Os dados oriundos de pesquisas podem ser armazenados, preservados e acessados, contribuindo para a reprodutibilidade do conhecimento científico. Financiadores e editoras internacionais têm determinado que dados de pesquisa estejam acessíveis para outros pesquisadores.
Repositórios de dados são plataformas responsáveis por coletar, armazenar e gerenciar grandes conjuntos de dados de pesquisa.
Há ferramentas de busca que permitem acesso a repositórios de dados de pesquisas de todas as áreas do conhecimento:
- R3Data – Registry of Research Data Repositories – é possível buscar repositórios de dados por assunto e por país
- Repository Finder – é possível encontrar repositórios, do R3Data, que atendam aos Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable)
- Scientific Data – encontre repositórios recomendados pela revista Nature em várias áreas do conhecimento
- Metabuscador de dados de pesquisa – reúne dados de pesquisas das Universidades no Estado de São Paulo.
Depois de elaborar o Plano de Gestão de Dados, é hora de escolher um Repositório de Dados para armazenar, preservar e possibilitar acesso a seus dados de pesquisa.
- O Repositório de Dados UNIFESP permite o arquivamento de dados de pesquisa. Para mais informações, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- O LattesData é fruto de uma parceria entre Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O repositório realiza o depósito e disponibilização de conjunto de dados de pesquisa de projetos fomentados pelo CNPq, permitindo compartilhamento e reuso pela comunidade científica, a preservação de dados de pesquisa e sua acessibilidade no longo prazo, além de múltiplas oportunidades de inovação. Está disponível para pesquisadores e sociedade em geral, podendo navegar, pesquisar os metadados e baixar os conteúdos que estiverem em acesso aberto no repositório.
- Zenodo é um repositório aberto de uso geral desenvolvido sob o programa europeu OpenAIRE e operado pelo CERN. Ele permite que os pesquisadores depositem documentos de pesquisa, conjuntos de dados, software de pesquisa, relatórios e quaisquer outros artefatos digitais relacionados à pesquisa. Zenodo ajuda os pesquisadores a receber crédito tornando os resultados da pesquisa citáveis ; através do OpenAIRE integra os resultados em relatórios para agências de financiamento, como a Comissão Europeia. As informações de citação também são passadas para o DataCite e para agregadores acadêmicos.
- Mendeley Data é um repositório gratuito especializado em dados de pesquisa. Pesquise mais de 20 milhões de conjuntos de dados indexados em milhares de repositórios de dados.