NOTÍCIAS

Sarau do Projeto Quilombagem e Escola: da memória à história pública marca presença na Semana da Consciência Negra na Unifesp

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Unifesp e a Secretaria de Saúde de Santos promovem evento sobre prematuridade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santos promovem nos dias 18 e 19 de novembro um evento sobre prematuridade. O objetivo é abordar questões importantes relacionadas ao cuidado com bebês prematuros, reunindo especialistas, profissionais da área da saúde e estudantes.

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Projeto de Extensão “Pare de Fumar: Apoio para uma Vida Sem o Tabaco” oferece suporte não medicamentoso para cessação do tabagismo em Santos

O tabagismo continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo, estando diretamente associado a diversas doenças crônicas e mortes evitáveis. Com o objetivo de contribuir para a redução desse grave problema, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, lançou o projeto de extensão "Pare de Fumar: Apoio para uma Vida Sem o Tabaco".

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Brasil e Governança Pesqueira Internacional: Estudo do Instituto do Mar da Unifesp Aponta Desafios e Oportunidades

Um novo estudo da Dra. Leandra R. Gonçalves, professora do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explora o papel do Brasil em duas organizações internacionais de gestão pesqueira: a Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT) e a Comissão para a Conservação dos Recursos Marinhos Vivos da Antártida (CCAMLR). O artigo revela como a falta de dados precisos e a instabilidade da governança interna do Brasil impactam suas políticas pesqueiras internacionais, destacando desafios e oportunidades para a sustentabilidade.

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Presidente Lula visita ações da UNIFESP na 21a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

O Presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Luciana Santos e outras autoridades e parlamentares visitaram o estande de oceano do MCTI na 21a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) que foi organizado pela Coordenação-Geral de Oceano e Antártica do MCTI em parceria com o Programa Maré de Ciência/UNIFESP.

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INFORMES

Cronograma de dedetização do Campus Baixada Santista

Informamos que serão realizados os serviços de DEDETIZAÇÃO e DESRATIZAÇÃO nas unidades da Unifesp - Campus Baixada Santista, conforme datas no cronograma abaixo.

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Convite para o 2º Encontro do Fórum Permanente de Discussão do PPP

É com grande satisfação que convidamos toda a Comunidade da Unifesp, docentes, discentes e taes da Unifesp, a participarem do 2º Encontro do Fórum Permanente de Discussão do Projeto Político Pedagógico (PPP), que será realizado no próximo dia 25 de novembro de 2024, das 14h às 17h, no saguão central do edifício Mariângela Duarte (Rua Silva Jardim, nº 136, Santos).

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Nota Técnica Comissão Eleitoral e Prorrogação da votação

A Comissão Eleitoral responsável pelas Eleições de Representação Discente (mandato 2025) e vagas remanescentes da Representação Docente e Técnico-administrativo em Educação (mandato 2025) nos Conselhos Centrais e demais Órgãos Colegiados informa que foram suspensas na noite de ontem (11/11/2024) as votações da categoria estudante, em virtude de um erro humano na configuração das urnas.

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[PERÍODO PRORROGADO] Eleição dos conselhos centrais, órgãos colegiados e CIS-PCCTAE

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Comunicado Importante para Estudantes da Unifesp (ISS e IMar)

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Prorrogação de prazo

CLIQUE AQUI para preencher o formulário de prorrogação do prazo.

Os pedidos de prorrogação de prazo devem ser realizados até o último dia útil do mês e serão apreciados pela Comissão de Ensino do PPGICS.

É necessário ter a anuência do orientador, CLIQUE AQUI para formulário de anuência de prorrogação de qualificação e defesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pós-Doutorado

O Pós-Doutorado é um estágio de pesquisa que poderá ser realizado por  portadores(as) do título de Doutor(a) reconhecido pela CAPES ou, quando obtido no exterior, reconhecido por universidade brasileira regularmente credenciada que possua curso de pós-graduação avaliado, autorizado e reconhecido pela CAPES, sob a supervisão de um(a) orientador(a) credenciado(a) no PPGICS.

CLIQUE AQUI para mais informações sobre requisitos e outros detalhes.

Após definição do supervisor (clique aqui para acesso aos docentes credenciados no programa), preencha o formulário de inscrição disponível CLIQUE AQUI.


Documentos necessários:

•       Aceite do supervisor

•       RG (formato pdf)

•       CPF (formato pdf)

•       Título de Eleitor (formato pdf)

•      Cópia do certificado ou diploma do título de doutor ou comprovante de solicitação de certificado ou do diploma do título de doutor (não aceitaremos a ata de defesa) (formato pdf)

•      Currículo Lattes atualizado na Plataforma Lattes para consulta pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (formato rtf)

•      Certidão de nascimento, casamento ou união estável

•      Parecer de Aprovação ou Protocolo de entrada do Projeto no Comitê de Ética constando o nome do Pós- Doutorando a ser matriculado no referido documento (encaminhamento de até 6 meses da data de entrada no CEP do Parecer Final, condicionado ao   cancelamento da matrícula caso não seja comprovada a anuência final para realização da Pesquisa e seus ajustes pelo CEP). Para projetos envolvendo outra Instituição, será obrigatória a apresentação do Projeto no Comitê de Ética da UNIFESP, independente de já ter sido aprovado no Comitê de Ética da outra Instituição envolvida.

    Ementa de disciplina a ser oferecida no programa (formulário em anexo)

•       Projeto de Pesquisa - Com no máximo dez páginas, deve estar na fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas 1,5 e conter obrigatoriamente os itens abaixo:

Título;
Introdução e justificativa;
Objetivos, com definição e delimitação do objeto de estudo;
Metodologia a ser empregada;
Cronograma das atividades relativas à pesquisa e fases subsequentes até o termino do Projeto;
Plano de atividades, com indicação da existência de infraestrutura na Instituição, que viabilize a execução do trabalho proposto e do cronograma das atividades formalmente aprovados pelo supervisor;
Bibliografia de referência.

 

Após o preenchimento do formulário, envie um e-mail para a Secretaria do PPGICS (vivian.farkas@unifesp.br) informando o envio. A secretaria orientará sobre os próximos passos para integralização da matrícula.

 

Para mais informações, acesse o site da PROPGPq: http://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/pos-graduacao/pos-doutorado/instrucoes-e-normas

 



Autoavaliação

GRUPO DE TRABALHO DE AUTOAVALIAÇÃO

Coordenação
Profa. Juliana Elaine Perobelli

Representantes Docentes
Profa. Dra. Andrea Perosa Saigh Jurdi
Profa. Dra. Alessandra Mussi Ribeiro
Profa. Dra. Flavia de Oliveira
Prof. Dr. Império Lombardi
Profa. Dra. Regina Helena da Silva
Prof. Dr. Rogério Cruz de Oliveira

Representantes Discentes
Beatriz Kim

Representante Técnico Administrativo
Vivian Farkas Sodré Gonçalves

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver instrumentos avaliativos de forma participativa e propositiva, de modo que promovam o autoconhecimento, o diagnóstico de aspectos críticos e, principalmente, o aperfeiçoamento de estratégias e condutas do PPGICS no que tange à formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, produção de conhecimentos científicos e inserção social. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

  • Colaborar para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da inserção social e da gestão do PPG;
  • Propiciar a percepção das qualidades, limitações e desafios do PPG;
  • Identificar o protagonismo do PPG através de seus impactos econômicos e sociais;
  • Integrar a avaliação interna do PPG às diversas iniciativas de avaliação já existentes na UNIFESP;
  • Trazer novas ideias e soluções para ampliar a integração das linhas de pesquisa do PPG;
  • Incorporar os resultados obtidos com a autoavaliação à busca de alternativas para uma maior relevância e inserção do PPG junto à sociedade.

 

HISTÓRICO 

ETAPA 1: PREPARAÇÃO

Diante das diversas discussões em esfera nacional sobre a importância dos processos autoavaliativos dos PPGs, nosso Programa durante a elaboração do seu planejamento estratégico (PPGICS 2021-2024) desenvolveu entre os anos (2019-2020) um estudo piloto de autoavaliação para que, a partir dos resultados obtidos,pudesse dar continuidade a elaboração de uma política de autoavaliação, e como consequência a elaboração de Plano de Autoavaliação Continuada mais abrangente. Concomitantemente a este processo interno do nosso programa, o Campus instituiu um grupo de trabalho constituído por docentes de todos os PPGs da UNIFESP Baixada Santista. Compuseram este GT os professores Daniel Araki Ribeiro, Vitor Zuniga Dourado, Sylvia Batista (representante do PPGICS) e Rosana Rossit, com a coordenação da profa. Hanna Karen Antunes (Coordenadora da Câmara de PPG e também orientadora no PPGICS). Dessa forma, foi elaborado o Plano de Autoavaliação dos PPGs do Instituto Saúde e Sociedade (ISS), configurando um Plano que é comum a todos os PPGs do ISS no que se refere aos seus princípios, diretrizes e marcos metodológicos, sem deixar de garantir a necessária e salutar singularidade de cada Programa no que se refere à implementação da autoavaliação como prática processual, sistemática e intencional. Faz-se mister sublinhar que o GT de Autoavaliação, em suas reuniões e elaboração de documentos, partiu do que os Programas já tinham como práticas autoavaliativas (ainda que não sistematizadas), bem como estudou e discutiu documentos produzidos pela CAPES, artigos e materiais disponibilizados em webinários. Ainda, considerou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2020) e as fichas de avaliação das áreas da CAPES que vigoraram para a avaliação dos PPGs no âmbito do Relatório Sucupira (quadriênio 2017-2020) e as experiências de Autoavaliação dos PPGs em Enfermagem (Escola Paulista de Enfermagem/EPE/UNIFESP), Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPGETIM, UFRN) e Psicobiologia (UFRN). Como metodologia de trabalho, o GT realizou reuniões construindo consensos, os quais foram levados às Comissões de Ensino dos Programas (CEPGs) e estas foram orientadas no tocante à formação de Comissões Permanentes de Autoavaliação em cada Programa do Campus.

ETAPA 2: CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGICS 

Assim, a partir do Plano proposto pela Câmara de Pesquisa/UNIFESP-BS, o PPGICS deu início à construção do seu próprio Plano de Autoavaliação. Para tanto, um GT foi formado e foi coordenado pela Profa. Dra. Alessandra Medeiros e composto por docentes permanentes do PPG, sendo um representante de cada linha de pesquisa, além da participação de um discente de mestrado, um discente de doutorado e um técnico-administrativo do programa. Compuseram este primeiro GTAuto-PPGICS a Profa. Dra. Alessandra Mussi Ribeiro, Profa. Dra. Sylvia Helena de Souza da Silva Batista, Profa. Dra. Juliana Elaine Perobelli e Profa. Dra. Tânia Terezinha de Oliveira Scudeller. Diante da importância dos processos de autoavaliação do PPG, o grupo traçou primeiramente algumas ações: (a) como ponto de partida a realização da implementação de um acompanhamento continuado de seus egressos. Para tanto, o grupo elaborou um formulário online de perguntas que foi encaminhado para os egressos em 2019 e 2020. Como resultado, 194 egressos do PPG (159 mestres e 35 doutores) responderam o mesmo. Desses 159 mestres, 61 estavam realizando o doutorado, sendo 30 no nosso PPG. Além disso, havia 2 egressos desenvolvendo seu doutorado no exterior (King´s College London, Reino Unido); 5 já haviam concluído o doutorado, sendo, também, 1 fora do Brasil (Radboud University, Holanda); 01 estava realizando pós-doutoramento na Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales de Buenos Aires (Argentina); 43 relataram estarem trabalhando como professor universitário e 17 relataram que tiveram aumento salarial após a realização do mestrado.

