NOTÍCIAS

Sarau do Projeto Quilombagem e Escola: da memória à história pública marca presença na Semana da Consciência Negra na Unifesp

IMG-20241121-WA0012_750x563.jpg

Leia mais...

Unifesp e a Secretaria de Saúde de Santos promovem evento sobre prematuridade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santos promovem nos dias 18 e 19 de novembro um evento sobre prematuridade. O objetivo é abordar questões importantes relacionadas ao cuidado com bebês prematuros, reunindo especialistas, profissionais da área da saúde e estudantes.

Leia mais...

Projeto de Extensão “Pare de Fumar: Apoio para uma Vida Sem o Tabaco” oferece suporte não medicamentoso para cessação do tabagismo em Santos

O tabagismo continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo, estando diretamente associado a diversas doenças crônicas e mortes evitáveis. Com o objetivo de contribuir para a redução desse grave problema, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, lançou o projeto de extensão "Pare de Fumar: Apoio para uma Vida Sem o Tabaco".

Leia mais...

Brasil e Governança Pesqueira Internacional: Estudo do Instituto do Mar da Unifesp Aponta Desafios e Oportunidades

Um novo estudo da Dra. Leandra R. Gonçalves, professora do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explora o papel do Brasil em duas organizações internacionais de gestão pesqueira: a Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT) e a Comissão para a Conservação dos Recursos Marinhos Vivos da Antártida (CCAMLR). O artigo revela como a falta de dados precisos e a instabilidade da governança interna do Brasil impactam suas políticas pesqueiras internacionais, destacando desafios e oportunidades para a sustentabilidade.

Leia mais...

Presidente Lula visita ações da UNIFESP na 21a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

O Presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Luciana Santos e outras autoridades e parlamentares visitaram o estande de oceano do MCTI na 21a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) que foi organizado pela Coordenação-Geral de Oceano e Antártica do MCTI em parceria com o Programa Maré de Ciência/UNIFESP.

Leia mais...

INFORMES

Cronograma de dedetização do Campus Baixada Santista

Informamos que serão realizados os serviços de DEDETIZAÇÃO e DESRATIZAÇÃO nas unidades da Unifesp - Campus Baixada Santista, conforme datas no cronograma abaixo.

Leia mais...

Convite para o 2º Encontro do Fórum Permanente de Discussão do PPP

É com grande satisfação que convidamos toda a Comunidade da Unifesp, docentes, discentes e taes da Unifesp, a participarem do 2º Encontro do Fórum Permanente de Discussão do Projeto Político Pedagógico (PPP), que será realizado no próximo dia 25 de novembro de 2024, das 14h às 17h, no saguão central do edifício Mariângela Duarte (Rua Silva Jardim, nº 136, Santos).

Leia mais...

Nota Técnica Comissão Eleitoral e Prorrogação da votação

A Comissão Eleitoral responsável pelas Eleições de Representação Discente (mandato 2025) e vagas remanescentes da Representação Docente e Técnico-administrativo em Educação (mandato 2025) nos Conselhos Centrais e demais Órgãos Colegiados informa que foram suspensas na noite de ontem (11/11/2024) as votações da categoria estudante, em virtude de um erro humano na configuração das urnas.

Leia mais...

[PERÍODO PRORROGADO] Eleição dos conselhos centrais, órgãos colegiados e CIS-PCCTAE

Eleições_Unifesp_Votação_portal_1.png

Leia mais...

