Seleção de Revistas para Publicação

Selecionar uma revista para publicação de trabalhos exige que o pesquisador ou pesquisadora se atente a alguns critérios de qualidade:

• Registro no ISSN (International Standard Serial Number)
  • Inserção de DOI (Digital Object Identifier) nos artigos
  • Corpo editorial interinstitucional ou internacional
  • Sistema de Revisão por Pares (peer review)
  • Periodicidade regular
  • Pontualidade na publicação
  • Normalização bibliográfica
  • Indexação em Bases de Dados nacionais e internacionais

É importante, ainda, considerar a adequação à área do conhecimento, o tipo de acesso (aberto ou restrito) e critérios de qualidade. Neste sentido, alguns recursos e ferramentas podem auxiliar:

Periódicos CAPES: É possível buscar periódicos pelo título, ISSN, editor ou área do conhecimento.

Qualis Periódicos: Filtra revistas por área de conhecimento e por “nível” de qualidade: A1, A2, A3, A4, B1, B2, etc., onde A1 é o mais elevado

JCR: Da Web of Science, indexa as revistas científicas mais importantes do mundo, por área do conhecimento, com base no Fator de Impacto

DOAJ: Indexa periódicos de alta qualidade, revisados por pares e em acesso aberto

Think-Check-Submit: Auxilia na escolha de revistas científicas confiáveis

Elsevier Journal Finder: Insira o título e resumo de seu artigo e encontre as melhores opções de revistas Elsevier para publicação

Springer Journal Suggester: Insira detalhes do seu artigo para descobrir qual a revista Springer mais adequada para publicação

Onde Publicar: Desenvolvido pelo bibliotecário Antonio Pedro de Melo Maricato, da PUC-SP, a ferramenta Onde Publicar permite identificar periódicos classificados no Qualis, sistema de avaliação de periódicos da CAPES.

LivRe: Portal que permite encontrar periódicos de acesso livre. É possível filtrar por idioma e área do conhecimento, além de selecionar apenas periódicos avaliados por pares (peer-reviwed).