Patrícia Teixeira Santos

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Durante o doutorado, foi bolsista CAPES PDEE na Università degli Studi di Padova ( Itália) . Pós doutorado no Centre d´Étude d´Afrique Noire, Sciences Politiques, Bordeaux (França), com bolsa da Fondation Maison Sciences de l´Homme (Paris-França). Docente e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora , nivel 2. Professora convidada do Programa de pós graduação interdisciplinar de Estudos Africanos, da Universidade do Porto (Portugal). Coordenadora do grupo de pesquisa Saberes, Práticas, Ensino de História da África e do Brasil, em contexto Sul, em conjunto com o Prof. Dr. Fabio Franzini (UNIFESP). Pesquisadora Associada do LAM Sciences Politiques- Bordeaux ( França)Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: Islã e Missionarismo católico na África nos contextos coloniais e pós coloniais, história do Sudão colonial. Pesquisa e orienta trabalhos nas áreas diversidade cultural, ensino da história da África, estudos africanos interdisciplinares e campo religioso brasileiro. Por mudança de estado civil, o antigo nome profissional era PATRICIA SANTOS SCHERMANN (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes