NOTÍCIAS

Campus Baixada Santista sediará o XV INTRAPET – EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: direito de todos e desafios atuais do PET

O Campus Baixada Santista da Unifesp sediará o XV INTRAPET – EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: direito de todos e desafios atuais do PET.

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Confira o que aconteceu no último dia de atividades presenciais do Congresso Acadêmico Unifesp

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Segundo dia de Congresso Acadêmico no Campus BS

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Confira como foi o primeiro dia do Congresso Acadêmico no Campus Baixada Santista

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Estudo da Unifesp desenvolve curativo feito com colágeno da pele de peixe em impressora 3D

Foi publicada uma reportagem no G1 Santos e Região sobre o estudo do Laboratório de Biomateriais e Engenharia de Tecidos (Labetec), da Unifesp, na Baixada Santista (SP), que desenvolveu um curativo feito com colágeno da pele de peixe em impressora 3D.

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INFORMES

Resultado do processo seletivo PET Educação Popular

Confira aqui o resultado do processo seletivo do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social.

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Exames periódicos semanais no Campus BS!

Atenção Servidores! Informamos que, a partir de setembro de 2024, os Exames Médicos Periódicos estão sendo realizados presencialmente no Campus Baixada Santista, às sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, no Edifício Mariângela Duarte, situado à Rua Silva Jardim, 136, sala 003 (térreo).

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Bicicletário da Unidade Augusto Severo não funcionará 27/09

Informamos que o bicicletário (térreo) da unidade Augusto Severo, será isolado na sexta-feira, 27/09/2024, para dedetização e desratização. Dessa maneira, não será permitida a entrada de nenhum usuário nesta data no referido local.

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Processo seletivo para o PET Educação Popular “Criando e Recriando a Realidade Social”

O PET (Programa de Educação Tutorial) Educação Popular “Criando e Recriando a Realidade Social”, busca desenvolver ações que abordem, por meio de ensino, pesquisa e extensão, algumas das expressões da questão social no contexto local. A partir de um conjunto de referenciais teórico-metodológicos viabiliza reflexões e vivências para subsidiar a formação dos discentes, contribuir com a produção do conhecimento e gerar processos de transformação da realidade dos sujeitos envolvidos na comunidade da Baixada Santista.

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Resultado Pré-Matrícula

Em atenção ao Edital de Seleção Externa 01/2024 para ingresso nos cursos de formação específica da Universidade Federal de São Paulo do Campus Baixada Santista, o Instituto do Mar publica o resultado da pré-matrícula.

Acesse o arquivo aqui.

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Serviço-Escola de Psicologia

O Serviço-Escola de Psicologia (SEP) da UNIFESP é uma instância do campus voltada para a proposição e realização de ações de ensino, pesquisa e extensão nos âmbitos: de promoção de saúde, acompanhamento e cuidado; diagnóstico e terapêutico; individual, grupal, de intervenção institucional e comunitária.

O SEP recebe demanda via equipamentos públicos, privados, ou comunidades, por meio de projetos de estágio, pesquisa ou extensão que estejam sendo desenvolvidos neste local. Acolhe também projetos de estágios integrados com outros cursos e projetos de pesquisa e extensão aprovados pela Comissão de Curso da Psicologia. O SEP é um projeto coletivo, em construção permanente.

O SEP (Serviço-Escola de Psicologia), situado à Avenida Epitácio Pessoa, 741 – Ponta da Praia – Santos/SP, é constituído de salas de atendimento de grupos, de atendimento de crianças, de atendimento de adultos, de supervisão clínica, de reunião e de coordenação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Laboratórios

O curso de Psicologia utiliza dos seguintes laboratórios interdisciplinares (comuns a diversos cursos e áreas) e específicos:

1. LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA
Destina-se ao ensino nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Microbiologia e Patologia – áreas que requerem o reconhecimento microscópico de células isoladas, de tecidos e de órgãos normais e/ou alterados.

2. LABORATÓRIO DE ANATOMIA
Destina-se ao ensino na área de Anatomia Humana, área que requer o reconhecimento macroscópico das estruturas corporais, a partir de sua localização, forma, composição, relações topográficas e funcionamento.

3. LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA
Destina-se ao ensino na área de Fisiologia, que requer em suas aulas práticas o uso de reagentes químicos, coleta e manipulação de material biológico e análise de parâmetros fisiológicos, tornando mais eficaz e concreto o processo de ensino.

4. LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Sob a responsabilidade da Profa. Dra. Regina Cláudia Barbosa da Silva, é destinado à realização das aulas práticas do módulo de Psicologia Experimental. Consiste em uma sala com bancadas em forma de U, onde são alocadas dez caixas de Skinner e os seus controles automáticos. No centro há uma mesa que dá apoio às gaiolas-viveiros dos animais, com o material necessário para a realização das aulas práticas.

5. LABORATÓRIO DE NEUROBIOLOGIA DA ANSIEDADE
Sob responsabilidade da Profa. Dra. Milena de Barros Viana, tem por objetivo proporcionar a realização de pesquisas voltadas ao estudo das bases neurobiológicas da ansiedade e para o “screening” de drogas com potencial ansiolítico. Possui diversos equipamentos, como capela de perfusão, estereotáxicos, estufa, criostato, geladeira, freezer, bombas de perfusão e vácuo, bomba de microinjeção, computadores e impressoras. Fazem parte do laboratório salas para a realização de cirurgia e técnicas histológicas, para a guarda de animais submetidos a ciclos invertidos e salas de observação comportamental.

6. LABORATÓRIO DE NEUROPSICOFARMACOLOGA DA ESQUIZOFRENIA
Sob a responsabilidade da Profa. Dra. Regina Cláudia Barbosa da Silva, tem por objetivo proporcionar a realização de pesquisas voltadas para o estudo da fisiopatologia da esquizofrenia, sendo utilizado por alunos de graduação e pós-graduação. Fazem parte do laboratório duas salas contíguas para observação comportamental.

7. LABORATÓRIO DE PESQUISA SOCIAL
O Laboratório de Pesquisa Social pesquisa a abordagem interdisciplinar em Ciências da Saúde a partir do viés de sua constituição histórica, por meio do estudo das práticas públicas da saúde e de processos teórico-metodológicos de produção e de inserção social do sujeito da saúde. De caráter multifacetado, as pesquisas atuais versam sobre uma pluralidade de temáticas, dentre elas: Álcool; Drogas; Transtornos afetivos; Violência; Organizações não-governamentais (ONGs); Movimentos Sociais; Participação Política; Aspectos psicossociais da construção de cidadania; Práticas de promoção e prevenção em saúde mental e de prevenção em HIV/AIDS; Direitos Humanos; Saúde Coletiva/Pública Aprendizagem e avaliação em Ciências da Saúde; Formação docente e desenvolvimento profissional em Ciências da Saúde; Educação em Saúde; Constituição histórico-perceptual do corpo, alma e psique; Epistemologia da Psicologia; Fenomenologia de Merleau-Ponty, arqueogenealogia de Foucault e
processos de subjetivação.

8. LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FORMAÇÃO E TRABALHO EM SAÚDE (LEPETS)
Desenvolve estudos e pesquisas no campo da formação de profissionais e do trabalho em saúde. Seu escopo abrange as concepções e práticas envolvidas na produção do cuidado individual e coletivo em suas dimensões ética, política, clínica e de gestão. Pretende investigar: os embates e as linhas de força que configuram as práticas e as formações profissionais em saúde na contemporaneidade; questões relacionadas às redes sociais nos territórios; a integração ensino-serviço, as práticas pedagógicas e os processos de educação permanente; a prática integrada e a clínica comum dos profissionais e intervenções relacionadas ao processo saúde-doença-cuidado. As atividades do Laboratório, coordenadas pelos professores do campus e pesquisadores convidados, são abertas a graduandos, pós-graduandos, trabalhadores e usuários da rede de serviços e interessados em participar. O LEPETS atualmente trabalha em colaboração com o grupo de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem desenvolvido pesquisas em micropolítica do trabalho e do cuidado em saúde.

9. LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR E PESQUISA E INTERVENÇÃO EM PSICODINÂMICA DO TRABALHO
Coordenado pela Profa. Dra. Laura Câmara Lima, é voltado para as questões relativas ao trabalho e à saúde. Os projetos de pesquisa, extensão e as intervenções têm como objeto o trabalho e a dinâmica social e psíquica envolvida na produção das atividades profissionais, tendo como referenciais teóricos a Psicodinâmica do trabalho de cunho psicanalítico, a Teoria do Care e os autores que estudam a violência no trabalho. Os temas são relativos ao processo saúde e doença dos trabalhadores em diferentes setores, instituições ou organizações de trabalho. As intervenções são realizadas tendo como instrumento a produção de trocas intersubjetivas, que pode ser organizada na forma de oficinas, rodas de conversa, grupos focais ou intervenções e pesquisas em psicodinâmica do trabalho.

