DESTAQUES

EPPEN inicia Mestrado Profissional em Administração Pública com aula inaugural

Profiap 27.08.2024

Evento de abertura marca o início da primeira turma do PROFIAP na UNIFESP

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Informamos que o início das aulas está marcado para o dia 29 de julho de 2024, já no novo campus Quitaúna.

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Sejam todos muito bem-vindos aos novos edifícios acadêmico e administrativo da EPPEN no campus Quitaúna!

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Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

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O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

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Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

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É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

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NOTÍCIAS

Chamada para extensionistas em caráter voluntário

CHAMADA PARA EXTENSIONISTAS EM CARÁTER VOLUNTÁRIO

A coordenação do projeto de extensão “Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça” torna pública a estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos(as) em assuntos educacionais e docentes da Unifesp e comunidade externa a chamada para atuação em caráter voluntário no projeto.

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Estudantes da UNIFESP e da University of Windsor participaram de intercâmbio promovendo valiosas conexões acadêmicas e culturais

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 Ao participarem do Programa Brazil-Canada Business Study Exchange estudantes da UNIFESP estabelecem conexões valiosas com estudantes canadenses da University of Windsor do Canadá
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CAPES aprova Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global da EPPEN

Mestrado RI

No dia 17/07/2024, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior aprovou a abertura do Mestrado em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global, na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Inscrições Abertas para Aluno Especial no Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º Semestre de 2024

Aluno especial 20242

Estão abertas as inscrições para aluno especial do Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º semestre de 2024

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André Roncaglia de Carvalho é indicado para o cargo de diretor-executivo do Brasil no FMI

Andre RoncagliaRoncaglia fez parte do quadro efetivo de docentes da EPPEN/Unifesp entre 2016 e 2024

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EVENTOS

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

O projeto possui o objetivo de desenvolver uma rede empreendedora, por meio de diálogos com a sociedade civil: empresas, empresários, empreendedores e especialistas. Pretendemos desenvolver e provocar debates sobre os mais diversos assuntos dentro da área da administração e empreendedorismo.

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Regionalismo centro-americano, um caminho para a (des)integração?

Regionalismo centro americano um caminho para a desintegraçãoIntrodução: A América Central, uma região marcada por uma história compartilhada e desafios comuns, navegou pelas águas turbulentas do regionalismo ao longo dos anos.

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O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO.

O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

Essa palestra está focada nos impactos da informalidade no desenvolvimento econômico brasileiro.

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DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: QUESTÕES E CONSENSOS

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL QUESTÕES E CONSENSOS

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

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Transição Energética: Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Transição Energética Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Projeto de Extensão sobre Transição Energética no Brasil, visando a produção de material audiovisual a ser disponibilizado em redes sociais com conteúdo informativo para o grande público sobre as oportunidades e desafios do processo para o Brasil bem como seu papel no processo.

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Sobre Divisão de Gestão com Pessoas

Divisão de Gestão com Pessoas tem por missão realizar a gestão eficiente das áreas da administração de pessoal buscando um padrão de qualidade e excelência, de forma contínua, e é composta pelas seguintes áreas:

  • Frequência
  • Cadastro
  • Estágios
  • Concursos

Caberá à Divisão de Recursos Humanos:

  • Coordenar, controlar as atividades das áreas, a fim de garantir o bom funcionamento da divisão pertinente à administração de pessoal;
  • Organizar e coordenar os concursos para contratação de docentes;
  • Elaborar relatórios de gestão;
  • Atuar de forma sistemática para a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores.

PORTARIA nº 522, DE 14 DE MARÇO DE 2012

 

Equipe

Patrícia Silva Oliveira (Chefe de Divisão)
E-mail / Google chat: psoliveira@unifesp.br
 
Sara de Jesus Miguel
E-mail / Google chat: sara.miguel@unifesp.br
 
Andréia Pereira da Silva
E-mail / Google chat: andreia.pereira@unifesp.br
 
 
 

Contato

Endereço: Rua Oleska Winogradow, 100 – Jd. das Flores - Osasco - SP - CEP: 06120-042
Telefone: (11) 3385-4296 - VOIP 5591, 5592 e 5593
E-mail: atendimento.dgp.osaarroba2unifesp.br

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta feira - das 09h às 17h

Projetos de Extensão - Ciências Atuariais

LABIS – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade:

O LABIS é um Programa de Extensão de caráter permanente e visa ampliar e fortalecer a articulação entre a Universidade e a Comunidade para a promoção da inovação e sustentabilidade.
Neste sentido, são objetivos do LABIS: (i) desenvolver e estimular a Pesquisa Científica no contexto da Inovação e Sustentabilidade; (ii) construir parcerias com todos os campi da Unifesp, outras instituições de ensino e pesquisa, e entidades públicas e privadas; (iii) firmar parcerias entre UNIFESP/EPPEN e a comunidade local; (iv) proporcionar atividades acadêmicas com os diversos atores e agentes sociais; (v) estabelecer ambiente para a inovação pautada em valores sustentáveis, transparentes, éticos, de criatividade e empatia.
Coordenador: Prof. Dr. Dan Rodrigues Levy

