Política de acesso aberto FAPESP

Desde fevereiro de 2019, a FAPESP dispõe da Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas.

Como cumprir a política de acesso aberto da FAPESP?

Basicamente, publicando em revistas que permitam o arquivamento de uma cópia da versão final do artigo no Repositório Institucional UNIFESP. Este procedimento pode ser realizado assim que o trabalho for aprovado para publicação ou após o período de embargo estabelecido pela revista (algumas impõem período de embargo entre seis meses e um ano).

A revista escolhida para publicação deve ser de acesso aberto?

Não há obrigatoriedade de que a revista escolhida para publicar seu artigo seja de acesso aberto. Você pode publicar em revistas de acesso restrito cuja política editorial permita o depósito de uma cópia da versão final do artigo no Repositório Institucional UNIFESP. Em alguns casos, a versão post-print do artigo (versão que já passou por avaliadores) pode ser depositada. Em outros casos, não pode ser depositada. Algumas revistas cobram taxas para permitir a livre divulgação do artigo; outras permitem que o pesquisador deposite uma versão do artigo no Repositório Institucional, mas não a versão final. Algumas impõem um período de embargo; enquanto outras permitem que o PDF publicado pela própria revista seja depositado no Repositório Institucional. Cada revista tem sua própria política editorial e é importante conhecê-la para atender às disposições estabelecidas pela Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP

Como saber qual é a política editorial da revista onde quero publicar meu artigo?

No site da revista escolhida, há informações acerca da política editorial. Você pode, ainda, consultar o SHERPA / RoMEO, que lista as normas dos editores das revistas em relação às políticas de arquivamento de cópias em Repositório institucional. Para revistas brasileiras, é possível consultar o Diadorim (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras). Outra opção é o How can I share It, que mostra permissões de compartilhamento para artigos com DOI e links para políticas de compartilhamento dos principais editores científicos.

Certifique-se de escolher uma revista que permita a publicação da versão final do artigo no Repositório Institucional UNIFESP. Assim, você atenderá às exigências da Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP.