DESTAQUES

EPPEN inicia Mestrado Profissional em Administração Pública com aula inaugural

Profiap 27.08.2024

Evento de abertura marca o início da primeira turma do PROFIAP na UNIFESP

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Informamos que o início das aulas está marcado para o dia 29 de julho de 2024, já no novo campus Quitaúna.

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Sejam todos muito bem-vindos aos novos edifícios acadêmico e administrativo da EPPEN no campus Quitaúna!

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Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

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O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

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Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

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É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

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NOTÍCIAS

Chamada para extensionistas em caráter voluntário

CHAMADA PARA EXTENSIONISTAS EM CARÁTER VOLUNTÁRIO

A coordenação do projeto de extensão “Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça” torna pública a estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos(as) em assuntos educacionais e docentes da Unifesp e comunidade externa a chamada para atuação em caráter voluntário no projeto.

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Estudantes da UNIFESP e da University of Windsor participaram de intercâmbio promovendo valiosas conexões acadêmicas e culturais

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 Ao participarem do Programa Brazil-Canada Business Study Exchange estudantes da UNIFESP estabelecem conexões valiosas com estudantes canadenses da University of Windsor do Canadá
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CAPES aprova Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global da EPPEN

Mestrado RI

No dia 17/07/2024, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior aprovou a abertura do Mestrado em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global, na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Inscrições Abertas para Aluno Especial no Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º Semestre de 2024

Aluno especial 20242

Estão abertas as inscrições para aluno especial do Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º semestre de 2024

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André Roncaglia de Carvalho é indicado para o cargo de diretor-executivo do Brasil no FMI

Andre RoncagliaRoncaglia fez parte do quadro efetivo de docentes da EPPEN/Unifesp entre 2016 e 2024

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EVENTOS

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

O projeto possui o objetivo de desenvolver uma rede empreendedora, por meio de diálogos com a sociedade civil: empresas, empresários, empreendedores e especialistas. Pretendemos desenvolver e provocar debates sobre os mais diversos assuntos dentro da área da administração e empreendedorismo.

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Regionalismo centro-americano, um caminho para a (des)integração?

Regionalismo centro americano um caminho para a desintegraçãoIntrodução: A América Central, uma região marcada por uma história compartilhada e desafios comuns, navegou pelas águas turbulentas do regionalismo ao longo dos anos.

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O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO.

O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

Essa palestra está focada nos impactos da informalidade no desenvolvimento econômico brasileiro.

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DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: QUESTÕES E CONSENSOS

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL QUESTÕES E CONSENSOS

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

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Transição Energética: Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Transição Energética Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Projeto de Extensão sobre Transição Energética no Brasil, visando a produção de material audiovisual a ser disponibilizado em redes sociais com conteúdo informativo para o grande público sobre as oportunidades e desafios do processo para o Brasil bem como seu papel no processo.

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Ciências Atuariais

Apresentação do Curso:

O Curso de Ciências Atuariais envolve o contexto técnico de identificação, análise, mensuração e gestão de riscos securitários, previdenciários e financeiros. O campo previdenciário é, de maneira crescente, muito relevante para a atuação do profissional dentro das Ciências Atuariais. As mudanças demográficas no Brasil tornaram o campo previdenciário privado muito mais complexo e relevante nas últimas duas décadas. Logo, a atuação do atuário se tornou extremamente significativa dentro desse mercado crescente, sólido e dinâmico. Evidentemente, a atuação na área dos seguros em geral continua muito importante. Também no setor bancário e financeiro há a demanda por atuários. Porém, o Curso reflete, a exemplo do que vem ocorrendo em outros países, a abissal necessidade de profissionais qualificados no campo previdenciário. Suprir o mercado com tais profissionais beneficia diretamente o País. Dessa forma, o Curso reverbera essa realidade, e tem um caráter interdisciplinar envolvendo matérias financeiras, matemáticas, estatísticas, jurídicas, entre outras.

O curso de Ciências Atuariais da EPPEN-UNIFESP apresenta tanto disciplinas práticas, específicas para a vida profissional, como disciplinas teóricas, que estão representadas em disciplinas de base matemática, estatística e probabilística. O contato com o conhecimento jurídico reflete a imensa necessidade de entendimento técnico do arcabouço constitucional, legislativo, doutrinário e jurisprudencial que interfere inexoravelmente na atuação profissional atuarial.

Perfil profissional do egresso:

Atuário é o profissional essencial dentro do âmbito de seguros e previdência. Sua atuação abrange o contexto técnico de avaliação e administração de riscos com aplicação de modelos e conceitos matemáticos, estatísticos, demográficos, financeiros e jurídicos no que tange ao cotidiano técnico das estruturas de seguros, previdência e finanças.

