Entre em contato conosco:
E-mail: obesidade.bs@unifesp.br
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santos promovem nos dias 18 e 19 de novembro um evento sobre prematuridade. O objetivo é abordar questões importantes relacionadas ao cuidado com bebês prematuros, reunindo especialistas, profissionais da área da saúde e estudantes.
Leia mais...O tabagismo continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo, estando diretamente associado a diversas doenças crônicas e mortes evitáveis. Com o objetivo de contribuir para a redução desse grave problema, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, lançou o projeto de extensão "Pare de Fumar: Apoio para uma Vida Sem o Tabaco".
Leia mais...Um novo estudo da Dra. Leandra R. Gonçalves, professora do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explora o papel do Brasil em duas organizações internacionais de gestão pesqueira: a Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT) e a Comissão para a Conservação dos Recursos Marinhos Vivos da Antártida (CCAMLR). O artigo revela como a falta de dados precisos e a instabilidade da governança interna do Brasil impactam suas políticas pesqueiras internacionais, destacando desafios e oportunidades para a sustentabilidade.
Leia mais...O Presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Luciana Santos e outras autoridades e parlamentares visitaram o estande de oceano do MCTI na 21a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) que foi organizado pela Coordenação-Geral de Oceano e Antártica do MCTI em parceria com o Programa Maré de Ciência/UNIFESP.
Leia mais...Informamos que serão realizados os serviços de DEDETIZAÇÃO e DESRATIZAÇÃO nas unidades da Unifesp - Campus Baixada Santista, conforme datas no cronograma abaixo.
Leia mais...É com grande satisfação que convidamos toda a Comunidade da Unifesp, docentes, discentes e taes da Unifesp, a participarem do 2º Encontro do Fórum Permanente de Discussão do Projeto Político Pedagógico (PPP), que será realizado no próximo dia 25 de novembro de 2024, das 14h às 17h, no saguão central do edifício Mariângela Duarte (Rua Silva Jardim, nº 136, Santos).
Leia mais...A Comissão Eleitoral responsável pelas Eleições de Representação Discente (mandato 2025) e vagas remanescentes da Representação Docente e Técnico-administrativo em Educação (mandato 2025) nos Conselhos Centrais e demais Órgãos Colegiados informa que foram suspensas na noite de ontem (11/11/2024) as votações da categoria estudante, em virtude de um erro humano na configuração das urnas.
Leia mais...Entre em contato conosco:
E-mail: obesidade.bs@unifesp.br
Após o término das inscrições, o resultado será publicado no site da Unifesp.
Procure pelo curso a ser realizado, clique em seu nome e gere o boleto de matícula no valor de R$ 70,00 (setenta reais)
Somente serão aceitas matrículas de candidatos procedentes de cursos de graduação reconhecidos pelo mec. O número do registro de reconhecimento deverá constar no verso do diploma ou no certificado de conclusão do curso. Não serão aceitos cursos em processo de reconhecimento.
ATENÇÃO! Conforme o Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento, Capítulo VI - Art. 24, § 2º O candidato poderá realizar inscrições em tantos cursos quantos desejar, mas poderá cursar somente um curso por vez.
Em nenhuma hipótese será feita a devolução da taxa de matrícula
Consulte o edital com as oreintações gerais para a matrícula.
I. Documentos obrigatórios para MATRÍCULA
OS DOCUMENTOS NÃO PRECISAM SER AUTENTICADOS
1. Comprovante original do Boleto de Pagamento referente à matrícula (Para imprimir o Boleto de Pagamento de Matrícula clique sobre o seu nome que deve constar da lista dos aprovados de seu curso).
2. Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de Curso;
3. Histórico escolar completo do curso de graduação;
4. Cédula de Identidade - Se o CPF NÃO constar na cédula de identidade, será necessário cópia do Cadastro de Pessoa Física separado;
5. Título de Eleitor, para brasileiros;
6. Certidão de nascimento ou de Casamento;
7. Alistamento militar.
8. 01 (uma) foto 3x4 recente, sem data.
