Como aumentar o impacto de suas pesquisas

Padronize seu nome profissional

Escolha e use um nome padrão. Mantenha as variantes do nome linkadas ao nome padrão, porém não as utilize. Isso garantirá visibilidade e o devido monitoramento de citações de suas pesquisas. É possível padronizar seu nome e variantes por meio de ferramentas como ORCID, ResearcherID, Scopus ID e Currículo Lattes

Insira o nome institucional correto

A padronização do nome institucional garante a visibilidade às atividades científicas, elevando a universidade em rankings nacionais e internacionais. Inclua o nome “Universidade Federal de São Paulo”, seguido ou não da abreviatura UNIFESP, em todas as suas publicações e atividades de pesquisa.

Exemplo:
Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Ciências Sociais. Guarulhos – SP, Brasil

Ou com a abreviatura:
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Departamento de Ciências Sociais. Guarulhos – SP, Brasil

Crie e atualize periodicamente seus perfis acadêmicos

Currículo Lattes, ORCiD, ResearcherID, Scopus ID, Google Acadêmico. É importante criar e atualizar cada um dos seus perfis acadêmicos. O Currículo Lattes é obrigatório em inúmeros processos seletivos. O ORCID, além de distinguir pesquisadores homônimos, promove ligações entre o pesquisador, suas atividades profissionais e suas publicações, atualizando automaticamente o perfil cada vez que um novo trabalho é publicado. Estes identificadores acadêmicos contribuem para a visibilidade de pesquisas acadêmicas.

Conecte-se a outros pesquisadores

Researcher ID, Academia.Edu são algumas das mais conhecidas redes sociais acadêmicas. Entre outras possibilidades, permitem a criação de redes de contato com outros pesquisadores e pesquisadoras do seu campo de estudos. O Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq pode ajudar a encontrar grupos de pesquisadores interessados pelos mesmos temas.

Compartilhe seus trabalhos em redes sociais

Twitter, Facebook, Figshare, Slideshare são algumas opções

Busque parcerias estrangeiras

A internacionalização aumenta o impacto de pesquisas. O ORCiD, por exemplo, possibilita identificar potenciais parcerias por meio de pesquisa por palavra-chave. É possível encontrar parcerias, também, através de redes sociais acadêmicas, como Researchgate e Academia.Edu

Solicite financiamento para suas pesquisas

Busque apoio de Agências de Fomento. O impacto e o reconhecimento de suas pesquisas serão muito maiores, além da visibilidade nacional e internacional. Conheça as perguntas mais frequentes quanto aos tipos de financiamento de pesquisa oferecidos no âmbito da UNIFESP

Invista na qualidade de seus textos

Atente-se à escrita científica, estrutura do texto, coerência e coesão textual. Revisões e traduções profissionais podem ser necessárias. Utilize o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos para auxílio no processo de normalização bibliográfica.

Submeta artigos às revistas mais adequadas

Considere critérios mínimos de qualidade, além da adequação à área do conhecimento, ao público-alvo e o tipo de acesso (aberto ou restrito), lembrando que algumas políticas de acesso poderão restringir a visibilidade ao seu trabalho

Disponibilize seus trabalhos em acesso aberto

Consulte opções de acesso aberto de revistas. Conheça o DOAJ – Diretório de Revistas em Acesso Use o Repositório Institucional UNIFESP para depositar as versões pré-print de seus trabalhos

Em caso de dúvidas ou dificuldades em qualquer um dos tópicos, entre em contato com a Biblioteca EFLCH pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

REFERÊNCIAS

ANGELON, E; COLEPICOLO, E. Importância da padronização dos nomes de autores nos periódicos para maior visibilidade, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufscar.br/noticias/importancia-da-padronizacao-dos-nomes-de-autores-nos-periodicos-para-maior-visibilidade. Acesso em: 03 dez. 2020.

COMO aumentar o impacto de suas pesquisas. . Disponível em: https://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/escrita-publicacao-cientifica/aumentar-impacto-pesquisa/. Acesso em: 03 dez. 2020.