O atuário otimiza e convalida processos de tomada de decisões financeiras, mitigando eventuais impactos e garantindo equilíbrio financeiro/atuarial, sendo que sua atuação é fundamental para a construção de modelos atuariais que efetivem o contingenciamento apropriado de eventos futuros e incertos. Essa análise profissional de riscos permeia a base de todos os eventos técnicos relacionados às operações de seguro e previdência. Tais profissionais são responsáveis por pareceres e avaliações atuariais que ratificam procedimentos securitários e previdenciários de larga escala pelo cálculo dos prêmios/contribuições e contingências/benefícios, além da gestão dos fundos garantidores das obrigações assumidas e reservas técnicas de seguradoras ou entidades de Previdência Privada.

O egresso da EPPEN-UNIFESP consiste num atuário profissional capaz de abordar com proficiência os problemas técnicos de suas áreas de atuação. As partes pragmática e acadêmica apresentadas ao longo do curso proporcionam uma escolha do egresso entre a atuação prática do mercado ou a permanência na Academia. Mas mesmo o egresso que parta para a vida profissional do mercado tem igualmente a possibilidade e incentivo de regressar ao curso por meio de Pós-Graduação, colaborando com seus conhecimentos profissionais para o desenvolvimento do curso e do sistema atuarial em geral.

 

Coordenação:

Coordenador: Francisco Marcelo Monteiro da Rocha
Vice-coordenadora: Prof.ª Dra. Pamila Cristina Lima Siviero
 
E-mail Coordenação: coord.atuaria.osasco@unifesp.br
 

 

 
Corpo docente:

Prof. Dr. Antônio Cordeiro Filho
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2267805745764586 

Prof. Dr. Arthur Bragança de Vasconcellos Weintraub
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5624405932465689
 
Prof. Dr. Celso Takashi Yokomiso

Prof. Dr. Dan Rodrigues Levy
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1450750405466069

Prof.ª Dr.ª Daniela Baumohl Weintraub
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2986209555346952

Prof. Dr. Danilo Braun Santos
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0385940090974523 
 
Prof. Dr. Edimilson Costa Lucas
 
Prof. Ms. Humberto Gallucci Netto
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0094157918263870
 
Prof. Dr. Joelson Oliveira Sampaio
 
Prof. Ms. Luiz Augusto Finger Maluf
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6412359719314902
 
Prof. Dr. Luiz Jurandir Simões de Araújo
Currículo Lattes: Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/5610166520631974
 
 
Prof. Dr. Raphael de Oliveira Garcia

Prof. Dr. Ricardo Hirata Ikeda
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8947172754130123
 
Prof. Dr. Roberto Bomgiovani Cazzari


Secretaria do Curso:

Secretaria Integrada (8h às 20h)
Tel.: (11) 2284-6903
 
 

Projeto pedagógico do curso

Componentes curriculares, duração, requisitos e critérios de avaliação

Matriz curricular do curso integral

Matriz curricular do curso noturno

Tabela de pré-requisitos

Formas de avaliação

 

Conjunto de normas que regem a vida acadêmica

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2020)

https://www.unifesp.br/reitoria/proplan/pdi-2016-2020

Regimento Geral da UNIFESP

https://www.unifesp.br/images/docs/estatuto_geral.pdf

Regimento da ProGrad

 

Descrição da biblioteca quanto ao seu acervo de livros e periódicos 

A Biblioteca da UNIFESP do campus Osasco, tem como objetivo atender toda a comunidade acadêmica, bem como a comunidade externa em suas necessidades bibliográficas e informacionais. Ela oferece suporte ao desenvolvimento dos cursos ministrados, estimulando a pesquisa científica e o acesso à informação.

Dispõe de um acervo em contínuo crescimento. Atualmente, possui 4226 títulos de livros com 14265 exemplares, 117 títulos de periódicos com 1003 fascículos e 71 teses. Possui também um total de 86 assentos para estudos. Destes, 16 correspondem a postos de estudos em grupo, 4 salas de estudos, 4 postos com computador para acesso a base de dados da biblioteca (consulta, renovação e reserva) e área de leitura de jornais e revistas. A Biblioteca do Campus Osasco possui serviço de Empréstimo Entre Bibliotecas entre os campi da UNIFESP e com bibliotecas da USP, campus São Paulo.