Os documentos deverão ser enviados para obesidade.bs@unifesp.br
ATENÇÃO - ENVIAR OS ARQUIVOS EM JPG ou PDF, NUMERADOS E NOMEADOS COM SEU NOME, NA ORDEM ACIMA. EX:
1- MARIA SILVA - Comprovante de Pagamento;
2- MARIA SILVA - Diploma; 3- MARIA SILVA - histórico, etc
ALESSANDRA MEDEIROS
Bacharel em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutora em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2006). Pós-Doutorado na área de Genética Médica e Biologia Molecular realizado no InCor-FMUSP pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2009). Pós-doutorado na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), sob supervisão do Prof. Ulrik Wisloff (2014). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento físico, função cardíaca, hipertrofia cardíaca, músculo esquelético, doenças cardiovasculares e metabólicas. É professora adjunto nível IV da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. É credenciada como orientadora no Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde do Campus Baixada Santista, área de concentração Mecanismos Básicos e Processos Biológicos em Saúdesub área Estratégias interdisciplinares na pesquisa experimental de doenças endócrinas e metabólicas e área de concentração Promoção, Prevenção e Reabilitação em Saúde, sub-área Estratégias Interdisciplinares em Promoção, Prevenção e Reabilitação em Saúde e no Programa de Pós- graduação em Ciência do Movimento Humano e Reabilitação.
ALINE DE PIANO GANEN
Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do curso de Mestrado Profissional em Nutrição: do Nascimento à Adolescência do Centro Universitário São Camilo. Docente do mestrado profissional em Nutrição e da graduação de nutrição do Centro Universitário São Camilo. Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2003). Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População e sua linha de pesquisa é Obesidade
ANDRÉ LUIZ ROTOLO SILVA
Atualmente Médico pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ). Especialização em Endocrinologia e Metabologia pela IBCMED - SP ( em andamento). Habilitação do ACLS pelo Hospital Dante Pazzanese de Cardiologia. Possui graduação em Farmácia Bioquímica pelo Centro Universitário Herminio Ometto-Uniararas . Mestre em Biologia Funcional e Molecular com área de concentração em Bioquímica pela UNICAMP. Atuou como Professor Universitário do Instituto Educacional São Francisco e Responsável pelas disciplinas de Bioquímica e Farmacologia. Foi coordenador do Curso Técnico de Farmácia do Colégio Integrado São Francisco e Membro do Conselho de Ética da Seccional do Conselho Regional de Farmácia(CRF). Ministrou aulas no curso de Pós Graduação em Farmácia Clínica do Intecq(SJRP). Tem experiência na área de Bioquímica, Fisiologia e Tecnologia Farmacêutica. Autor da Patente Nacional e Internacional Intitulada "COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA, PROCESSO DE OBTENÇÂO DA COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA, USO DE UMA QUANTIDADE FARMACEUTICAMENTE EFICAZ DE ANESTÉSICO E AGENTE GELIFICANTE, PRODUTO E MÉTODO DE TRATAMENTO " - produto criado pelo autor durante sua Dissertação de Mestrado.
CAMILA APARECIDA MACHADO DE OLIVEIRA (Coordenadora)
Possui graduação em Educação Física (2001), e mestrado (2004) e doutorado (2007) em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio no Department of Medical Cell Biology, na Uppsala University (Suécia), e pós-doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo. É assessor científico 'ad hoc' em periódicos internacionais indexados e em agências de fomento à pesquisa no país e no exterior. Atua na área de Fisiologia Endócrino-Metabólica, investigando principalmente os temas obesidade e diabetes, com ênfase nos mecanismos de regulação da atividade física espontânea e gasto energético em diferentes modelos experimentais e os efeitos do exercício nessas patologias. Também possui experiência na investigação da secreção e ação da insulina e imagem de cálcio intracelular com indicadores fluorescentes em células pancreáticas.
CRISTIANO MENDES DA SILVA
Possui graduação em nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 1999), mestrado em nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2001), doutorado em ciências morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (USP - 2006) e pós-doutorado pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2014). Tem experiência na área de Nutrição Experimental e Morfologia do Sistema Nervoso, com ênfase em nutrição e neurociência, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos animais de transtornos nutricionais (obesidade) e neuropsiquiátricos, desenvolvimento encefálico e programação metabólica.
DEBORA ESTADELLA
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestre em Nutrição pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em (2001), doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP (2005). Desenvolveu pós doutorado como bolsista PDJ CNPq na Disciplina de Fisiologia da Nutrição junto ao Programa de pós graduação em nutrição da UNIFESP (2013). Atualmente é professora Adjunto do Departamento de Biociências da UNIFESP Campus Baixada Santista. Tem experiência na área de Fisiologia da Nutrição, Fisiologia Endócrina e Neurofisiologia, com ênfase na linha de pesquisa que investiga o metabolismo de ácidos graxos no tecidos adiposo, muscular e hepático associado a terapias não farmacológicas (nutracêuticos e treinamento físico experimental).
