NATHALIA TAROSSI LOCATELLI

Autor:
NATHALIA TAROSSI LOCATELLI

Título:
Consumo da Alimentação Oferecida nas Escolas Públicas Brasileiras e sua Relação com Fatores Sociodemográficos e Práticas Alimentares: Resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012

Tipo de Trabalho de Conclusão:
DISSERTAÇÃO
Abreviatura:
LOCATELLI, N. T.
Data da Defesa:
26/02/2016
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos mais antigos programas do Brasil na área de segurança alimentar e nutricional, com abrangência nacional, que atende todos os alunos matriculados em escolas públicas do país. O PNAE preconiza que seja ofertada uma alimentação saudável e adequada, com alimentos variados, seguros, respeitando a cultura, as tradições, os hábitos alimentares, de acordo com a faixa etária e o estado de saúde, de forma a contribuir para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para melhor rendimento escolar. Dado este contexto, é fundamental que os escolares consumam as refeições ofertadas. OBJETIVO: Descrever o consumo da alimentação oferecida nas escolas públicas do Brasil e sua relação com fatores sociodemográficos e práticas alimentares , segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE, 2012). MATERIAL E MÉTODOS: Foram utilizados os dados da PeNSE realizada em 2012, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas, de todas as capitais brasileiras e Distrito Federal e de municípios das não capitais. Foram analisadas as características sociodemográficas e as práticas alimentares dos estudantes. Para avaliar a diferença entre os alunos que consomem e os que não consomem a refeição na escola, em relação às características sociodemográficas, foi realizado o teste de qui-quadrado de Pearson. Para as análises de associação entre consumir alimentação na escola e características sociodemográficas e rotina alimentar foram utilizados modelos univariados e múltiplos por meio da regressão de Poisson, assim como para as análises entre os alimentos consumidos no dia anterior à entrevista e consumo da alimentação na escola. As análises de associação entre o consumo alimentar nos últimos sete dias e consumo da alimentação na escola, ambos ajustados pelas características sociodemográficas, foram realizadas por meio da regressão multinomial. RESULTADOS: Dos 86.660 participantes do estudo, 22,8% consomem alimentação escolar. O consumo da alimentação escolar é maior entre os alunos do sexo masculino, pardos, que não moram em capitais, residem com a mãe, residem com o pai, trabalham, com mães com baixa escolaridade, para aqueles que tomam café da manhã e almoçam com os pais. Observou-se que consumir alimentação escolar está positivamente associado ao consumo moderado e frequente de feijão, hortaliças cruas ou cozidas, hortaliças cozidas e frutas; e ao consumo moderado de hortaliças cruas. Ainda, a alimentação escolar se associou negativamente com o consumo moderado ou frequente de salgados e embutidos; e ao consumo frequente de salgadinhos de pacote, biscoito salgado, biscoito doce e guloseimas. Quanto ao consumo no dia anterior à entrevista, o consumo da alimentação escolar influenciou significativamente o consumo de salada crua, legumes ou verduras cozidas e frutas frescas. CONCLUSÃO: O consumo regular da alimentação escolar é baixo nos alunos do 9º ano do ensino fundamental que frequentam escolas públicas, sendo que o consumo é influenciado por variáveis sociodemográficas e por rotinas alimentares dos alunos. Ainda, a alimentação escolar influencia positivamente o consumo de alimentos marcadores de alimentação saudável e protege os adolescentes do consumo de alimentos não saudáveis.

Palavras-chave:
Alimentação escolar; Práticas alimentares; Consumo alimentar; Rotina alimentar; Adolescente