CAMILA PIA DELGADO DA SILVA

Autor:
CAMILA PIA DELGADO DA SILVA

Título:
Composição Nutricional de Frutas da Biodiversidade Brasileira e seu Emprego na Alimentação Escolar na Região Sudeste

Tipo de Trabalho de Conclusão:
DISSERTAÇÃO
Abreviatura:
SILVA, C. P. D.
Data da Defesa:
25/04/2016
Resumo:
Os objetivos desse estudo foram realizar a compilação dos dados de composição nutricional de cinco espécies frutíferas provenientes da biodiversidade nativa e avaliar a inserção destas e outras espécies frutíferas na alimentação escolar da região Sudeste do Brasil. Para o levantamento da inserção de espécies frutíferas foi desenvolvido um questionário estruturado, de autopreenchimento, e com aplicação por meio de formulário eletrônico. Para a compilação, a busca na literatura foi feita nas principais bases de dados científicos disponíveis online, utilizando como referência a metodologia disponibilizada pela FAO/ INFOODS (Food and Agriculture organization/ International Network of Food Data Systems). Da totalidade dos munícipios da região Sudeste 187 aceitaram participar do estudo e somente 5,9% (n=11) informaram realizar a compra de espécies frutíferas provenientes da biodiversidade nativa, sendo estas de procedência da agricultura familiar. A ausência de articulação entre os atores do Programa Nacional de Alimentação Escolar foi um dos principais fatores limitantes para inserção destas frutas nativas nos cardápios da alimentação escolar. Foi observado, que o campo da sustentabilidade e biodiversidade ainda é desconhecido e desafiador perante aos profissionais que atuam na alimentação escolar, uma vez que só 40,6% dos nutricionistas informaram levar em conta o fator biodiversidade na elaboração dos cardápios da alimentação escolar. Outro limitador informado pelos nutricionistas foi a ausência de informações da composição nutricional destas frutas. A compilação dos dados de composição nutricional foi realizada a partir de cinco espécies e reuniu 24 publicações, sendo as espécies: 1- Pitanga- (Eugenia uniflora L.); 2- Juçara (Euterpe edulis M.); 3- Jenipapo (Genipa americana L.); 4- Jabuticaba ou Jaboticaba (Plinia cauliflora M.) e 5- Aroeira-periquita (Schinus terebinthifoli). A polpa da pitanga madura apresentou maiores concentrações de fibra alimentar, pró-vitamina A e vitamina C, do que as outras espécies. Adicionalmente, a polpa congelada de pitanga foi classificada como excelente fonte de carotenoides (> 200mcg/100 gramas da porção comestível). A polpa da juçara madura apresentou teores elevados de lipídeos, fibra alimentar, vitamina C e ferro. O jenipapo polpa madura mostrou teores intermediários de carboidrato, vitamina C, B-caroteno, licopeno e compostos fenólicos, quando comparados com as demais espécies em estudo. Foram encontradas três publicações sobre a composição nutricional da jabuticaba e nenhum estudo foi obtido sobre composição nutricional da espécie aroeira-periquita. Portanto concluiu-se que apesar dos desafios para inserção de espécies frutíferas da biodiversidade na alimentação escolar, alguns municípios da região Sudeste já estão realizando a aquisição e ofertando esses alimentos no cardápio escolar. Além disso, espécies como a pitanga e a juçara apresentaram valor nutricional destacado e tem potencial para inserção na alimentação escolar, desde que os municípios façam a aquisição e os nutricionistas incluam preparações destes alimentos no cardápio.

Palavras-chave:

Alimentação escolar, política pública, biodiversidade, composição nutricional, PNAE, fruta