Gestão de dados de pesquisa

Pesquisas científicas geram dados e/ou são geradas a partir deles. Dados de pesquisa incluem documentos textuais, planilhas, estatísticas, cadernos de campo, diários, questionários, transcrições, arquivos de áudio, vídeo, fotografias, artefatos, dentre outras tipologias, a depender da área de conhecimento.

Parte essencial das boas práticas de pesquisa, gerenciar dados de pesquisa tem sido preocupação de pesquisadores e agências de fomento.

Quais dados coletar; como descrever, preservar e assegurar a qualidade; definir onde e por quanto tempo armazenar são algumas das questões a serem analisadas.

Neste sentido, torna-se importante a elaboração de um Plano de Gestão de dados.

O Data Management Plan (DMP), ou Plano de Gestão de Dados, é um documento formal que descreve os dados produzidos durante um projeto de pesquisa e descrevem estratégias de gerenciamento de dados que serão implementadas durante e após a fase ativa do projeto de pesquisa. Os DMPs também descrevem detalhadamente todos os aspectos do gerenciamento de dados que ocorrerão durante todo o ciclo de vida dos dados da pesquisa, quando os dados estiverem sendo coletados, organizados, documentados, compartilhados e preservados.

Segundo o Digital Curation Centre (2013) algumas perguntas norteiam a construção de um DMP:

• Quais dados você coletará ou criará?

• Como os dados serão coletados ou criados?

• Que documentação e metadados acompanharão os dados?

• Como você administrará qualquer questão ética?

• Como você vai gerenciar os direitos autorais e os direitos de propriedade intelectual?

• Como os dados serão armazenados e armazenados durante a pesquisa?

• Como você vai gerenciar o acesso e a segurança?

• Quais dados devem ser mantidos, compartilhados e / ou preservados?

• Qual é o plano de preservação a longo prazo para o conjunto de dados?

• Como você vai compartilhar os dados?

• São necessárias restrições ao compartilhamento de dados?

• Quem será responsável pelo gerenciamento de dados?

• Quais recursos você precisará para implementar seu plano?

O Plano de Gestão de Dados:

• Aumenta a eficiência das atividades de pesquisa ao economizar tempo e recursos;

• Assegura a integridade dos dados e registros da pesquisa;

• Aumenta o potencial de replicação de pesquisas;

•  Permite que os dados sejam compreensíveis agora e no futuro.

Para tanto, os dados precisam ser fornecidos em condições que permitam a sua reutilização e redistribuição. Os Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) definem princípios para que os dados científicos sejam localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis.

Existem ferramentas na web que facilitam a tarefa de escrever um Plano de Gestão de Dados:

• DMP Tool. Criado pela Universidade da Califórnia, esta é uma das ferramentas mais utilizadas nos Estados Unidos. Atualmente é a plataforma utilizada pela UNIFESP: Em "Sign in" insira seu e-mail institucional (@unifesp.br). Clique em "continue" e, depois, em "Sign in with institution (SSO)". Você será conduzido(a) a uma página que solicitará seu nome de usuário e senha da Intranet UNIFESP.

• DMPonline. Criado pelo Digital Curation Centre (DCC) da Universidade de Edimburgo, com o apoio do Comitê Conjunto de Sistemas de Informação (JISC), é praticamente uma ferramenta de uso oficial no Reino Unido. Atualmente, está sendo adaptado para uso em outros países e em outros idiomas.

• PGDonline. É uma tradução espanhola de DMPonline mantida pelo Consórcio Madroño de Madri.

No caso do PGDonline, basta se cadastrar, escolher nome e modalidade e responder às perguntas. É possível, ainda, contar com orientações sobre como criar um Plano de Gestão de Dados.

Estas ferramentas disponibilizam centenas de modelos de planos que foram submetidos a um grande número de agências de fomento, para as mais diversas áreas do conhecimento e são de uso livre para qualquer usuário.

Para saber mais:

Aula da Fiocruz: Plano de Gestão de Dados (PGD)

Cartilha do IBICT: Dados de pesquisa: quem ama, cuida

Guia da FIOCRUZ: Plano de gestão de dados de pesquisa - PGD: Guia de elaboração

Guia do IBICT: Gestão de dados de pesquisa para bibliotecários e pesquisadores

Matéria da ABCD USP: Curadoria de Dados de Pesquisa

Estudo técnico da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados): A LGPD e o tratamento de dados pessoais para fins acadêmicos e para a realização de estudos por órgão de pesquisa

Série de vídeos "Compartilhamento de dados de pesquisa em repositórios" - UFRGS

Série de vídeos "Rede Dados Abertos - Compartilhamento de Dados de Pesquisa" - IBICT

Site da CRBU (Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da UNIFESP): Plano de Gestão de Dados

REFERÊNCIAS

SILVA, F. C. C. Como elaborar um plano de gestão de dados científicos. Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://cicloperiodicos.bu.ufsc.br/files/2018/05/OFICINA_-Como-elaborar-um-plano-de-gesta%CC%83o-de-dados-cienti%CC%81ficos-copia.pdf. Acesso em: 11 nov. 2020.

PRÓ Reitoria de Pesquisa UFSCar. Gestão de dados. Disponível em: http://www.propq.ufscar.br/pesquisador/gestao-de-dados-1. Acesso em: 11 nov. 2020.

ABCD USP. Plano de gestão de dados. Disponível em: https://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/dados-pesquisa/plano-gestao-dados-2/. Acesso em: 11 nov. 2020.