Com relação ao doutorado, dos 35 doutores respondentes, 06 estavam realizando o pós-doutorado; 18 relataram que estavam trabalhando como professor universitário e 17 relataram que tiveram aumento salarial após a realização do doutorado. Importante relatar que em 2020 foi realizado o I Simpósio do PPGICS e houve uma participação importante de nossos egressos na “Mesa Redonda: Como o PPGICS contribuiu para a minha formação” realizada no dia 12 de novembro de 2020 as 16h30 (de forma online).

As avaliações e os relatos dos egressos do PPG foram encaminhados no relatório da plataforma Sucupira em 2020.

Posteriormente, em 2021 o GTAuto continuou com suas reuniões regulares e iniciou o desenvolvimento de um novo formulário para a autoavaliação das disciplinas, que foi enviado a todos os alunos que finalizaram disciplinas em 2022. Neste formulário há perguntas acerca de diferentes dimensões como didática do professor, estrutura da disciplina abordando o conteúdo proposto e executado, a organização e os desafios encontrados do próprio aluno para o acompanhamento da mesma, entre outras. Esse formulário está sendo disponibilizado semestralmente a todos os nossos alunos e o GTAuto-PPGICS está em processo de compilação dos dados recebidos para preparação do seu relatório quadrienal (2021-2024).

Ainda, durante as reuniões realizadas em 2022 também foi realizado um planejamento sobre quais outros instrumentos seriam necessários para compor o processo de autoavaliação do PPGICS:

Formulário de egressos dos últimos 10 anos
Formulário docentes - Autoavaliação e avaliação pelo PPG
Formulário de autoavaliação para os assistentes administrativos
Formulário para avaliador convidado externo brasileiro
Formulário para avaliador convidado externo estrangeiro

ETAPA 3: IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGICS

Em 15 de março de 2023 um novo grupo assumiu a comissão permanente (GTAuto-PPGICS), esta configuração permanece atual.

Coordenação
Profa. Juliana Elaine Perobelli

Representantes Docentes
Profa. Dra. Andrea Perosa Saigh Jurdi
Profa. Dra. Alessandra Mussi Ribeiro
Profa. Dra. Flavia de Oliveira
Prof. Dr. Império Lombardi
Profa. Dra. Regina Helena da Silva
Prof. Dr. Rogério Cruz de Oliveira

Representantes Discentes
Tayná Querat
Débora Panini Barboza 

Representante Técnico Administrativo
Vivian Farkas Sodré Gonçalves

 

Durante o ano de 2023, reuniões quinzenais foram realizadas e os seguintes instrumentos foram confeccionados: 

FORMULÁRIO AUTOAVALIAÇÃO – DISCENTES INGRESSANTES
FORMULÁRIO AUTOAVALIAÇÃO – DISCENTES CONCLUINTES
FORMULÁRIO AUTOAVALIAÇÃO – EGRESSOS MESTRADO
FORMULÁRIO AUTOAVALIAÇÃO – EGRESSOS DOUTORADO

Atualmente, um importante desafio envolve a gestão dessas ferramentas, assim como os mecanismos de construção já citados. O objetivo do GTAuto é finalizar a confecção dos instrumentos até o 1º semestre de 2024. Uma prioridade é o gerenciamento dos bancos de dados para o acompanhamento do PPGICS. Esta gestão de dados permitirá e otimizará, por exemplo, o acompanhamento dos egressos e da inserção destes na nucleação de novos grupos de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e no mundo. Permitirá também o monitoramento da produção científica e tecnológica anual com discentes em estratos qualificados, propiciando novas estratégias para a comunidade do PPGICS transpor os desafios que forem evidentes no diagnóstico final a partir dos instrumentos de autoavaliação. 

 

CALENDÁRIO DAS REUNIÕES - GT AUTOAVALIAÇÃO PPGICS 

2021 2022 2023
1º Semestre 1º Semestre 1º Semestre
2º Semestre 2º Semestre 2º Semestre

 

2024
1º Semestre 2º Semestre
13/03 10/07
27/03 24/07
10/04 07/08
24/04 21/08
08/05 11/09
22/05 25/09
04/06 08/10
18/06 22/10
  06/11
  20/11
  11/12