Assessoria

As constantes atualizações e aprimoramento nas resoluções e normativas do PNAE implicam em novas solicitações de apoio quanto à gestão do PNAE, principalmente em relação a esclarecimento dos artigos dispostos nas novas Resoluções e quanto às questões técnicas de acessos aos sistemas Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC) e do Sistema de Gestão de Conselhos (SIGECON).

Desta forma o produto de assessoria, desenvolvido pelo CECANE UNIFESP, visa o processo de educação permanente dos atores sociais do PNAE refletindo em uma melhor execução do PNAE.

Este ano os municípios visitados foram, primordialmente, os municípios que não estão adquirindo produtos da agricultura familiar.

Para realizar a assessoria, dois nutricionistas (agentes do PNAE) ficaram no município durante quatro dias auxiliando na execução do PNAE com reuniões com nutricionista, gestor, visitas às escolas, depósito e cozinha central, formação com os conselheiros da alimentação escolar, agricultores e atores envolvidos com a agricultura familiar.

Por fim, os agentes do PNAE juntamente com os atores do PNAE do município traçaram um plano de ação propondo melhorias na alimentação escolar. Esse produto é bem avaliado pelos municípios já assessorados com mudanças significativas.

Em 2015, foram realizadas 49 assessorias em municípios do Estado de São Paulo, sendo esses: Guararema, Barueri, Pitangueiras, Sebastianópolis do Sul, Tatuí, Hortolândia, Jaú, Embu Guaçu, São Sebastião, Pinhalzinho, Cabrália Paulista, Torre de Pedra, Charqueada, Monte Mor, Salto de Pirapora, Cachoeira Paulista, Dumont, União Paulista, Iracemápolis, Saltinho, Votorantim, Cajuru, Vista Alegre do Alto, Tietê, Nova Odessa, Jaborandi, Santo Antônio da Alegria, Louveira, Elias Fausto, Candido Rodrigues, Santa Albertina, Sta Rita D´Oeste, Francisco Morato, Franco da Rocha, Ilha Bela, Jandira, Aparecida, Guaratinguetá, Arapeí, Cruzeiro, Jacareí, Roseira, Areias, Salesópolis, Águas de São Pedro, Viradouro, Monções, Rafard e Itaquaquecetuba.