICO - Baixada Santista – ISS

8- Preencha o formulário SA02 com seus dados e marque a opção (X) OUTROS; e escreva "CURSAR DISCIPLINA EM RER"

9- No espaço para justificativa, descreva a situação, insira o nome e código da UC que deseja cursar em RER

10- Clique em peticionar e assine eletronicamente o documento (com sua senha)

11- Você receberá um protocolo de atendimento.

Dúvidas: Acesse o Manual de Orientação do SEI ou encaminhe e-mail para acessosei_segradiss@unifesp.br

 

Normativas relacionadas:
Regimento Prograd - Seção VI
Nota técnica nº1/2022 

 

Voltar

 

 

Sua Unifesp

O Sistema SUA UNIFESP foi implementado e possibilita a abertura e acompanhamento de chamados por meio de um canal único de comunicação com as diversas áreas da Unifesp.

As solicitações de serviços para a Secretaria de Graduação do ISS devem ser realizadas por meio desse sistema.

Antes de realizar qualquer solicitação, acesse a página da secretaria de graduação ISS – área de Estudantes e verifique os serviços disponíveis.

Caso não encontre ou tenha dúvidas, abra um chamado através do SUA UNIFESP

Para orientações de como abrir e acompanhar os chamados, acesse o vídeo tutorial abaixo, reforçamos que é obrigatório a utilização do email institucional (@unifesp.br) nas comunicações com a Segrad ISS.

 
 
 

Voltar

 

 

 

 

Histórico e atestado de matrícula on-line

1- Acesse http://intranet.unifesp.br e emita na hora o seu atestado de matrícula ou histórico on-line

 

2- Entre em SISTEMAS ACADÊMICOS:

 

atest_e_hist_1.png

 

3- Vá na página 4 e acesse o portal para o ATESTADO DE MATRÍCULA

atest_e_hist_2.png

 

O atestado de matrícula e o histórico on-line não precisam de carimbo ou assinatura, pois contam com um código de verificação on-line, previsto no art. 10 §2º da MP Nº 2.200-2, de 24/08/2001:


atest_e_hist_3.png

PARA ABRIR CHAMADO NO SETOR DE INFORMÁTICA.
Na mesma página http://intranet.unifesp.br

atest_e_hist_4.png

atest_e_hist_5.png

  

Voltar

  

Crachá virtual

Acesse o crachá virtual, conforme instruções abaixo:

Através do aplicativo Unifesp você tem acesso a:

  • Crachá Virtual
  • Consulta de saldo do restaurante Universitário RU;
  • Notícias em destaque do Portal Unifesp;
  • Cursos e Eventos da Proc-Siex - Unifesp;
  • Lista de Cursos da Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Pós-Graduação Stricto Senso;
  • Acesso ao aplicativo da Biblioteca - Unifesp;
  • Informações sobre o Hospital Universitário;
  • Serviços: Cursinhos Comunitários, Processo Seletivo, Editora Unifesp e Mapa dos Campi.

Passo-a-passo para instalação:

Baixe o aplicativo de acesso aos serviços virtuais da Universidade Federal de São Paulo:

googleplay.jpg

applestore.jpg

 

Para habilitar seu smartphone, faça login no Sistema Integrado de Informações Universitárias - SIUU.

Clique em "Portal de Sistemas" e, na página seguinte, no menu "Sistemas".

Entre os sistemas relacionados à direita da tela, acesse "Valida Smartphone":

 

screenshot-sistemas.siiu.unifesp.br-2023.05.02-11_32_03.png

 

 

Voltar