Bibliotecas digitais

Bibliotecas digitais são plataformas que armazenam e disponibilizam conteúdos em formato digital: livros, periódicos, teses, vídeos, imagens e outros. Conheça algumas:

 

  • Biblioteca Nacional Digital: Disponibiliza documentos digitalizados de acesso livre de grande importância para o Brasil, incluindo documentos da Biblioteca Nacional.
  • Biblioteca Digital Mundial: Disponibiliza livros, diários, manuscritos, mapas, filmes, impressos e fotografias e registros fonográficos. É possível navegar por período, lugar, tópico, tipo de material e instituição. São diversas instituições participantes em todo o mundo. Em português.
  • Scielo: Foi desenvolvido para apresentar e viabilizar acesso a literatura científica, especialmente na América Latina e Caribe. Apresenta interface amigável que proporciona uma facilidade de busca por artigo, periódico ou áea do conhecimento. É possível ainda vizualizar números e indicadores de acesso, proporcionando informação sobre o impacto, uso e pertinência das publicações.
  • BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações: Coordenada pelo IBICT, tem o objetivo de reunir de maneira integrada um sistema com informações sobre tesses e dissertações existente nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil.Com isso dá-se o incentivo da publicação digital desses trabalhos e uma tentativa de dar maior vivsibilidade à produção científica brasileira.
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – USP: Considerada a maior biblioteca digital do gênero na América Latina, com mais de 92 mil documentos. A partir de um sistema de busca avançada é possível procurar por temática, campo de interesse, nome dos autores ou orientadores de cada pesquisa. Todos os trabalhos são disponibilizados para download em formato pdf, com exceção daqueles que envolvem patentes e permanecem com acesso restrito.
  • Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP (BORE): Possui materiais datados do século 15 ao século 20, que podem ser consultados na íntegra por todos. São livros, folhetos, revistas, jornais e diversos outros documentos que incluem não apenas obras raras, mas também obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações especiais ou mesmo com autógrafo de personalidades célebres.
  • Bibioteca do Comum – Instituto intersaber: Biblioteca digital e de livre acesso sobre um conjunto de temas emergentes que apontam para novos paradigmas sociais, mais participativos, ecológicos e organizados de baixo para cima. Seu objetivo é o de se constituir como um grande bem comum de conhecimentos para inspirar e fomentar a consciência pública para mudanças sociais e construção de novas institucionalidades, assim como praticar uma experiência de gestão coletiva de recursos compartilhados.
  • Biblioteca Digital da ONU: ponto de acesso global à informação das Nações Unidas, incluindo material histórico e registros contemporâneos, documentos oficiais da ONU e publicações de acesso público, discursos e dados de votações nos diferentes órgãos da organização, mapas, resoluções, atas de reuniões e uma diversa coleção de documentos institucionais. A plataforma está disponível nos seis idiomas oficiais da organização, além de alguns outros não oficiais, em certos casos.
  • Gallica: A biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França Gallica oferece acesso a mais de 1,5 milhão de documentos digitais disponíveis que se encontram em domínio público nas áreas de Artes e Humanidades. Dentre os documentos disponibilizados estão livros, manuscritos, cartas, imagens, revistas e jornais, partituras, músicas e letras de músicas. Os recursos de pesquisa podem ser acessados nos idiomas: francês, inglês, português e espanhol. A utilização do seu conteúdo para usos não comercial é gratuita.
  • Digital Public Library of America: Disponibilize milhões de materiais de bibliotecas, arquivos, museus e outras instituições culturais de todo o país, para todos, em uma única experiência de descoberta.
  • New York Public Library Digital Gallery: oferece livre acesso a mais de 800.000 imagens digitalizadas do acervo da biblioteca pública de Nova York. Essa vasta coleção inclui iluminuras, mapas históricos, posters vintage, impressões raras, fotografias e mais.
  • National Library of Scotland: Maior biblioteca da Escócia e uma das principais bibliotecas de pesquisa da Europa. Disponibiliza documentos históricos raros, periódicos online, mapas, manuscritos, partituras, publicações oficiais, fotografias, jornais, livros raros, entre outras coleções.
  • Biblioteca Digital Andina: A Biblioteca Digital Andina reúne obras de referência cultural e histórica dos países membros da Comunidade Andina (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) 
  • Biblioteca Digital do Patrimônio Iberoamericano: Acesso livre e gratuito ao patrimônio cultural digital Iberoamericano. É um projeto promovido pela Associação das Bibliotecas Nacionais da Ibero-América (ABINIA) que visa criar um portal que permita o acesso a partir de um único ponto de consulta aos recursos digitais de todas as Bibliotecas participantes.
  • The European Library: Oferece acesso rápido e fácil às coleções das 48 bibliotecas nacionais da Europa e às principais bibliotecas de pesquisa europeias. Os usuários podem fazer pesquisas cruzadas e reutilizar milhares de itens digitais e registros bibliográficos. Os objetos vêm de instituições localizadas em países membros do Council of Europe e variam de registros de catálogo a livros de texto completo, revistas, periódicos e gravações de áudio. Trinta e cinco idiomas diferentes são representados entre os objetos pesquisáveis.
  • National Digital Library of China: A Biblioteca Nacional da China (NLC) serve como repositório das publicações do país, um centro bibliográfico nacional, um centro nacional para preservação e conservação de livros antigos.