VIVIANE BELLUCCI PIRES DE ALMEIDA

Autor:
VIVIANE BELLUCCI PIRES DE ALMEIDA

Título:
Ingestão alimentar entre crianças e adolescentes com excesso de peso: o que mostra o perfil de ácidos graxos da dieta em relação ao grau de processamento de alimentos.
Tipo de Trabalho de Conclusão:
DISSERTAÇÃO
Abreviatura:
ALMEIDA, V. B. P.
Data da Defesa:
26/04/2017
Resumo:
A alimentação de crianças e adolescentes com excesso de peso visa a diminuição do tecido adiposo sem comprometer a oferta de nutrientes e compostos bioativos necessários ao crescimento e desenvolvimento. Já se demonstrou que a ingestão de lipídeos superior a 35% da energia da dieta, com mais de 8% de gordura saturada e 1% de gorduras trans representa risco para doenças crônicas. Entre os efeitos do excesso de gordura, estão a elevação da densidade energética e o estímulo aos processos inflamatórios que acompanham a obesidade. O Guia Alimentar para a População Brasileira destaca os benefícios à saúde associados à redução do consumo de alimentos ultraprocessados. Contudo, pouco se sabe sobre o perfil de ácidos graxos e a ingestão de alimentos segundo o seu grau de processamento nestes estágios de vida. Objetivo. Analisar a alimentação de crianças e adolescentes com excesso de peso e verificar associação entre variáveis alimentares, em especial a ingestão de ácidos graxos com potencial modulador da inflamação segundo o grau de processamento dos alimentos. Método. Trata-se de um estudo de corte transversal com amostragem por conveniência obtida a partir de escolares de 8 a 11 anos do município de São Paulo. Foram selecionados indivíduos com excesso de peso, Índice de Massa Corporal para idade >1 escore z. A amostra foi composta por 149 estudantes e a ingestão alimentar foi estimada a partir da aplicação de Questionário de Frequência Alimentar quantitativo; os dados foram processados pelo programa NDS para a estimativa de energia e nutrientes. Os alimentos foram organizados segundo a NOVA, classificação que considera o grau de processamento dos alimentos. As diferenças entre as médias foram testadas por meio do Teste “t” Student (para variáveis categóricas) ou Anova (para variáveis com mais de duas categorias), assumindo-se um nível de significância de 5%. Resultados. A média de idade dos escolares foi de 9,6 anos. O consumo médio diário de energia foi 2.032 Kcal. Os carboidratos forneceram 51,2% da energia total, as proteínas 15,5% e as gorduras 33,3%. As maiores prevalências de inadequação foram observadas para cálcio e vitamina E (> 81%); vitamina D (> 94%) e gordura saturada, fibra alimentar e açúcar de adição (> 97%). Aproximadamente 20% dos participantes apresentou valores da razão ômega 6:3 superiores a 10:1, todos os escolares apresentaram ingestão de ômega 6 acima do recomendado e consumo de sódio superior à quantidade máxima tolerável. Entre os tercis de consumo do grupo1, alimentos in natura/minimamente processados, o maior consumo foi acompanhado de aumento da ingestão de n6 e n3, com uma redução significativa do valor da razão n6:n3, em contrapartida, no tercis do grupo 3, alimentos ultraprocessados, o aumento foi significativo tanto para a ingestão de ômegas 6 e 3, quanto para a proporção n6:n3. O consumo de alimentos ultraprocessados representou 36% do total da energia da dieta.

Palavras-chave:

Crianças e Adolescentes; Excesso de peso; Ingestão e Consumo alimentar; Recomendações nutricionais, Perfil de ácido graxo da dieta; Grau de processamento de alimentos.