DESTAQUES

EPPEN inicia Mestrado Profissional em Administração Pública com aula inaugural

Profiap 27.08.2024

Evento de abertura marca o início da primeira turma do PROFIAP na UNIFESP

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Informamos que o início das aulas está marcado para o dia 29 de julho de 2024, já no novo campus Quitaúna.

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Sejam todos muito bem-vindos aos novos edifícios acadêmico e administrativo da EPPEN no campus Quitaúna!

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Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

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O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

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Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

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É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

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NOTÍCIAS

Chamada para extensionistas em caráter voluntário

CHAMADA PARA EXTENSIONISTAS EM CARÁTER VOLUNTÁRIO

A coordenação do projeto de extensão “Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça” torna pública a estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos(as) em assuntos educacionais e docentes da Unifesp e comunidade externa a chamada para atuação em caráter voluntário no projeto.

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Estudantes da UNIFESP e da University of Windsor participaram de intercâmbio promovendo valiosas conexões acadêmicas e culturais

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 Ao participarem do Programa Brazil-Canada Business Study Exchange estudantes da UNIFESP estabelecem conexões valiosas com estudantes canadenses da University of Windsor do Canadá
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CAPES aprova Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global da EPPEN

Mestrado RI

No dia 17/07/2024, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior aprovou a abertura do Mestrado em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global, na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Inscrições Abertas para Aluno Especial no Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º Semestre de 2024

Aluno especial 20242

Estão abertas as inscrições para aluno especial do Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º semestre de 2024

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André Roncaglia de Carvalho é indicado para o cargo de diretor-executivo do Brasil no FMI

Andre RoncagliaRoncaglia fez parte do quadro efetivo de docentes da EPPEN/Unifesp entre 2016 e 2024

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EVENTOS

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

O projeto possui o objetivo de desenvolver uma rede empreendedora, por meio de diálogos com a sociedade civil: empresas, empresários, empreendedores e especialistas. Pretendemos desenvolver e provocar debates sobre os mais diversos assuntos dentro da área da administração e empreendedorismo.

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Regionalismo centro-americano, um caminho para a (des)integração?

Regionalismo centro americano um caminho para a desintegraçãoIntrodução: A América Central, uma região marcada por uma história compartilhada e desafios comuns, navegou pelas águas turbulentas do regionalismo ao longo dos anos.

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O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO.

O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

Essa palestra está focada nos impactos da informalidade no desenvolvimento econômico brasileiro.

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DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: QUESTÕES E CONSENSOS

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL QUESTÕES E CONSENSOS

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

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Transição Energética: Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Transição Energética Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Projeto de Extensão sobre Transição Energética no Brasil, visando a produção de material audiovisual a ser disponibilizado em redes sociais com conteúdo informativo para o grande público sobre as oportunidades e desafios do processo para o Brasil bem como seu papel no processo.

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Currículo

A estrutura curricular do Projeto Pedagógico do Curso Direito (PPC) tem como diretrizes a valorização da autonomia do aluno e da aluna na definição de seu percurso formativo, a busca por um padrão de conhecimento convergente e socialmente referenciado, o compromisso com a promoção de um ambiente acadêmico inclusivo e o estímulo à aprendizagem por meio da solução de problemas complexos, levando em consideração aspectos como a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a acessibilidade metodológica e a articulação entre teoria e prática.

 

Clique na imagem abaixo para acessar ao Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Unifesp (2023):

 

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Duração
10 (dez) semestres

 

Eixos de Formação

 

A Matriz Curricular está estruturada em três “Eixos de Formação”, em linha com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Direito, distribuídos ao longo do percurso formativo e fortemente articulados entre si. 

> Eixo de Formação Geral: oferecerá aos alunos e às alunas sólidas bases teórico-metodológicas e empíricas para a compreensão do fenômeno jurídico em seu respectivo contexto. Abrange Unidades Curriculares voltadas à ambientação do aluno e da aluna às discussões introdutórias fundamentais do campo jurídico e ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa necessárias à produção de conhecimento básico e aplicado sobre o Direito. Nesse Eixo de Formação também são abarcadas Unidades Curriculares que objetivam o desenvolvimento de um olhar interdisciplinar sobre as condicionantes e os impactos do fenômeno jurídico na sociedade a partir do contato com outros saberes, notadamente: Antropologia, Ciência Política, Economia, Filosofia, Relações Internacionais e Sociologia.