10. LABORATÓRIO DE SENSIBILIDADES
Coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Henz, é um projeto que agencia e possibilita, a partir da comunidade acadêmica e de experimentações fora do campus, o encontro com diversos registros estéticos: filmes, textos literários, performances, exposições de imagens, semanas temáticas, espaços de pesquisa, músicas, experimentações interprofissionais etc., bem como abre espaços de acolhimento e germinação que permitam a expressão por meio de materiais de pintura, desenho, modelagem, dança e afins. Além disso, ocorrem neste espaço ações interessadas na despiramidalização de saberes-poderes e fomento à troca de conhecimentos pelo fio condutor da experimentação. A aposta é que o exercício com o campo das sensações possa auxiliar na desformatação-formação dos profissionais de saúde produzindo disponibilidades e encontros com a alteridade. A partir desses encontros, vão se dando sutis “contaminações”, afetando a formação em saúde com atenção à complexidade e multiplicidade desse campo. Uma experiência que pode favorecer a “grande saúde" (Nietzsche), isto é, a capacidade de aumentar a envergadura interior, a possibilidade de ampliar a superfície de contato com a vida, um exercício com as coexistências e simultaneidades. O Laboratório de Sensibilidades mantém um blog que pode ser acessado em https://laboratoriodesensibilidades.wordpress.com

11. LABORATÓRIO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO COMPARTILHADO EM SAÚDE MENTAL
O laboratório tem como objetivo: constituir espaço de debate e produção de conhecimento sobre a política pública de saúde mental, observando os princípios da Reforma Psiquiátrica brasileira em consonância com a indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, se propõe a: realizar encontros entre docentes, alunos, profissionais de serviços de saúde, usuários de serviços de saúde mental e familiares para diálogo construtor de novos fazeres; reduzir a distância entre os ambientes acadêmicos e a comunidade em geral; qualificar o ensino e a pesquisa, colocando os esforços e as linhas de pesquisa da universidade no caminho das reais necessidades dos serviços e dos usuários; qualificar o trabalho desenvolvido nos serviços, articulando a reflexão sobre a prática às construções teóricas; contribuir com a qualificação de trabalhadores dos serviços públicos de saúde mental em consonância com a Política de Saúde Mental definida para o SUS; articular diferentes instituições da Baixada Santista, convocando diferentes protagonistas a partilhar, debater e produzir conhecimentos em saúde; fortalecer e dar visibilidade às lutas pela desinstitucionalização das pessoas que vivem sofrimentos psíquicos; transformar valores sociais e o olhar sobre a pessoa com sofrimento psíquico, por meio da participação dos usuários em processos de produção de novos conhecimentos.

12. LABORATÓRIO DE CLÍNICA E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA (VIRTUAL)
Coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Alberto Taddeo Cipullo, tem como objetivo auxiliar o aluno a entrar em contato com as práticas clínicas por meio de exercícios didáticos, dramatizações, aplicações de testes (simuladas ou reais), recursos artístico-expressivos e estudos sobre teorias e técnicas aplicadas ao atendimento e à avaliação psicológica. O laboratório virtual funciona articulado à supervisão no Serviço-Escola e aos módulos de "Psicodiagnóstico" e "Técnicas e Modalidades de Intervenção Psicológica". Além disso, são realizadas algumas vivências em parceria com o Laboratório de Sensibilidades, cujo objetivo é mobilizar a escuta, a reflexão e o olhar clínicos.

13. LABORATÓRIO DE PSICANÁLISE
O Laboratório de Psicanálise tem como objetivos: aprofundar e problematizar o ensino da psicanálise na universidade; fomentar discussões e experimentações sobre práticas terapêuticas e diagnósticas; propiciar diversas formas de pesquisa em psicanálise, bem como discutir sua(s) epistemologia(s); promover atividades de extensão, tendo por base o referencial psicanalítico; contribuir nos debates sobre as noções e práticas no campo da saúde; suscitar questões sobre a ética do cuidado em saúde a partir da ética da psicanálise. Coordenado pelo Prof. Dr. Sidnei José Casetto, desde 2014 realiza reuniões mensais abertas a docentes, técnicos, estudantes e comunidade, com apresentação de trabalhos de convidados, e já organizou três Jornadas, com os seguintes temas: “Produções do Simbólico” (2014), “Pintando Settings” (2015) e “Transposição de Fronteiras” (2016).

14. LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO – LEDH
O objetivo do Laboratório, de concepção interdisciplinar, é o de constituir-se como espaço de produção e circulação de conhecimento a respeito dos fenômenos e processos ligados ao Desenvolvimento e à Educação, especialmente aqueles relacionados à sociocognição, ao brincar (em suas diversas manifestações e contextos de produção), às relações entre desenvolvimento, educação e cultura, e também na interface com a área da Saúde.

15. LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO – LADH
Criado em agosto de 2008, este laboratório propõe-se como um laboratório de pesquisa interdisciplinar das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Ciências do Mar.


 

Organização Curricular

O curso está organizado em Unidades Curriculares (UCs), correspondentes a:
a - disciplinas/módulos 
b - estágios supervisionados
c - atividades complementares


a - Disciplinas/módulos:

As disciplinas/módulos dividem-se em:
- fixas – de caráter obrigatório 
- eletivas – a serem escolhidas pelos estudantes.

As disciplinas/módulos fazem parte de quatro eixos obrigatórios (3 comuns e 1 específico) que compõem o curso:

- Eixos Comuns:
Os Eixos Comuns são oferecidos aos cursos (Psicologia, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social e Terapia Ocupacional) em forma de turmas mistas dos cursos, ou seja, estes eixos propõem o trabalho interdisciplinar desde o início da graduação – entre docentes, estudantes e técnicos dos diversos cursos.

  • Eixo O Ser Humano e Sua Inserção Social (IS): aportes das Ciências Sociais e Humanas à formação do profissional de saúde, educação ou áreas afins. Carga horária de 200 horas.
  • Eixo Trabalho em Saúde (TS): aportes da Saúde Coletiva e da Epidemiologia abordando a gestão e organização do sistema público de saúde, a multideterminação dos processos de adoecimento e cuidado, a elaboração e execução de projetos terapêuticos interdisciplinares. Carga horária de 360 horas.
  • Eixo O Ser Humano em sua Dimensão Biológica (BIO): compreende conhecimentos acerca do funcionamento e interação de diversos sistemas do corpo humano, considerando suas bases celulares e moleculares. Carga horária de 300 horas.

- Eixo Específico de Psicologia:
Composto por UCs que abordam conhecimentos específicos da Psicologia enquanto ciência e profissão. Abrangem conhecimentos básicos e aprofundamentos vinculados a áreas de atuação específicas, as chamadas ênfases do curso. 
- Os conhecimentos básicos se referem às UCs fixas, com carga horária de 1760 horas. 
- Os conhecimentos específicos se referem às UCs eletivas e correspondem às ênfases do curso, que são:

  • Saúde e Clínica
  • Política e Instituições
  • Educação e Sociedade

Além dos UCs eletivas do curso, o estudante pode cursar UCs em outros cursos, em outros campi da Unifesp ou em outras universidades, a fim de cumprir a carga horária mínima de 420 horas. 

O desenvolvimento das competências básicas inicia-se com as atividades práticas no eixo Trabalho em Saúde. Três módulos do eixo visam desenvolver habilidades que gradualmente se tornam mais complexas. Nos dois módulos que ocorrem no segundo ano do curso, desenvolve-se: observação participante, conhecimento e reconhecimento do território, análise de contextos e de cenários, aproximação dos usuários e dos serviços/equipamentos da rede municipal, elaboração de histórias de vida e narrativas como meio de sensibilizar a escuta clínica, contato com grupos populacionais e temáticas de saúde loco-regionais. No módulo do terceiro ano elaboram-se e realizam-se planos terapêuticos singulares. Toda essa etapa é realizada em equipes multidisciplinares visando a preparação para a continuidade do processo de formação por meio dos estágios curriculares específicos.

- Trabalho de Conclusão de Curso:
O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) visa proporcionar o desenvolvimento de habilidades para elaboração de trabalho científico, favorecendo uma formação crítica e visando a pesquisa nas ênfases do curso de Psicologia. 
Para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o aluno percorre uma trajetória de UCs fixas:

  • Introdução à investigação científica: 1º semestre
  • Pesquisa quantitativa e estatística em Psicologia: 3º semestre
  • Metodologias qualitativas de pesquisa em Psicologia: 4º semestre
  • Trabalho de Conclusão de Curso I: 5º semestre 
  • Trabalho de Conclusão de Curso II, III e IV (orientação para elaboração de projeto e desenvolvimento de pesquisa): a partir do 6º semestre

O módulo TCC I consta de apresentação, em sala de aula, das linhas de pesquisa dos docentes do campus. 
Os módulos TCC II e III, não presenciais, são voltados ao desenvolvimento dos TCCs com a orientação de um professor escolhido pelo aluno. 
O módulo TCC IV visa a finalização e apresentação do TCC. Ao final dele o aluno deve apresentar um trabalho individual (monografia ou artigo científico), além de fazer uma apresentação oral pública perante uma banca examinadora.


