Simpósio do Samba

2chamada-simposio-samba.jpg

O Campus Baixada Santista da Unifesp sediará, entre os dias 03 e 06 de dezembro, as Mesas e Sessões Temáticas do VII Simpósio do Samba.

A programação geral do evento vai de 01 a 09 de dezembro e conta com o apoio da Coordenadoria de Cultura da Unifesp, do Laboratório de Musicologia da EACH/USP, do SESC/Santos e do Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

O Simpósio do Samba surgiu no ano de 1966 com o intuito de preservar a memória e difundir a cultura do samba, suas vertentes e seus territórios de atuação. De acordo com o idealizador do evento, o pesquisador santista J. Muniz Jr., o Simpósio tem a finalidade de exaltar o samba como música e coreografia, de pensar e propor  edidas em defesa das escolas e comunidades que o performam, bem como de contribuir na sua organização artística e social.

Depois de um longo hiato, o VI Simpósio do Samba, realizado em 2022, contou com a presença de 33 pesquisadores e pesquisadoras de sete Estados brasileiros, show de Leci Brandão e lançamento de disco da Velha Guarda da Portela, tendo despertado os presentes para uma vivência do samba para além de uma fruição musical. O evento buscou  analisar o presente e a potência do samba como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Neste ano, o Simpósio contará com quatro Mesas Temáticas e pretende discutir o desafio de biografar, a importância da ocupação de espaços urbanos, a responsabilidade social das cenas culturais e uma nova temática central, A Memória Está no Corpo, uma alusão à rica oralidade presente nos sambas do Brasil. Além da programação acadêmica, nomes confirmados como Nei Lopes, Moacyr Luz, Douglas Germano, o Samba de Terreiro de Mauá e representantes do Jongo da Serrinha estarão junto com algumas das mais prestigiadas das Velhas Guardas da cidade e algumas das mais aclamadas rodas de samba da Baixada Santista.

O evento de 2023 também comemora o 60o aniversário da Alvorada do Samba, evento que há seis décadas reúne a comunidade do samba local no sítio onde ficava o Quilombo do Pai Felipe, Rei Batuqueiro a quem é reputada a criação do samba na região. A Segunda Chamada de Comunicações para as Sessões Temáticas integradas ao evento está aberta e pode ser acessada aqui.

Mais informações podem ser buscadas nas redes sociais do evento ou através dos e-mails simposiodosamba@gmail.com e/ou caiaffo@unifesp.br. O evento será totalmente presencial e, seguindo sua tradição, com participação totalmente gratuita.