> Eixo de Formação Técnico-Jurídica: oferece ao aluno e à aluna o espaço para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à atuação técnico-jurídica qualificada em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais. Abarca amplo repertório de conhecimentos e habilidades imprescindíveis ao domínio da dogmática jurídica de forma aplicada e levando em consideração seu contexto sociopolítico e econômico. É composto por Unidades Curriculares que oferecem conteúdos e habilidades essenciais no Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Internacional, Direito Penal, Direito Processual, Direito do Trabalho, Direito Tributário, entre outras.

> Eixo de Formação Prático-Profissional: oferece ao aluno e à aluna o desenvolvimento das habilidades necessárias ao exercício profissional nas diversas carreiras jurídicas a partir da integração entre conteúdos explorados ao longo do percurso formativo e a prática. No âmbito de Unidades Curriculares de Estágio Supervisionado Obrigatório denominadas “Clínicas de Prática Jurídica”, o instrumental técnico-jurídico essencial à atuação profissional é exercitado à luz dos princípios norteadores do Projeto Pedagógico do Curso – isto é, orientado ao interesse público, à ampliação das práticas democráticas e ao fortalecimento da cidadania. Também compõe o Eixo de Formação Prático-profissional o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

Sólida base generalista e ênfases formativas

 

A Matriz Curricular reflete a opção por combinar uma sólida formação de base generalista, abrangendo conteúdos essenciais das mais diversas áreas do Direito, com a possibilidade de aprofundamento e concentração da formação ao longo do Curso. Busca-se, assim, conciliar a autonomia intelectual dos estudantes com a coesão dos conteúdos abrangidos em seu percurso formativo.

Para tanto, o Projeto Pedagógico do Curso possibilita a concentração da formação em diferentes ênfases, que constituem trilhas formativas compostas por Unidades Curriculares que integram os Eixos de Formação Técnico-Jurídica e de Formação Prático-Profissional, abertas a partir da segunda metade do Curso e com maior intensidade nos dois últimos anos. 

Nas ênfases, haverá a oportunidade de aprofundar os conhecimentos das áreas básicas exploradas nas Unidades Curriculares fixas a partir de conteúdos específicos de direito material e de direito processual, bem como o desenvolvimento de habilidades profissionais essenciais a diferentes ramos de atuação à escolha do discente e da discente.

 

O Curso de Direito da Unifesp oferece quatro ênfases formativas, cada uma com as suas respectivas Unidades Curriculares eletivas:

> Direito das Políticas Públicas e da Regulação

> Direito das Relações Privadas e dos Negócios

> Direito da Tutela Penal

> Direitos Humanos

 

Clínicas de Prática Jurídica

 

A estudante e o estudante de Direito da Unifesp terão como parte de sua formação prática a atuação nas Clínicas de Prática Jurídica.

As Clínicas têm por objetivo promover uma formação centrada na solução de problemas concretos. Enquanto parte das atividades das Clínicas será desenvolvida em práticas simuladas – chamadas de Oficinas - (moot courts, oficinas de redação e expressão verbal e de técnicas contratuais e processuais), outra parte desenvolverá Assessoria Jurídica de alto impacto (práticas “reais”). 

Tanto nas Oficinas quanto nas Assessorias Jurídicas, as Clínicas de Prática Jurídica tratarão de conteúdos de interesse público e farão uso de ferramentas pertencentes a um amplo espectro da prática jurídica. Uma dessas ferramentas será a mobilização, simulada ou real, do Judiciário em demandas de impacto ou benefícios coletivos (litígio estratégico), com judicialização ou intervenções em processos judiciais, nacionais ou internacionais. Além disso, as Clínicas de Prática Jurídica desenvolverão práticas não forenses, tais como consultorias jurídicas, formas alternativas de resolução de conflitos (arbitragem, negociação, conciliação, mediação), participação em processos legislativos e na elaboração de políticas públicas, acompanhamento do impacto de regulações, pesquisas aplicadas, contratos, entre outras.

Nas Clínicas, os estudantes e as estudantes enfrentarão situações complexas e desafiadoras – que demandam abordagens interdisciplinares e uma atuação convergente dos vários ramos do Direito – , tal como acontece na prática das carreiras jurídicas. Voltadas à realização de produtos de impacto em benefício da sociedade, as clínicas de prática real buscarão uma atuação em caráter extensionista, em articulação com grupos e instituições externos à universidade. Com isso, espera-se que os estudantes e as estudantes de Direito da Unifesp desenvolvam conhecimentos e habilidades fundamentais ao exercício profissional e, ao mesmo tempo, sejam estimulados a uma reflexão crítica sobre as instituições jurídicas e a função social do exercício profissional do Direito.

