Repositório de dados

Os dados oriundos de pesquisas podem ser armazenados, preservados e acessados, contribuindo para a reprodutibilidade do conhecimento científico. Financiadores e editoras internacionais têm determinado que dados de pesquisa estejam acessíveis para outros pesquisadores.

Repositórios de dados são plataformas responsáveis por coletar, armazenar e gerenciar grandes conjuntos de dados de pesquisa.

Há ferramentas de busca que permitem acesso a repositórios de dados de pesquisas de todas as áreas do conhecimento:

Depois de elaborar o Plano de Gestão de Dados, é hora de escolher um Repositório de Dados para armazenar, preservar e possibilitar acesso a seus dados de pesquisa.

  • O Repositório de Dados UNIFESP permite o arquivamento de dados de pesquisa. Para mais informações, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • LattesData é fruto de uma parceria entre Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O repositório realiza o depósito e disponibilização de conjunto de dados de pesquisa de projetos fomentados pelo CNPq, permitindo compartilhamento e reuso pela comunidade científica, a preservação de dados de pesquisa e sua acessibilidade no longo prazo, além de múltiplas oportunidades de inovação. Está disponível para pesquisadores e sociedade em geral, podendo navegar, pesquisar os metadados e baixar os conteúdos que estiverem em acesso aberto no repositório.