A comunidade internacional da Force 11, por meio da Joint Declaration of Data Citation Principles, estabeleceu em 2014 que os dados da pesquisa fazem parte do registro científico e acadêmico, devendo ser citados e referenciados. Isso assegura que os pesquisadores recebam o crédito por seus trabalhos.
Em outras palavras, os dados devem ser considerados produtos de pesquisa legítimos e citáveis. A citação de dados, como a citação de outras evidências e fontes, é uma boa prática de pesquisa e faz parte do ecossistema acadêmico que apoia a reutilização de dados.
Os princípios da Joint Declaration of Data Citation reconhecem a necessidade de criar práticas de citação que sejam compreensíveis por humanos e executáveis por máquinas. Estes princípios são agrupados por:
1. Importância
Os dados devem ser considerados produtos de pesquisa legítimos e citáveis. As citações de dados devem ter a mesma importância no registro acadêmico que as citações de outros objetos de pesquisa, como publicações.
2. Crédito e atribuição
As citações de dados devem facilitar a concessão de crédito acadêmico e atribuição normativa e legal a todos os contribuintes dos dados, reconhecendo que um único estilo ou mecanismo de atribuição pode não ser aplicável a todos os dados.
3. Provas
Na literatura acadêmica, sempre e onde uma afirmação se baseia em dados, os dados correspondentes devem ser citados.
4. Identificação Única
Uma citação de dados deve incluir um método persistente de identificação que seja executável por máquina, globalmente único e amplamente utilizado por uma comunidade.
5. Acesso
As citações de dados devem facilitar o acesso aos próprios dados e aos metadados, documentação, código e outros materiais associados, conforme necessário para que humanos e máquinas façam uso dos dados referenciados.
6. Persistência
Identificadores únicos e metadados que descrevem os dados devem persistir - mesmo além do tempo de vida dos dados que eles descrevem.
7. Especificidade e Verificabilidade
As citações de dados devem facilitar a identificação, o acesso e a verificação dos dados específicos que sustentam uma afirmação. As citações ou metadados de citações devem incluir informações sobre proveniência suficientes para facilitar a verificação de que a versão dos dados recuperados subsequentemente é o mesmo que foi originalmente citado.
8. Interoperabilidade e flexibilidade
Os métodos de citação de dados devem ser suficientemente flexíveis para acomodar as práticas variantes entre as comunidades, mas não devem diferir tanto a ponto de comprometer a interoperabilidade das práticas de citação de dados entre as comunidades.
- Em geral, as citações dos dados de pesquisa devem constar na seção de Metodologia, bem como nas Referências
- Dados de pesquisa ficam em domínio público sob a licença CC0
- Uma vez que os dados passam a ser produtos citáveis, é preciso atribuir um identificador único que garanta o acesso persistente e de fácil localização O DataCite fornece identificadores persistentes (DOIs) para dados de pesquisa
Clique para acessar o Guia de citação de dados de pesquisa - Scielo (2018) com exemplos de citações e referências de dados de pesquisa.