Além das Clínicas, o Curso de Direito da Unifesp também estimulará a formação prática do corpo discente em estágios curriculares externos a partir de convênios celebrados com instituições públicas, privadas e da sociedade civil. 

 

Ensino baseado em metodologias ativas

 

O ensino pautado no distanciamento docente em relação aos discentes na sala de aula, na exposição unilateral de conteúdos, na simples difusão de conceitos distantes da prática e na mera reprodução de argumentos de autoridade sobre a lei e a jurisprudência não oferece as habilidades e competências demandadas dos profissionais do Direito do mundo contemporâneo.

Por isso, o Curso de Direito da Unifesp pretende formar alunos e alunas com postura crítico-reflexiva e que sejam capazes de desenvolver raciocínios jurídicos inovadores e rigorosos. Para atingir esse objetivo, o Projeto Pedagógico do Curso de Direito enfatiza a adoção de metodologias ativas de ensino, isto é, estratégias e práticas em sala da aula que estimulem o desenvolvimento das habilidades e competências exigidas para o exercício das profissões jurídicas e, com igual importância, de uma postura discente dirigida à intervenção transformadora da realidade social. 

Dentre os muitos recursos disponíveis para tanto, o Curso de Direito da Unifesp enfatiza metodologias de ensino que aproximem a teoria da realidade, de maneira que alunos e alunas possam experimentar, já no ambiente da Universidade, o enfrentamento de problemas complexos como os que se apresentarão em sua atuação profissional. 

Nas diferentes Unidades Curriculares, os alunos e as alunas serão incentivados a se envolverem de forma intensa no processo formativo, desenvolvendo competências como a proposição de respostas jurídicas criativas, a exposição escrita e oral de suas próprias conclusões e a escuta, a consideração e o respeito a pontos de vista divergentes, sempre com um acompanhamento próximo do docente. 

Ingresso

Vagas ofertadas: 

80 (oitenta)

 

Turno: 

Diurno (manhã e tarde)

 

Forma de ingresso: 

Via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou por transferência e reingresso (em caso de vagas ociosas) - mais informações: https://ingresso.unifesp.br/index.php

 

Cotas: 

50% das vagas nos cursos de graduação são reservadas para estudantes que realizaram o ensino médio exclusivamente em escolas públicas, respeitando critérios raciais, de renda e pessoas com deficiência.

 

Perguntas frequentes:

 

> É possível solicitar transferência para o Curso de Direito da Unifesp?

Não foi possível solicitar transferência para o Curso de Direito da Unifesp em 2021. As regras para se pleitear transferência entre cursos da Unifesp ou de outra instituição de ensino superior (pública ou privada) para a Unifesp são estabelecidas pela Pró-Reitoria de Graduação e valem para todos os cursos da Universidade. Essas regras incluem, dentre outros requisitos, a necessidade de que existam vagas remanescentes no Curso - o que só é conhecido após a realização do vestibular. As normas atualmente vigentes na Unifesp também impedem a transferência para os dois primeiros semestres letivos (primeiro ano) de um Curso. Por essas razões, como em 2021 terá início a primeira turma do Curso de Direito, nenhuma transferência poderá ser pleiteada. Mais informações: https://ingresso.unifesp.br/formas-de-ingresso/transferencias

 As transferências foram possíveis a partir do ano de 2023.

 

> Há vagas para ingresso de diplomados(as)? 

Na Unifesp, a possibilidade de ingresso de diplomados ("reingresso") depende da existência de vagas remanescentes do vestibular, conforme regras estabelecidas pela Pró-Reitoria de Graduação. Mais informações: https://ingresso.unifesp.br/formas-de-ingresso/reingresso

 

> O Curso de Direito da Unifesp teve início em formato remoto em 2021?

O Curso de Direito da Unifesp é integralmente presencial, em conformidade com as normas vigentes. Em razão da pandemia da COVID-19, porém, a Unifesp (assim como outras universidades brasileiras e em conformidade com as normas vigentes) implementou excepcionalmente o regime de Atividades Domiciliares Especiais (ADE) enquanto durou o estado de calamidade sanitária.