 

Projeto Conhecendo Nossa Rede: Universidade e Políticas Socioassistenciais e de Saúde

O Projeto propõe aos alunos participantes elaboração de material audiovisual sobre temas ligados aos domínios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto, são trabalhadas áreas diversas como: pessoas em situação de rua, portadores de deficiência, infância e adolescência em risco social, idosos em situação de vulnerabilidade social, mulheres vítimas de violência, Estratégia de Saúde da Família (ESF), entre outros. Para a elaboração do material, os alunos visitam instituições que realizam ações com os grupos elencados, a fim de conhecer as atividades ali desenvolvidas, os desafios postos para a realização de sua prática e os enfrentamentos cotidianos dos usuários do serviço. São realizadas entrevistas com gestores e profissionais, e filmagens das atividades/espaços, com consentimento expresso através de termo que estabelece critérios para a execução do projeto. Almeja-se que a experiência de contato com os serviços socioassistenciais e de saúde permitam aos alunos uma melhor compreensão da importância das políticas públicas nestes domínios, que atendem milhões de cidadãos e estabelecem patamares civilizatórios através da inclusão social. Neste sentido, o projeto pretende conduzir o discente à construção de um posicionamento crítico frente à produção de desigualdades e às dificuldades enfrentadas pelos equipamentos de AS e Saúde.
Coordenador: Prof. Dr. Celso Takashi Yokomiso

 

Projeto Sem Apertos: Psicologia, Juventude e Educação Financeira

Descrição: O projeto tem como objetivo propiciar aos jovens instrumentos e estratégias que os auxiliem na tomada de decisões econômicas. Está atrelado à disciplina “Psicologia Atuarial”, parte da grade curricular do curso de Ciências Atuariais da EPPEN, tendo o corpo discente papel fundamental na intervenção junto ao público alvo, advindos de escolas e entidades socioassistenciais. A estratégia do projeto de extensão e cultura se ampara nos fundamentos da Psicologia Econômica, sobretudo, os referentes aos processos de tomada de decisão, como as distorções de percepção e papel do afeto nas escolhas econômicas; na Psicologia Social, que se volta ao estudo das configurações sociais na construção de atitudes e pensamentos; e nos elementos formais da Educação Financeira, que oferecem repertório de conhecimentos sobre organização de orçamento, poupança, entre outros. Tem sido aplicado em ETEC's e escolas públicas.
Coordenador: Prof. Dr. Celso Takashi Yokomiso

Trabalho de Conclusão de Curso - Ciências Atuariais

O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do curso de graduação em atuária visa consolidar as condições de formação acadêmica do(a) discente por meio da integração dos vários conhecimentos, valores e habilidades/competências apreendidos e construídos ao longo do curso. Além disso, pretende facilitar o aprendizado de procedimentos metodológicos de pesquisa, permitindo melhor compreensão do mecanismo geral do desenvolvimento científico.

O TCC constitui-se de uma atividade curricular prevista no Projeto Pedagógico do Curso - PPC, e sua aprovação é condição para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Atuariais. É composto de duas disciplinas: Projeto de Pesquisa em Atuária e Produção Técnica em Atuária (TCC). Para cursar a UC de Produção Técnica, obrigatoriamente o(a) discente deverá ter concluído e sido aprovado(a) na UC Projeto de Pesquisa.

O detalhamento das UCs e seus respectivos produtos finais, são definidos em regulamento específico.

Para os TCCs que envolvam entrevistas, aplicação de questionários em grupos focais e/ou observação participante, antes mesmo da coleta dos dados, o Professor Orientador do projeto deverá submetê-lo ao Comitê de Ética em Pesquisa (PROJETOS QUE ENVOLVAM PESSOAS), pela Plataforma Brasil, através do link: https://cep.unifesp.br/projetos-que-envolvem-seres-humanos 

Documentos para o TCC:

 

 

Estágio - Ciências Atuariais

Conforme a Lei n. 11.788/2008, estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente laboral. Tem como objetivo preparar o(a) discente para os desafios que se impõem no mundo do trabalho.

O estágio possibilita que o(a) aluno(a) aprenda competências próprias da atividade profissional, de forma contextualizada com sua grade curricular, desenvolvendo tanto os aspectos ligados diretamente à profissão, como à construção da cidadania.

Há duas categorias de estágio: obrigatório ou não-obrigatório. No primeiro, a carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Já no segundo, é desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. 

Para o Curso de Ciências Atuariais, o estágio é considerado como não obrigatório. Trata-se, no entanto, de uma ótima oportunidade para aprender a prática profissional, articulando-a com os conteúdos do curso.

Neste desafio, há diversas recomendações para que se celebre o contrato de estágio e para que o(a) aluno(a) possa efetivamente desenvolver novas competências.

Manual de Estágio