LP 1 – Epidemiologia nutricional, saúde urbana, processos socioculturais e políticas públicas
Contemporaneamente a temática nutricional ocupa papel central na agenda da saúde. O binômio saúde/nutrição é permeado por antecedentes sócio-histórico-culturais que moldam a alimentação e o ambiente urbano, demandando a produção interdisciplinar de conhecimento e a formulação de políticas. Frentes desta linha: Estudo da magnitude, distribuição e dos determinantes das questões nutricionais. Investigação e avaliação de intervenções em saúde/nutrição no contexto urbano. Análise da relação alimentação/corpo/cultura, utilizando referenciais teóricos/metodológicos da Sociologia e da Antropologia da Alimentação; leitura crítica da obesidade, das práticas alimentares, corporais e dos transtornos alimentares. Estudo da trajetória das políticas públicas, enfatizando a alimentação e nutrição; análise do alcance e dos limites dessas políticas no seu contexto histórico-social; diagnóstico, planejamento, avaliação e construção de indicadores de impacto de políticas de alimentação e nutrição.
LP 2 - Ciência de Alimentos e Saúde
Diversas abordagens interdisciplinares visam a aplicação de conhecimentos da ciência de alimentos para a saúde de grupos populacionais. Neste contexto, os projetos dedicam-se à investigação dos atributos de qualidade nutricional, funcional, higiênico-sanitária, físico-química, sensorial e legal de alimentos. Entre os objetos de estudo se destacam: 1) avaliação dos constituintes dos alimentos, sua função tecnológica e seus efeitos sobre a saúde; 2) identificação e quantificação dos compostos bioativos de alimentos da biodiversidade brasileira; 3) desenvolvimento de produtos nutricionalmente melhorados; 4) implicações nutricionais decorrentes de técnicas de preparo e seus efeitos sobre a composição do alimento, retenção e atividade de nutrientes; 5) implicações tecnológicas e nutricionais de formulações alimentares com objetivos dietéticos especiais; e 6) análise do controle de qualidade e das boas práticas, propondo estratégias para a melhoria da sanidade e inocuidade dos alimentos.
LP 3 - Nutrição Clínica e Experimental
A utilização de modernas técnicas de pesquisa e avanços tecnologicos do mundo atual tem exigido da ciência da Nutrição, dinamismo especial que a linha se propõe. A alimentação tem sido apontada como um dos principais fatores causais no desenvolvimento de doenças, por outro lado a dieta é extremamente importante no tratamento de diversas enfermidades. Essa linha de pesquisa visa desenvolver estudos na área da nutrição clínica e experimental com aplicação na prática da saúde. Os objetivos da linha são: fomentar o estudo e a pesquisa na área da Nutrição Clínica e Experimental; fornecer aos profissionais da saúde subsídios técnicos para aprimorar seus conhecimentos específicos na área da nutrição clínica e experimental; estudar a problemática clínico-nutricional na perspectiva da saúde do indivíduo e da coletividade; estimular a participação dos diferentes profissionais da saúde na equipe interdisciplinar com vistas a promoção e manutenção da saúde.