Link do currículo lattes:
Telefone: E-mail: estadella.debora@gmail.com
JOSE RONNIE CARVALHO DE VASCONCELOS
Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Pós-Doutorado no Departamento de Medicina Interna e Microbiologia Molecular da Saint Louis University, Missouri-USA. Foi Pós-Doc Sênior no Departamento de Micro, Imuno e Parasitologia (DMIP) da UNIFESP (2013). Professor Adjunto no Departamento de Biociências da UNIFESP-Campus Baixada Santista, orientador credenciado no programa de pós-graduação em Microbiologia e Imunologia da UNIFESP e no Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Parasitologia e Biologia Molecular, com ênfase em Vacina de DNA e Adenovírus Recombinante, utilizando genes de T.cruzi., atuando principalmente nos seguintes temas: Resposta Imune, Clonagem e Expressão de genes, e migração de células T específicas.
LUCIANA LE SUEUR MALUF
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / UNESP (1993-1994), mestrado em Morfologia pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela mesma Universidade. É Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - campus Baixada Santista) e orientadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia. Atualmente desenvolve projetos na área de Neurociências e Reprodução, especialmente aspectos ligados à modulação da resposta de estresse em fêmeas e sua relação com parâmetros de fertilidade.
MARCIA REGINA NAGAOKA
Graduação: Biomedicina - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Mestrado: Biologia Molecular - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Doutorado: Ciências - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pós-Doutorado: Transplante experimental de fígado - Université de Montreal - Canadá. Linha de Pesquisa: Isquemia e reperfusão de fígado; Modulação hepática do sistema calicreína-cinina.
MARCOS ALBERTO TADDEO CIPULLO
Graduação: Psicologia - Universidade São Marcos - USM Mestrado: Psicologia Clínica - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Doutorado: Psicologia Clínica - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Linha de Pesquisa: Psicodiagnóstico
MARCOS MÔNICO NETO
Professor Afiliado da Universidade Federal de São Paulo, filiado ao Departamento de Biociências, orientador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e desenvolve pesquisas junto ao Laboratório de Exercício Aplicaddo ao Comportamento (LEAC). Fisioterapeuta formado pela Universidade de Ribeirão Preto (2005), Atualmente realiza o Pós-doutorado pela disciplina de Medicina e Biologia do Sono, do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor em ciências (2018), pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestre em Ciências (2013), pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em Psicobiologia e Exercício (2009) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Fisioterapia Hospitalar (2007) pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar em Fisiologia e Exercício (LAIFE) desde 2014-atual. Atuou como pesquisador pela Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) entre 2009 e 2011 na área de fadiga relacionada aos distúrbios do sono. Linhas de pesquisa e áreas de investigação: Distúrbios respiratórios do sono, metabolismo dos tecidos musculoesquelético e adiposo em pacientes com apneia obstrutiva do sono, privação de sono e exercício físico
NARA REJANE CRUZ DE OLIVEIRA (Vice-coordenadora)
Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás - Universidade Estadual de Goiás (1997), Especialização em Educação Física Escolar pela mesma instituição (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas na área de Pedagogia do Movimento (2003), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (2010). Possui experiência nas áreas de Educação, Educação Física e Interdisciplinar em Ciências da Saúde, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. É Docente da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, na área de Metodologia Científica, atuando na graduação e na pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura. Credenciada nos Programas de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde (Mestrado) e Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado), ambos da UNIFESP. Principais temáticas de pesquisa:Educação Física, esporte, lazer e práticas corporais; Educação/formação em Saúde; Educação, Saúde e Qualidade de vida de estudantes; Educação e saúde na infância.
RAFAEL HERLING LAMBERTUCCI
Graduação: Educação Física (Universidade Metodista de Piracicaba) Mestrado: Educação Física (Universidade Metodista de Piracicaba) Doutorado: Ciências - Fisiologia Humana (Universidade de São Paulo) Pós-doutorado: York University - Dept. of Biology (Toronto - Canadá) Linha de pesquisa: Espécies reativas de oxigênio e nitrogênio como mediadores do metabolismo, performance, morte celular e autofagia, nos tecidos musculares esquelético e cardíaco; Dieta hiperlipídica e treinamento físico: efeitos no metabolismo, função, hipertrofia, morte celular e autofagia do tecido muscular cardíaco.
