Em sintonia com as políticas públicas brasileiras e os objetivos globais da Agenda 2030 da ONU, a Unifesp está lançando a campanha anual que trata de compras e contratações sustentáveis. Inspirada pela visão de equilibrar o crescimento econômico, social e ambiental, a universidade reconhece o papel estratégico das compras públicas sustentáveis no desenvolvimento nacional sustentável.
A campanha destaca a importância de integrar critérios sociais, ambientais e econômicos nas aquisições institucionais, alinhando-se aos princípios estabelecidos pela Lei 14.133/21, pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, pelo Guia Nacional de Contratações Sustentáveis da Consultoria-Geral da União - CGU/AGU e pelo Plano de Gestão de Logística Sustentável da Unifesp (PLS). Ao promover o consumo e a produção responsáveis, as compras públicas sustentáveis contribuem para a preservação do meio ambiente, o fortalecimento da economia e a promoção da inclusão social.
Em um país onde as compras governamentais representam uma parcela significativa da economia, direcionar o poder de compra do setor público para a aquisição de produtos e serviços sustentáveis é uma oportunidade única de gerar impactos positivos em larga escala. Através de critérios como eficiência energética, redução de resíduos e apoio à produção local, é possível estimular a inovação, impulsionar o mercado de bens e serviços sustentáveis e promover um desenvolvimento mais equilibrado e resiliente.