O acervo da Biblioteca do Campus Osasco da UNIFESP referente as bibliografias básicas das unidades curriculares do curso de Ciências Atuariais possui 78 títulos tombados e registrados no sistema de informática, com um total de 1277 exemplares, atendendo a relação média de 16,89 exemplares para cada título da bibliografia obrigatória disponível no acervo. Referente às bibliografias complementares para o curso de Ciências Atuariais possui 87 títulos no acervo físico com um total de 695 exemplares, o que corresponde a uma média de 7,98 exemplares por título. No acervo virtual, são centenas de títulos disponíveis por meio das bases de dados de periódicos da CAPES e ProQuest, tanto como livros eletrônicos da Elsevier. Desse modo, as bibliografias complementares são disponibilizadas via acervo físico ou virtual.

Página da Biblioteca

 

Descrição da infra-estrutura física destinada ao curso

O campus possui 23 salas de aula ativas, sendo 18 de 40 lugares e 5 para 80 lugares. Todas as salas tem ventiladores, projetor multimídia e computador com acesso à internet. São adequadas quanto à iluminação (janelas amplas e cortinas em painel do tipo blackout para projeções), ventilação (janelas que abrem totalmente e ventiladores silenciosos), mobiliário novo e lousa branca com ampla visibilidade.

Os alunos possuem acesso a equipamentos de informática por meio de dois laboratórios de informática e de salas de estudos com gabinetes individuais.

São atualmente dois laboratórios de informática, com capacidade para 54 alunos cada um, mais o computador do professor. Esta prevista para esse ano a implantação de um terceiro laboratório, para o qual já se encontra o mobiliário e a infraestrutura adquiridos, estando os computadores em fase de aquisição.

Todos os computadores possuem acesso à internet e possuem instalados softwares específicos, para aplicações matemáticas, estatísticas, dentre outras. Todos os softwares instalados possuem licença de uso adquirida pela UNIFESP ou são softwares de uso livre. Não são utilizados em nenhuma hipótese softwares piratas, ou que venham a ferir a legislação de direitos autorais.

Como exemplos dos softwares instalados, encontram-se os pacotes do Libre Office, Microsoft Office, E-Views, MatLab, R, Economática, dentre outros.

Possui também uma biblioteca com um total de 86 assentos para estudos. Destes, 16 correspondem a postos de estudos em grupo, 4 salas de estudos, 4 postos com computador para acesso a base de dados da biblioteca (consulta, renovação e reserva) e área de leitura de jornais e revistas. Os alunos têm ainda acesso a 9 computadores disponíveis nas salas de estudo e mais 4 computadores disponíveis na Biblioteca do Campus, com acesso a softwares específicos e internet.

 

Editais

Editais para processos seletivos interno e externo, para ingresso no curso de Ciências Atuariais

 

Manuais e Formulários

Manual de Ativiades Complementares

Regulamento Atividades Complementares

 

Ata de Avaliação do TCC pela Banca Examinadora

Manual de TCC

Regimento do TCC - Atuariais

Relação de Professores Orientadores

Termo de Aceite - Projeto de Pesquisa em Atuária

Termo de Aceite - Produção Técnica em Atuária - TCC

Termo de Autorizacao de divulgação de Monografia

 

A EPPEN

unifesp osasco

 

Histórico

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), criada pela Lei n.º 8.957, de 15 de dezembro de 1994, resulta da transformação da Escola Paulista de Medicina (EPM), fundada em 1º de junho de 1933, federalizada pela Lei n.º 2.712, de 21 de janeiro de 1956, e transformada em estabelecimento isolado de ensino superior de natureza autárquica pela Lei n.º 4.421 de 29 de setembro de 1964. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), era, até 2005, uma universidade pública que tinha por objetivo desenvolver, em nível de excelência, atividades interrelacionadas de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no campo específico das ciências da saúde.

A partir de 2006, em resposta à demanda social e política de expansão das vagas públicas no ensino superior e de interiorização das atividades das universidades federais, a UNIFESP desenvolveu seu projeto de ampliação, deixando de ser uma universidade temática para assumir a universalização de suas ações, tornando-se, com isto, uma instituição multicampi. Assim, foram criados, 6 novos campi: Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos, Osasco e Zona Leste.

Foi neste contexto de expansão que a UNIFESP, com aval do MEC, criou o Campus Osasco, onde está situada a Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) com uma proposta de ensino multidisciplinar e interprofissional, buscando manter a excelência e a inovação que marcam a UNIFESP em sua longa trajetória de ensino, pesquisa e extensão.

