Importante: deve ser submetido ao Repositório Institucional, a versão definitiva e final da Monografia. Em caso de erro, engano ou a submissão de uma versão preliminar, será necessário uma correção via inclusão de errata, conforme as Instruções para Inclusão de Errata no Repositório Institucional Unifesp. |
1. Solicite o e-mail institucional
Se ainda não tem o e-mail institucional, faça a solicitação*. Toda a comunicação do depósito, inclusive o acesso, é realizada pelo e-mail Unifesp.
*https://sua.unifesp.br/catalogo_ti/email/solicita
2. Login no RI
No endereço: repositorio.unifesp.br entre com login (email institucional sem o @unifesp) e senha da intranet
3. Preencha os dados da publicação
Preencha os campos de título, autor, orientador(a), resumo, palavras-chaves e demais informações sobre o trabalho.
4. Deposite o documento em formato PDF/A
Esse formato permite a preservação do documento a longo prazo.
5. Aceite os termos de autorização
Leia atentamente e faça o aceite de autorização e de integridade do seu trabalho.
6. Submissão completa
Ao receber essa mensagem, seu depósito estará completo e é só aguardar.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Programa ou com a Biblioteca do seu campus.
Site: https://bibliotecas.unifesp.br/acontece/noticias/ripubli
ATENÇÃO:
1) É importante que o(a) usuário(a) habilite o email institucional (instruções em: https://sua.unifesp.br/catalogo_ti/email/solicita) e faça, pelo menos, o primeiro acesso nesse email, ANTES de se logar no Repositório.
2) Caso não tenha recebido o email de Confirmação de submissão de documento, Submissão não aceita, Submissão aprovada e arquivada, oriente-o para abrir um chamado via OTRS em https://atendimento.unifesp.br - Tecnologia da Informação > TI: Sistemas Institucionais
SITUAÇÕES QUE FARÃO SUA SUBMISSÃO SER REJEITADA E A MESMA PRECISAR SER REFEITA:
- falta da ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca (vide abaixo),
- Os nomes dos autores e orientadores estarem incompletos, bem como não inserir a informação "[UNIFESP]" depois dos nomes do autor e orientador.
- Especial atenção quando houver co-orientador(a): o mesmo tem de estar informado na folha de rosto e no preenchimento dos dados da submissão;
- Os alunos preencherem apenas o campo de resumo e não preencherem com o abstracts,
- Os elementos nas monografias estarem fora de ordem (vejam mais abaixo no fim da página o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos e um esquema simplificado da NBR 14724);
- Falta de padronização nas referências;
- Inserir todas as palavras-chave em apenas uma caixa de texto; é uma palavra-chave (ou conjuntos de palavras-chave) por caixa de texto, por exemplo, "Brasil", é uma caixa de texto, agora se a palavra-chave for
"Planejamento estratégico" é um descritor, ele inteiro em apenas uma caixa de texto.
LEMBREM-SE: para os cursos que tenham TCC em formato de monografia, é obrigatório que o TCC tenha ficha catalográfica. Para TCCs em formato de artigo, eles não necessitam de ficha catalográfica.
As solicitações para as confecções de fichas catalográficas devem ser encaminhadas para o e-mail biblioteca.osasco@unifesp.br, contendo:
• folha de rosto do trabalho acadêmico (com autor, título, orientador, ano de defesa e o curso de Graduação, Especialização ou Mestrado);
• Resumo com as palavras-chave;
• Número total de folhas (a ficha catalográfica não conta na numeração);
• Se a monografia possui ou não ilustrações.
Confeccionamos as fichas dentro de um prazo de até 3 dias úteis, e enviamos em formato PDF, não sendo possível gerar em outros formatos.
Ademais, as palavras-chave constantes na ficha podem ser diferentes das enviadas pelo autor, pois a Biblioteca segue um vocabulário controlado para a padronização das mesmas.
Além disso, na elaboração dos TCCs e Artigos, é imprescindível seguir as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que podem ser conferidas no Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos (2020).
Vejam abaixo a ordem correta dos elementos em uma monografia: