RENATA FAGUNDES LOPES

Autor:
RENATA FAGUNDES LOPES

Título:
Avaliação do impacto de estratégias de marketing social utilizadas em uma intervenção no ambiente alimentar, sobre a aquisição de alimentos saudáveis em pequenos comércios.

Tipo de Trabalho de Conclusão:
DISSERTAÇÃO
Abreviatura:
LOPES, R. F.
Data da Defesa:
28/07/2016
Resumo:
Introdução: O elevado consumo de alimentos de baixa qualidade nutricional é um panorama atual, englobando aspectos sociais, individuais, econômicos e culturais. A intervenção nutricional no ambiente destinada a melhorar a disponibilidade de alimentos saudáveis em regiões urbanas tem sido apontada como uma estratégia promissora e sustentável. Objetivo: Avaliar o impacto de estratégias de marketing social utilizadas em um programa de intervenção em comércios de alimentos para promoção da alimentação saudável em uma população de baixo nível socioeconômico moradora na área urbana de Santos. Métodos: Trata-se de um estudo prospectivo quase-experimental para comparar dados pré e pós-intervenção de dois grupos de comércios de alimentos, grupo intervenção (n=5) e controle (n=4). Foi realizada a adaptação da metodologia utilizada em estudos de intervenção em pequenos comércios de alimentos em áreas de baixo nível socioeconômico, aplicada por grupo de pesquisa da Johns Hopkins University (USA), com a utilização de marketing social entre as estratégias de ação. Em cada comércio foi avaliado, por meio de entrevistas, as características socioeconômicas e o perfil de aquisição domiciliar de alimentos de 227 consumidores no grupo intervenção e de 153 consumidores no grupo controle, totalizando uma amostra de 380 consumidores. As mudanças no perfil de aquisição de alimentos foram avaliadas com o cálculo das diferenças entre o período pré e pós-intervenção e a comparação dessa diferença entre os grupos intervenção e controle. Foi avaliado o efeito da exposição às ações de marketing social nas mudanças no escore de aquisição de alimentos, comparando o grupo (intervenção e controle), ajustados por diferentes variáveis que mediram a exposição (escores combinando alcance, dose oferecida e dose recebida e as variáveis de frequência de exposição às ações, obtidas da avaliação processual e do IEQ), além de variáveis demográficas. Todas as análises utilizaram Statistical Package for the Social Sciences ® (SPSS), tendo como nível de significância o valor de 0,05. Resultados: A intervenção foi realizada com alta fidelidade, foram expostas crianças, adultos e idosos. Observou-se muito interesse pela intervenção, receitas e alimentos promovidos. Notou-se um pequeno aumento no consumo de alimentos mais saudáveis com as pessoas mais expostas as ações de marketing social. Conclusão: Embora o aumento do consumo de alimentos saudáveis tenha ocorrido, não se pode afirmar que seja devido as ações da intervenção.

Palavras-chave:
Intervenção Nutricional, Ambiente Alimentar, Saúde Urbana, Marketing Social, Impacto.