b- Estágios Supervisionados

Os estágios do curso ocorrem nos dois últimos anos : 4º e 5º anos. Organizam-se como projetos de estágio elaborados por docentes do curso e desenvolvidos em equipamentos de saúde, educação, assistência social, cultura, ONGs, espaços comunitários e territórios em municípios da Baixada Santista. Suas atividades podem também se desenvolver no Serviço-Escola de Psicologia da Unifesp, que conta com salas de atendimento individual e em grupo, para crianças e adultos, e espaços para supervisão acadêmica. Os estágios são supervisionados, anuais e com carga horária de 400 horas no 4º ano e 968 horas no 5º ano.


c- Atividades Complementares

Estão previstas 222 horas em atividades complementares, tais como: monitoria acadêmica, iniciação científica e ações de extensão. Os estudantes são estimulados a participarem de eventos culturais, científicos e esportivos, além de cursos de línguas e outros de interesse para a formação. As horas dedicadas às atividades de representação discente nos órgãos colegiados da UNIFESP e nas organizações profissionais e estudantis também são validadas.

 MATRIZ CURRICULAR CURSO PSICOLOGIA UNIFESP/BS (Download em PDF, clique aqui)

 
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OBSERVAÃO: Os planos de ensino dos módulos se encontram disponíveis no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia, em https://www3.unifesp.br/prograd/app/cursos/index.php/prograd/arq_projeto/783

 

O Curso de Graduação em Psicologia

Avaliação MEC - Nota 5 (máxima)
Avaliação ENADE - Nota 5 (máxima)

Grau: Bacharelado
Forma de ingresso: anual, via ENEM/SISU ou edital de transferência 
Número de vagas anuais: 50
Regime: semestral
Tempo de integralização: 10 semestres regularmente, ou até 15 semestres no máximo
Turno de funcionamento: integral

Carga horária total do curso:4.630 horas, compostas de:
- Núcleo comum: 2.620 horas – unidades curriculares (UCs) obrigatórias
- UCs Eletivas: 420 horas 
- Estágios Supervisionados: 1.368 horas
- Atividades Complementares de Graduação: 222 horas


BREVE HISTÓRICO

O curso de Psicologia da Unifesp iniciou suas atividades em 2006, junto aos demais cursos de graduação da área de saúde do campus Baixada Santista (Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional), com um projeto pedagógico orientado pela formação interprofissional (formação conjunta com outras profissões afins) e pelo trabalho inter e transdisciplinar. Em 2007 o curso passou a receber 50 estudantes por ano. Sua primeira turma formou-se em 2010. Em 2011 o curso obteve o reconhecimento com a nota 5 (de 1 a 5) junto ao MEC. Em 2015 o Curso assumiu, como característica, o “aprender com a experiência”, dando primazia à experiência no aprendizado da Psicologia. Excluídos os formandos de 2016, o Curso de Psicologia conta hoje com 228 egressos.


OBJETIVO GERAL

O curso de Psicologia tem como objetivo geral formar psicólogos que atuem na perspectiva da saúde e que contribuam para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão nos âmbitos social, educacional e clínico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver formação científica que permita ao egresso inserir-se nos diferentes setores do mercado de trabalho: público, privado, terceiro setor, trabalhar como autônomo ou consultor;
  • Desenvolver postura crítica sobre o conhecimento disponível;

  •  

    Compreender criticamente os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
  • Desenvolver interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno humano e psicológico;

  •  

    Desenvolver a habilidade de reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano em sua integralidade;
  • Desenvolver competências e habilidades alicerçadas em conhecimentos científicos e em uma postura ética;

  •  

    Desenvolver a habilidade de atuar multiprofissionalmente e interdisciplinarmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
  • Desenvolver o domínio de técnicas e ferramentas voltadas para a ação profissional, não reduzindo a formação ao domínio de tecnologias de intervenção.

  •  

    Desenvolver competências para atuar em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos e tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
  • Desenvolver competências para atuar em diferentes níveis de ação: promocional, preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;

  •  

    Desenvolver a capacidade de realizar orientação, consultoria psicológica e psicoterapia;
  • Desenvolver a habilidade de avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;

  •  

    Realizar diagnósticos e avaliações de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
  • Elaborar projetos, ações e avaliações, de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;

  •  

    Desenvolver habilidade de coordenar e facilitar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais;
  • Desenvolver a habilidade de identificar, definir e formular questões de investigação científica em Psicologia;

  •  

    Elaborar relatórios científicos, pareceres, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação que permitam o aprimoramento da ciência e das práticas profissionais;
  • Desenvolver a habilidade de apresentar trabalhos, expressar, desenvolver e discutir ideias em público.