RENAN POZZI
Professor Visitante Adjunto 1 do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista (2019-Atual). Possui Doutorado em Ciências pelo programa de Pós Graduação em Psicobiologia (2013-2016) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Realizou o mestrado em Ciências pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (2011-2012) (UNIFESP). Graduado em Educação Física - Modalidade Saúde UNIFESP, Campus Baixada Santista (2007-2010). Foi bolsista (FAPESP) de iniciação científica, monitor de anatomia (CAPES) do Departamento de Biociências e integrante do Programa de Educação Tutorial (PET). Tem experiência na área de Anatomia, Fisiologia e Patologia, com ênfase nos seguintes temas: balanço energético, exercício físico e doenças metabólicas
RICARDO DA COSTA PADOVANI
Graduação: Psicologia - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Mestrado: Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Doutorado: Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Linha de Pesquisa: Avaliação e intervenção na abordagem cognitivo-comportamental; Psicologia Clínica e Psicologia do Esporte
RODOLFO MARINHO
Coordenador do Núcleo de Educação Física: Saúde e Esporte da Medicina do Esporte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-Doutorado pelo Grupo de Pesquisa em Metabolismo do Câncer do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB- USP). Doutor em Ciências da Motricidade - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Rio Claro, em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular do Exercício (LABMEX) - Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (FCA-UNICAMP) - Campus Limeira. Mestre em Ciências - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Santos.
Bacharel em Educação Física - Modalidade Saúde, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Santos.
TATIANA SADALLA COLLESE
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo (2012). Possui aprimoramento de nutrição clínica em cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (2013), Mestrado (2017) e Doutorado (2020) pelo Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com Doutorado Sanduíche (2020) realizado em Harvard, pelo Departamento de Nutrição, Harvard T. Chan School of Public Health (HSPH). Atualmente, é Pós-doutoranda pelo Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP/USP) em colaboração com o Food and Retail Operations Lab (FaROL). Docente do Centro Universitário São Camilo na graduação em Nutrição e no Mestrado Profissional de Nutrição do Nascimento à Adolescência. Recebeu bolsa do Banco Santander durante a graduação para estudar na Peking University - China, e bolsa FAPESP de Mestrado, Doutorado, e Estágio em Pesquisa no Exterior. Participou em estudos multicêntricos em diferentes países, como o estudo Europeu I. Family, e o estudo Sul-Americano SAYCARE. Tem experiência em Saúde Coletiva, Epidemiologia Nutricional, Nutrição Pediátrica, e Sistemas Alimentares Sustentáveis, desde a produção até o consumo alimentar
THATIANE LOPES VALENTIM DI PASCHOALE OSTOLIN
Possui graduação em Fisioterapia (2014), Mestrado em Ciências da Saúde (2017) e Especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Clínica (2019) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista, Especialização em Educação e Tecnologias com Habilitação em Design Instrucional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2020) e, em andamento, Especialização em Saúde do Idoso pela UNIFESP. Entre 2015 e 2017, atuou como tutora na estratégia blended learning desenvolvida nos módulos de Cinesiologia I e II na graduação em Fisioterapia da UNIFESP-BS. Desde 2017, atua como tutora do curso de Especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Clínica (Modalidade à distância) da UNIFESP-BS, desenvolvendo atividades interdisciplinares e interprofissionais de Aprendizagem Baseada em Projeto, Problema e em Equipe e oferecendo suporte pedagógico para o uso do ambiente virtual de aprendizagem. Em 2020, tem desenvolvido atividades de design instrucional e tutoria no curso de Especialização em Cosmetologia e Estética Avançada da UNIFESP-BS. Além disso, é integrante do Estudo de Epidemiologia e Movimento Humano (Estudo EPIMOV) da UNIFESP-BS. Tem experiência na área de Educação em Saúde, com ênfase na educação e orientação postural a partir de práticas corporais i
FUNDAMENTOS DA OBESIDADE
Carga Horária total da disciplina: 80 horas
Total de horas teóricas: 80
Ementa da disciplina: A primeira disciplina abordará os seguintes tópicos: conceitos e epidemiologia da obesidade (prevalência mundial e nacional), metabolismo lipídico, constituição e função do tecido adiposo, regulação neuroendócrina do balanço energético, fatores genéticos, programação metabólica e eixo intestino cérebro. O objetivo é fornecer aos estudantes os conhecimentos mais recentes sobre a etiologia e a fisiopatologia da obesidade.
