Comprometido com a formação de futuros fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, o Campus Baixada Santista assume os seguintes objetivos gerais: Formação de um profissional da área da saúde apto para o trabalho em equipe interprofissional, com ênfase na integralidade no cuidado ao paciente; Formação técnico-científica e humana de excelência em uma área específica de atuação profissional de saúde; Formação científica, entendendo a pesquisa como propulsora do ensino e da aprendizagem.
Para atingir estes objetivos, especialmente o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe na perspectiva da integralidade no cuidado, este Projeto Pedagógico assume como direcionador das ações os princípios da Educação Interprofissional. A Educação Interprofissional é conceituada como uma proposta onde duas ou mais profissões aprendem juntas sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada uma, na melhoria da qualidade no cuidado ao paciente.
É considerada um estilo de educação que prioriza o trabalho em equipe, a integração e a flexibilidade da força de trabalho que deve ser alcançada com um amplo reconhecimento e respeito às especificidades de cada profissão. Assumir a educação interprofissional como direcionador desse projeto implica no desenvolvimento de uma proposta formativa interdisciplinar e interprofissional, rompendo com a estrutura tradicional centrada nas disciplinas e na formação específica de determinado perfil profissional.
Assim, todos os cursos têm um desenho curricular direcionado por quatro eixos de formação que perpassam os anos de graduação. Em cada um dos eixos, módulos aglutinando áreas temáticas afins constituem a proposta curricular. Os quatro eixos são: Trabalho em Saúde O ser Humano em sua dimensão biológica O Ser Humano e sua Inserção social Aproximação a uma prática específica em saúde O Eixo O Ser Humano em sua Dimensão Biológica se constitui de dois núcleos: um núcleo comum de conhecimentos necessários para todos os cursos propostos (o conhecimento biológico necessário a um profissional para atuação na área da saúde) e um núcleo específico de aprofundamento a partir das necessidades de cada curso. No primeiro ano dos cursos, as áreas básicas do conhecimento foram organizadas em dois módulos: "Do Átomo à Célula", que reúne o conteúdo disciplinar de Biologia Celular, Bioquímica, Biologia Molecular e Genética; e o Módulo "Dos Tecidos aos Sistemas", reunindo o conteúdo de Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia. O Eixo O Ser Humano e sua Inserção Social tem como objetivos possibilitar ao estudante: formar o aluno para compreender o surgimento das ciências humanas como área de conhecimento e sua relação com a área da saúde; utilizar, teórica e metodologicamente, o instrumental das diferentes áreas do conhecimento das ciências humanas na saúde.
No primeiro ano dos cursos, o módulo "Indivíduo, Cultura e Sociedade" se desenvolve neste Eixo. O Eixo Trabalho em Saúde tem como objetivos possibilitar ao estudante: compreender as múltiplas dimensões envolvidas no processo saúde-doença e de produção de cuidado; compreender a realidade da saúde e do sistema de saúde vigente em nosso país; conhecer as diversas profissões e práticas de saúde; compreender o processo de trabalho em saúde; e construir uma visão crítica sobre a produção do conhecimento em geral, do conhecimento científico e do conhecimento na área da saúde. Finalmente, o Eixo Aproximação a uma Prática Específica em Saúde aborda os conhecimentos específicos de cada uma das áreas de graduação: Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional. Prevê-se uma articulação entre os quatro Eixos propostos, orientados pela formação de profissionais da saúde comprometidos com atuações consistentes, críticas e potencialmente transformadoras da realidade social - mantendo a ênfase na educação interprofissional, na interdisciplinaridade, no enfoque problematizador e na produção do conhecimento.
Para conhecer na íntegra o Projeto Pedagógico do Campus Baixada Santista, acesse esse link (em formato .pdf).