DESTAQUES

EPPEN inicia Mestrado Profissional em Administração Pública com aula inaugural

Profiap 27.08.2024

Evento de abertura marca o início da primeira turma do PROFIAP na UNIFESP

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Informamos que o início das aulas está marcado para o dia 29 de julho de 2024, já no novo campus Quitaúna.

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Sejam todos muito bem-vindos aos novos edifícios acadêmico e administrativo da EPPEN no campus Quitaúna!

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Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

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O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

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Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

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É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

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NOTÍCIAS

Chamada para extensionistas em caráter voluntário

CHAMADA PARA EXTENSIONISTAS EM CARÁTER VOLUNTÁRIO

A coordenação do projeto de extensão “Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça” torna pública a estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos(as) em assuntos educacionais e docentes da Unifesp e comunidade externa a chamada para atuação em caráter voluntário no projeto.

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Estudantes da UNIFESP e da University of Windsor participaram de intercâmbio promovendo valiosas conexões acadêmicas e culturais

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 Ao participarem do Programa Brazil-Canada Business Study Exchange estudantes da UNIFESP estabelecem conexões valiosas com estudantes canadenses da University of Windsor do Canadá
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CAPES aprova Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global da EPPEN

Mestrado RI

No dia 17/07/2024, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior aprovou a abertura do Mestrado em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global, na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Inscrições Abertas para Aluno Especial no Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º Semestre de 2024

Aluno especial 20242

Estão abertas as inscrições para aluno especial do Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º semestre de 2024

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André Roncaglia de Carvalho é indicado para o cargo de diretor-executivo do Brasil no FMI

Andre RoncagliaRoncaglia fez parte do quadro efetivo de docentes da EPPEN/Unifesp entre 2016 e 2024

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EVENTOS

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

O projeto possui o objetivo de desenvolver uma rede empreendedora, por meio de diálogos com a sociedade civil: empresas, empresários, empreendedores e especialistas. Pretendemos desenvolver e provocar debates sobre os mais diversos assuntos dentro da área da administração e empreendedorismo.

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Regionalismo centro-americano, um caminho para a (des)integração?

Regionalismo centro americano um caminho para a desintegraçãoIntrodução: A América Central, uma região marcada por uma história compartilhada e desafios comuns, navegou pelas águas turbulentas do regionalismo ao longo dos anos.

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O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO.

O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

Essa palestra está focada nos impactos da informalidade no desenvolvimento econômico brasileiro.

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DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: QUESTÕES E CONSENSOS

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL QUESTÕES E CONSENSOS

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

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Transição Energética: Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Transição Energética Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Projeto de Extensão sobre Transição Energética no Brasil, visando a produção de material audiovisual a ser disponibilizado em redes sociais com conteúdo informativo para o grande público sobre as oportunidades e desafios do processo para o Brasil bem como seu papel no processo.

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Atividades de Graduação durante Fase Vermelha no Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo está vivendo a maior crise sanitária desde a identificação do primeiro caso de covid-19, em 2020, na cidade de São Paulo. Os hospitais paulistas estão com taxas de ocupação acima de 80% e em muitos municípios, próximas aos 100%. Essa situação de calamidade pública conduziu o Governo do Estado de São Paulo a implantar a fase vermelha do Plano SP a partir de 06/03/2021.
Apesar de estarmos em período de recesso, na maioria dos cursos de graduação da Unifesp, existem atividades em andamento, as quais envolvem estudantes e servidores (docentes e técnicos/as). Sendo assim, a Pró-Reitoria de Graduação reforça às coordenações de curso, servidores(as) e estudantes:

1) Sobre atividades presenciais de estágio/internato*

Existindo a avaliação do campo de estágio e do(a) supervisor(a) sobre a necessidade e a segurança de continuidade das atividades presenciais no estágio curricular, ressaltamos a importância de:
  1. Estudantes, professores(as) e supervisores(as) respeitarem as orientações de biossegurança da Unifesp e das instâncias municipais/estadual;

  2. Uso adequado dos equipamentos de proteção individual;

  3. Manter distanciamento social continuamente;

  4. Automonitoramento de saúde diário e fluxo de informações sobre o estado de saúde. Não venha trabalhar doente!

Demais cuidados destinados a prevenir o risco de contágio por covid-19 durante as atividades presenciais, durante o transporte de/para o campus e campos de atuação, assim como no momento das refeições.

2) Sobre atividades práticas especiais**

Quanto às atividades práticas especiais, realizadas no contexto de UCs teórico-práticas da área da saúde, mas que não constituem estágio curricular: recomenda-se que os cursos avaliem a necessidade/possibilidade de suspensão imediata das atividades presenciais, com reavaliação semanal do cenário epidemiológico no estado e no município. A recomendação é que ocorra uma minimização de todas as atividades presenciais possíveis, enquanto estivermos na Fase Vermelha.

3) Sobre atividades extra-curriculares presenciais de estudantes de graduação:

Atividades extra-curriculares presenciais de estudantes de graduação, incluindo atividades de ligas acadêmicas, monitoria, pesquisa e iniciação científica, permitidas mediante restrições e recomendações da Prograd e ProPGPq (Nota sobre Atividades de IC na Pandemia), devem ser preferencialmente suspensas enquanto durar a Fase Vermelha, e serão reavaliadas semanalmente junto ao Comitê Permanente para Enfrentamento da Pandemia de Coronavírus (CPEC/Unifesp).
 
Quanto aos estágios extracurriculares (não obrigatórios), recomenda-se, sempre que possível, que as atividades sejam desenvolvidas remotamente.
 
A orientação e o acompanhamento continuados dos(as) estudantes pelos(as) docentes, supervisores(as) e coordenadores(as) de curso são fundamentais para minimizar os riscos de contágio entre todos participantes das atividades formativas presenciais. Sempre que possível, deve-se buscar reduzir a frequência e o período presencial nos campos de prática, mantendo apenas atividades essenciais para formação profissional dos(as) nossos(as) estudantes.
Durante a permanência do Estado e municípios em Fase Vermelha, essas recomendações visam reduzir a circulação de pessoas e com isso contribuir para evitar o contágio por covid-19, em uma fase crítica de saturação do nosso sistema de saúde.
 
 
São Paulo, 5 de março de 2021
Pró-Reitoria de Graduação e Comitê Permanente para Enfrentamento da Pandemia de Coronavírus (CPEC/Unifesp)
 
 

*Atividades presenciais de estágio são acompanhadas pela comissão de curso e/ou coordenação de estágio e foram autorizadas mediante atendimento às normas de biossegurança, com anuência do(a) estudante, do curso e do campo de estágio (seja dentro ou fora da Unifesp);

**Atividades práticas essenciais foram solicitadas e aprovadas para algumas UCs teórico-práticas de cursos do campus SP, após análise da Comissão de Trabalho Seguro e Retomada de Atividades Práticas de Formação em Regime Especial, e estão sendo acompanhadas continuamente pela Comissão de Acompanhamento das Práticas dos Cursos de Graduação EPE e EPM do Campus São Paulo.