Comunicado Importante para Estudantes da Unifesp (ISS e IMar)

cardnae-nov2024.jpg

Leia mais...

destaques4.png


TELEFONEUNIFESP.jpg

destaqueinstaunifesp.jpg 

acesso_rapido4.png

sua-unifesp.jpg

logo_sei_3.jpg

INGRESSOUNIFESP4.png

BOTAO_VERDE_LATERAL_SITE_segrad_iss.jpg

BOTAO_VERDE_LATERAL_SITE_segrad_imar.jpg

NAI_COLORIDO.png

NAE4.png

voluntarios2.png

CONTRATOS4.png

EDITAIS4.png

 

 

O Projeto Pedagógico do Campus Baixada Santista

Comprometido com a formação de futuros fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, o Campus Baixada Santista assume os seguintes objetivos gerais: Formação de um profissional da área da saúde apto para o trabalho em equipe interprofissional, com ênfase na integralidade no cuidado ao paciente; Formação técnico-científica e humana de excelência em uma área específica de atuação profissional de saúde; Formação científica, entendendo a pesquisa como propulsora do ensino e da aprendizagem.

Para atingir estes objetivos, especialmente o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe na perspectiva da integralidade no cuidado, este Projeto Pedagógico assume como direcionador das ações os princípios da Educação Interprofissional. A Educação Interprofissional é conceituada como uma proposta onde duas ou mais profissões aprendem juntas sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada uma, na melhoria da qualidade no cuidado ao paciente.

É considerada um estilo de educação que prioriza o trabalho em equipe, a integração e a flexibilidade da força de trabalho que deve ser alcançada com um amplo reconhecimento e respeito às especificidades de cada profissão. Assumir a educação interprofissional como direcionador desse projeto implica no desenvolvimento de uma proposta formativa interdisciplinar e interprofissional, rompendo com a estrutura tradicional centrada nas disciplinas e na formação específica de determinado perfil profissional.

Assim, todos os cursos têm um desenho curricular direcionado por quatro eixos de formação que perpassam os anos de graduação. Em cada um dos eixos, módulos aglutinando áreas temáticas afins constituem a proposta curricular. Os quatro eixos são: Trabalho em Saúde O ser Humano em sua dimensão biológica O Ser Humano e sua Inserção social Aproximação a uma prática específica em saúde O Eixo O Ser Humano em sua Dimensão Biológica se constitui de dois núcleos: um núcleo comum de conhecimentos necessários para todos os cursos propostos (o conhecimento biológico necessário a um profissional para atuação na área da saúde) e um núcleo específico de aprofundamento a partir das necessidades de cada curso. No primeiro ano dos cursos, as áreas básicas do conhecimento foram organizadas em dois módulos: "Do Átomo à Célula", que reúne o conteúdo disciplinar de Biologia Celular, Bioquímica, Biologia Molecular e Genética; e o Módulo "Dos Tecidos aos Sistemas", reunindo o conteúdo de Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia. O Eixo O Ser Humano e sua Inserção Social tem como objetivos possibilitar ao estudante: formar o aluno para compreender o surgimento das ciências humanas como área de conhecimento e sua relação com a área da saúde; utilizar, teórica e metodologicamente, o instrumental das diferentes áreas do conhecimento das ciências humanas na saúde.

No primeiro ano dos cursos, o módulo "Indivíduo, Cultura e Sociedade" se desenvolve neste Eixo. O Eixo Trabalho em Saúde tem como objetivos possibilitar ao estudante: compreender as múltiplas dimensões envolvidas no processo saúde-doença e de produção de cuidado; compreender a realidade da saúde e do sistema de saúde vigente em nosso país; conhecer as diversas profissões e práticas de saúde; compreender o processo de trabalho em saúde; e construir uma visão crítica sobre a produção do conhecimento em geral, do conhecimento científico e do conhecimento na área da saúde. Finalmente, o Eixo Aproximação a uma Prática Específica em Saúde aborda os conhecimentos específicos de cada uma das áreas de graduação: Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional. Prevê-se uma articulação entre os quatro Eixos propostos, orientados pela formação de profissionais da saúde comprometidos com atuações consistentes, críticas e potencialmente transformadoras da realidade social - mantendo a ênfase na educação interprofissional, na interdisciplinaridade, no enfoque problematizador e na produção do conhecimento.

Para conhecer na íntegra o Projeto Pedagógico do Campus Baixada Santista, acesse esse link (em formato .pdf).