Apresentação

O Programa

A trajetória da UNIFESP traduz o compromisso de sua comunidade com a busca da excelência de suas atividades de ensino, extensão e pesquisa, desenvolvidas de forma integrada e a partir da escuta às demandas da sociedade. Este compromisso resulta na formação de profissionais-cidadãos com sólida formação técnico-científica e humanística.

Atualmente, a UNIFESP conta com seis campi que oferecem 27 cursos de graduação. A pós-graduação stricto sensu conta com 40 Mestrados Acadêmicos e 38 Doutorados, dos quais mais de 50% credenciados antes de 1984. Este cenário contribui para a manutenção e o crescimento de um ambiente facilitador para as atividades de formação, produção de conhecimento e interlocução com a sociedade, e para a qualificação de seu papel como Instituição de Ensino Superior de referência nacional e internacional.

O amadurecimento da massa crítica na área de alimentos e nutrição no Instituto Saúde e Sociedade localizado no Campus Baixada Santista, ocorrido pela atuação interdisciplinar de docentes, somado aos diversos projetos fomentados por agências financiadoras levou em 2014 a criação do Programa de Pós-Graduação Alimentos, Nutrição e Saúde.

Objetivo

Formar profissionais capazes de atuar de forma interdisciplinar no estudo dos alimentos, da alimentação e da nutrição, tendo como foco principal a saúde dos indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias e políticas de nutrição e saúde pública.

Missão

Promover o aprimoramento científico de graduados de diferentes áreas, visando à formação, de forma interdisciplinar, de docentes, pesquisadores e profissionais altamente qualificados para o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas no campo da Nutrição.

Perfil do Egresso

O aluno egresso deste Programa de Pós-Graduação estará capacitado a produzir conhecimento e atuar de forma interdisciplinar no ensino, na extensão e na pesquisa, pautado em princípios éticos, com formação científica na interface Alimentos, Nutrição e Saúde.

Infraestrutura

O Campus Baixada Santista conta atualmente com quatro unidades, sendo duas de uso do Instituto Saúde e Sociedade: uma situada à Av. Ana Costa, 95 (Unidade I) e a outra à Av. Silva Jardim, 136 (Unidade Central). As duas Unidades que atenderão ao PPGANS contam com 5 salas para alunos com computadores com acesso à Internet. A Unidade Central conta com uma sala e um laboratório de informática para os alunos de pós-graduação; nesta Unidade também estão disponíveis duas salas de reunião para até 8 pessoas.

O desenvolvimento da Pesquisa no Campus Baixada Santista está apoiado em um conjunto de laboratórios de pesquisa experimental e não experimental. Por ocasião da implantação do Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde, criou-se um Núcleo de Facilities, que tem como propósito articular e integrar os diferentes grupos de pesquisa. A criação deste Núcleo favorece a construção e execução de propostas de investigação de caráter interdisciplinar, ao mesmo tempo em que promove racionalidade na aplicação de recursos por meio do uso compartilhado de equipamentos e técnicos. O financiamento para a construção do Núcleo de Facilities é proveniente de agências de fomento (FAPESP, CNPq, CAPES e FINEP).

A organização física e espacial do Núcleo de Facilites inclui um conjunto de laboratórios de uso comum com equipamentos de alto custo associados a laboratórios-satélite, cuja estrutura atende aos temas de investigação de interesse dos pesquisadores do campus. Desta forma, análises e procedimentos que tenham aplicação a um conjunto maior de projetos estão reunidos nos laboratórios centrais, enquanto que linhas de pesquisa têm suas especificidades atendidas nos laboratórios-satélite, coordenados por professores do Programa ou não. O resultado desta opção é a aproximação de docentes e a interdisciplinaridade nos projetos, com articulação entre linhas de pesquisa e facilitação do trabalho interprofissional. Esta estrutura está disponível para atender a estudos de diversas áreas e com referenciais teóricos e metodológicos variados. É possível a realização de estudos clínicos, epidemiológicos, e de caráter experimental in vitro, e em modelos biológicos. O acesso a sujeitos de pesquisa para participação de estudos em grupo ou para a realização de entrevistas é facilitado pela localização central das Unidades do campus e pelos recursos de acessibilidade dos prédios.

O Programa conta com área administrativa, salas de aula, anfiteatro para 120 pessoas, laboratório de informática com 19 computadores e com os laboratórios de pesquisa, além da biblioteca.

Coordenação

Coordenadora: Profa. Dra. Veridiana Vera de Rosso
Vice-coordenadora: Profa. Dra. Paula Andrea Martins