VII Simpósio do Samba: segunda chamada de comunicações para sessões temáticas

O samba é uma das mais fortes expressões da cultura brasileira, mas também uma das mais proeminentes expressões culturais do chamado mundo Atlântico negro. O samba, os sambas: demarcados pelos discursos que instituem seu lugar como tipicamente nacional, inclusos aqui seus desdobramentos regionais, eles também podem ser compreendidos como uma das expressões da polifonia resultante de uma diáspora de proporções globais, aquela que conecta e transcria os universos negro-africanos em cenas afrodescendentes, aqui afrolatinas e/ou afrobrasileiras.

Buscando seu lugar no universo das culturas musicais brasileiras e também os rastros e vestígios da diáspora negra em suas trajetórias e atualidade, o VII Simpósio do Samba, em chamada aberta, convida músicos e musicistas, mestres, maestrinas e demais pessoas orgânicas às comunidades do samba, sejam acadêmicas ou não, pesquisadores e pesquisadoras de áreas como Música, Musicologia, Etnomusicologia, Jornalismo, História, Antropologia, Sociologia e Psicologia Social, entre outras, bem como pesquisadores e pesquisadoras de universos inter e transdisciplinares, para a apresentação de Comunicações que possam compor nossas Sessões Temáticas.

Ademais de trabalhos sobre o samba, os sambas, suas tradições e derivas, sobre personas, repertórios, escolas, enredos, símbolos, instrumentos, mídias, indústrias,  localidades, trânsitos e contendas, convidamos também as reflexões sobre a memória e o memoricídio, as fibras entreabertas da história, as estéticas/políticas de patrimônio, as práticas narrativas instituintes e os espectros da resistência na e através da música, bem como sobre o corpo como território e caminho pro samba. O VII Simpósio do Samba acontecerá na cidade de Santos, Brasil, entre os dias 01 e 09 de dezembro de 2023, integrado a uma extensa programação de shows e intercâmbios culturais. As Mesas e Sessões Temáticas, parte da programação geral, acontecerão entre os dias 03 e 06 de dezembro de 2023 na Unidade Centro Histórico da Universidade Federal de São Paulo,  Campus Baixada Santista, em Santos, Brasil, ou em outros locais na cidade, seguindo a premissa da descentralização dos encontros e das atividades formativas.

Seguindo a tradição do evento, a participação é totalmente gratuita.

Submissão dos resumos AQUI.

Cronograma Geral:
Lançamento da primeira Chamada Aberta de trabalhos: 18/09/23
Lançamento da segunda Chamada Aberta de trabalhos: 10/10/23
Prazo para submissão de resumos: 22/10/23
Divulgação dos trabalhos aprovados: 27/10/23
Divulgação da programação final das Mesas e Sessões Temáticas: 03/11/23
Período de inscrições no evento: de 23/10/2023 a 02/12/2023
Período de realização do evento (programação geral): de 01/12/2023 a 09/12/2023
Período de realização do evento (programação acadêmica): de 03/12/2023 a 06/12/2023
Em caso de dúvidas, fazer contato através do e-mail caiaffo@unifesp.br.

Saiba mais sobre o evento acessando o Instagram @simposiodosamba.

Realização:
Coletivo Memórias do Samba Santista