OBESIDADE E COMORBIDADES
Carga Horária total da disciplina: 80 horas
Total de horas teóricas: 80
Ementa da disciplina: Essa disciplina oferecerá conhecimentos específicos sobre a associação da obesidade com suas principais comorbidades, como diabetes mellitus, síndrome metabólica, dislipidemias, esteatose hepática não alcóolica e doenças cardiovasculares. Outras condições associadas à obesidade também serão abordadas, como desordens reprodutivas e distúrbios do sono. O objetivo é permitir que os estudantes compreendam os mecanismos fisiopatológicos que ligam o excesso de peso às doenças crônicas não transmissíveis, bem como seu impacto sobre qualidade e expectativa de vida.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA OBESIDADE
Carga Horária total da disciplina: 80 horas
Total de horas teóricas: 80
Ementa da disciplina: Essa disciplina abordará os fatores psicológicos que influenciam o comportamento alimentar e a imagem corporal de pessoas com obesidade, a relação entre autoestima, humor e obesidade, bem como o papel do estresse, enfrentamento e motivação no desenvolvimento e manutenção do excesso de peso. O objetivo é fornecer subsídios para o aluno compreender a relação existente entre os aspectos psicológicos, comportamentais e psicopatológicos e a obesidade.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO APLICADOS À OBESIDADE
Carga Horária total da disciplina: 40 horas
Total de horas teóricas: 20
Total de horas práticas: 20
Ementa da disciplina: Esta disciplina discutirá aspectos teóricos e práticos dos principais métodos de avaliação no campo do balanço energético e obesidade. Serão abordados métodos de avaliação da composição corporal antropométricos (IMC, dobras cutâneas, circunferências), laboratoriais (pletismografia, pesagem hidrostática, impedância bioelétrica) e por imagem (ultrassonografia, absorciometria de raios X de dupla energia DEXA), métodos de avaliação do gasto energético (água duplamente marcada, calorimetria indireta) e métodos de avaliação da ingestão alimentar (questionários, recordatórios, diários e novas tecnologias). As formas de avaliação da composição corporal, gasto energético e ingestão alimentar em modelos experimentais também serão apresentados. O objetivo é fornecer os subsídios adequados para que os alunos dominem as vantagens e desvantagens de cada ferramenta, favorecendo o domínio dos instrumentos para avaliação do indivíduo obeso além de capacitá-los para uma análise crítica da literatura científica em estudos sobre balanço energético.
TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR APLICADO À OBESIDADE
Carga Horária total da disciplina: 80 horas
Total de horas teóricas: 80 horas
Ementa da disciplina: Esta disciplina fornecerá subsídios aos alunos para que compreendam a prescrição de exercícios, das terapias nutricionais e do tratamento psicológico da obesidade baseada em evidências. Além disso, a intervenção medicamentosa e cirúrgica da obesidade, bem como os mecanismos compensatórios em resposta ao déficit energético que dificultam o emagrecimento serão abordados. O objetivo é fornecer conhecimento sobre as principais frentes de tratamento da obesidade, favorecendo a integração de ações para uma abordagem multidisciplinar e otimização dos resultados.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA (TCC) E BIOESTATÍSTICA
Carga Horária total da disciplina: 40 horas
Total de horas teóricas: 30 horas
Total de horas práticas: 10 horas
Ementa da disciplina: (breve resumo sobre a disciplina e seus objetivos): Discutir e conceituar a Metodologia científica como processo na construção da pesquisa. Conhecer os tipos de pesquisa, relacionando com o seu objetivo. As etapas do processo de pesquisa. Comunicação da pesquisa e apresentação formal de trabalhos científicos. Busca ensinar o aluno a realizar pesquisas em banco de dados eletrônicos, leitura de artigos científicos e elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC). Introduzir o aluno a ferramentas de inteligência artificial como ChatGPT e Microsoft Copilot, discutindo as vantagens e desvantagens de seu uso, com demonstrações práticas, além de abordar os aspectos éticos da utilização dessas ferramentas. Bioestatística: familiarizar o aluno com a linguagem estatística, fornecer subsídios para a realização do planejamento experimental e da análise de dados, fornecer conceitos básicos, bem como noções gerais sobre a redação de resultados e análise estatística de artigos científicos. Além disso, o curso visa à reflexão sobre pressupostos teórico-metodológicos da área da saúde e as suas relações com a prática docente no Ensino Superior. A prática docente frente às funções de ensino, pesquisa e extensão na perspectiva de uma intervenção crítica e criativa.