A EPPEN

A Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) situada no Campus Osasco da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), iniciou suas atividades em março de 2011 e abriga, atualmente, 6 cursos de graduação: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito e Relações Internacionais. Conta também com um programa de pós-graduação stricto sensu, o Mestrado Acadêmico em Economia e Desenvolvimento.

Em setembro de 2020 foi autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) a abertura do Curso de Graduação em Direito da Unifesp, por meio da Portaria nº 272 de 17 de setembro de 2020 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), publicada no Diário Oficial da União de 18 de setembro de 2020.

Atualmente a EPPEN está instalada em prédio cedido (até 2030) pela Prefeitura Municipal de Osasco e Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO), mas deverá ocupar prédio próprio a que está em construção em terreno de 211 mil metros quadrados, localizado no bairro de Quitaúna.

Embora o projeto das novas edificações em Quitaúna apresente-se como uma promessa qualitativa na infraestrutura, o prédio atual, situado na Rua Angélica, tem recebido benfeitorias e reúne as condições básicas para o funcionamento dos cursos nele instalados. A biblioteca possui acervo com mais de dez mil livros e terminais para consulta à bases de dados e Bibliotecas Virtuais. Todas as salas de aula estão equipadas com datashow, computador conectado à rede e tela de projeção, estando disponíveis aos docentes salas exclusivas para reunião e atividades de orientação. De sua parte, os estudantes podem utilizar o laboratório de informática e um amplo espaço de estudos.

A EPPEN é uma instituição de caráter público e gratuito, comprometida com a sociedade no exercício de seu papel fundamental: formação sólida de futuros profissionais e produção de conhecimento científico e inovações. Com grande capacidade de difundir socialmente esses conhecimentos e de contribuir para a projeção do país no cenário internacional contemporâneo, conta com docentes e técnicos administrativos em educação altamente qualificados.

Com um corpo docente constituído, em sua totalidade, por professores doutores com reconhecida trajetória de ensino e pesquisa em suas áreas de atuação, em seus poucos anos de história, a EPPEN vem conquistando importante espaço no ensino, na pesquisa e em sua relação com a sociedade civil.

Tendo por meta a excelência na formação dos estudantes, os cursos de graduação apresentam como diferencial a formação multidisciplinar e interprofissional, possibilitando que o aluno vivencie experiências e tenha sua formação integrada a todos os cursos oferecidos na EPPEN.

Objetivando, ainda, a preparação do futuro profissional, a EPPEN possui convênios de estágio com organizações nacionais e multinacionais de médio e grande porte permitindo ao aluno o exercício cotidiano e prático de suas futuras áreas de atuação.

Acompanhando a dinâmica da sociedade global, a EPPEN, por meio da Secretaria de Relações Internacionais da UNIFESP, mantem convênio com universidades no exterior, favorecendo a mobilidade internacional de alunos e a realização de estudos teóricos e/ou práticos em outras instituições.

Ciente de seu papel na vida pública do país, procura manter estreito relacionamento com a comunidade local, regional e nacional, promovendo projetos de extensão que tenham os diferentes movimentos e organizações da sociedade como parceiros ativos na produção e sistematização de conhecimentos socialmente relevantes.

Também consciente da importância da formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, área estratégica para o desenvolvimento nacional, a EPPEN estimula a docência e o ingresso no universo científico por meio de projetos com bolsas de monitoria, bem como bolsas de iniciação científica e tecnológica.

Um projeto de campus multidisciplinar e interprofissional

O campus Osasco da UNIFESP foi criado com o objetivo de proporcionar formação profissional múltipla e diversificada, com vistas na inserção proativa do aluno na sociedade brasileira. Em vez de áreas estanques, com conhecimentos compartimentados, o projeto do campus Osasco visa à interação entre as áreas constitutivas da EPPEN (Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais) oferecendo ao aluno formação multidisciplinar e interprofissional.

Para isso, os cursos oferecidos pela EPPEN são caracterizados por uma formação na qual se articulam os chamados Eixos Comuns e Eixos Específicos.

Os Eixos Comuns são compartilhados por alunos de todos os cinco cursos oferecidos e buscam, por meio de turmas mistas, a articulação e a interação entre as diferentes áreas constitutivas da EPPEN, promovendo a troca de experiências intelectuais, pessoais, sociais e profissionais.

Os Eixos específicos são compostos pelas disciplinas relativas a cada curso de graduação. Para ampliar a possibilidade de formação multidisciplinar e interprofissional, muitas das disciplinas dos Eixos Específicos podem ser frequentadas como disciplinas eletivas por alunos originários de outros cursos da EPPEN.

Conheça o Projeto Pedagógico do Campus Osasco