DESTAQUES

EPPEN inicia Mestrado Profissional em Administração Pública com aula inaugural

Profiap 27.08.2024

Evento de abertura marca o início da primeira turma do PROFIAP na UNIFESP

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Informamos que o início das aulas está marcado para o dia 29 de julho de 2024, já no novo campus Quitaúna.

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Sejam todos muito bem-vindos aos novos edifícios acadêmico e administrativo da EPPEN no campus Quitaúna!

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Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

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O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

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Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

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É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

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NOTÍCIAS

Chamada para extensionistas em caráter voluntário

CHAMADA PARA EXTENSIONISTAS EM CARÁTER VOLUNTÁRIO

A coordenação do projeto de extensão “Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça” torna pública a estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos(as) em assuntos educacionais e docentes da Unifesp e comunidade externa a chamada para atuação em caráter voluntário no projeto.

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Estudantes da UNIFESP e da University of Windsor participaram de intercâmbio promovendo valiosas conexões acadêmicas e culturais

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 Ao participarem do Programa Brazil-Canada Business Study Exchange estudantes da UNIFESP estabelecem conexões valiosas com estudantes canadenses da University of Windsor do Canadá
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CAPES aprova Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global da EPPEN

Mestrado RI

No dia 17/07/2024, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior aprovou a abertura do Mestrado em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global, na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Inscrições Abertas para Aluno Especial no Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º Semestre de 2024

Aluno especial 20242

Estão abertas as inscrições para aluno especial do Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º semestre de 2024

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André Roncaglia de Carvalho é indicado para o cargo de diretor-executivo do Brasil no FMI

Andre RoncagliaRoncaglia fez parte do quadro efetivo de docentes da EPPEN/Unifesp entre 2016 e 2024

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EVENTOS

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

O projeto possui o objetivo de desenvolver uma rede empreendedora, por meio de diálogos com a sociedade civil: empresas, empresários, empreendedores e especialistas. Pretendemos desenvolver e provocar debates sobre os mais diversos assuntos dentro da área da administração e empreendedorismo.

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Regionalismo centro-americano, um caminho para a (des)integração?

Regionalismo centro americano um caminho para a desintegraçãoIntrodução: A América Central, uma região marcada por uma história compartilhada e desafios comuns, navegou pelas águas turbulentas do regionalismo ao longo dos anos.

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O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO.

O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

Essa palestra está focada nos impactos da informalidade no desenvolvimento econômico brasileiro.

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DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: QUESTÕES E CONSENSOS

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL QUESTÕES E CONSENSOS

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

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Transição Energética: Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Transição Energética Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Projeto de Extensão sobre Transição Energética no Brasil, visando a produção de material audiovisual a ser disponibilizado em redes sociais com conteúdo informativo para o grande público sobre as oportunidades e desafios do processo para o Brasil bem como seu papel no processo.

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Programa de Gestão e Educação para a Sustentabilidade (GES)

PROGRAMA DE GESTÃO E EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE (GES)

 

Coordenação Geral: Profa. Dra. Liége Mariel Petroni

 

INTRODUÇÃO

O Programa de Gestão e Educação para a Sustentabilidade (GES) foi fundado na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), campus Osasco da Universidade  Federal de São Paulo (Unifesp), em outubro de 2012, sob a coordenação da Profa. Dra. Liége Mariel Petroni, com a missão de gerar e disseminar  conhecimento, pesquisa e ações para a promoção da sustentabilidade de forma participativa, para um mundo mais justo, ético e igualitário.
 
O GES congrega docentes, discentes, especialistas e profissionais de diversas áreas para a realização de estudos, pesquisas e ações junto à comunidade em prol da sustentabilidade.

OBJETIVO

Tem por objetivo promover  a  sensibilização,  a  mobilização  e  a conscientização  dos  conceitos  do  desenvolvimento  sustentável  a  partir  do  campus Osasco  da  UNIFESP  e  da  sociedade  do  Município  de  Osasco,  devendo  apresentar  como resultados: a iniciação científica; construção de  parceria  com  todos  os  campi  da  Unifesp  e  com  outras  instituições  de ensino e pesquisa; envolvimento do campus Osasco com a comunidade local; atividades acadêmicas com os diversos tipos de agentes sociais e propiciar um ambiente para a educação pautada em valores éticos e de cidadania.

METODOLOGIA

O Ges conta com parceiros dos setores do governo, empresa e do terceiro setor e trabalha por projetos e cada um dos projetos contempla diferentes abordagens metodológicas, já que as mesmas são adaptadas às  necessidades e objetivos específicos para cada ação trabalhada. Neste sentido, o GES tem a preocupação de desenvolver atividades articuladas entre a universidade e a comunidade de tal forma a ser um espaço articulado e de diálogo onde se formam/transformam pessoas construtoras ativas da sociedade na qual vivem e exercem sua cidadania. Isto requer uma prática metodológica  educativa, participativa e dialógica, que trabalhe a relação prática-teoria-prática, e na qual o cotidiano universitário esteja permeado pela vivência dos direitos humanos e planetários. Desta forma, as ações desenvolvidas pelo Ges, compreendem os princípios de parceria e acolhimento, pois significa – neste caso – “fazer com a comunidade” e não “para a comunidade”.

RESULTADOS

Dentre os resultados, podem ser destacados: os estudos de casos quinzenais; a parceria com o Instituto para o desenvolvimento sustentável e a Ordem dos Emancipadores de Osasco para a realização do Processo Prospectivo e Construção de Cenários para o Desenvolvimento Sustentável de Osasco; Organização de eventos (Mesa Redonda abordando temas de sustentabilidade e a Semana de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade) que congregam diversos participantes e palestrantes; participação no desfile sete de setembro de Osasco à convite da Ordem dos Emancipadores; visitas técnicas à diversas organizações; participação do Comitê da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários; organização da Páscoa Solidária para a instituição Centro Promocional Cristo Rei; organização do Natal Solidário para os catadores cooperados de Osasco; parceria com a Prefeitura Municipal de Osasco para o desenvolvimento do projeto de pesquisa sobre a Gestão de Resíduos Sólidos; parceria com a Prefeitura de Ribeirão Branco, para o desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de plantas medicinais. Além disto, o Ges desenvolve inúmeras pesquisas inseridos no contexto da sustentabilidade, tendo como resultados diversas publicações e participações em eventos nacionais e internacionais.

Saiba mais no link: http://gesunifesp.wix.com/home

 

 

Formulários

 

 Observação: O aluno deverá preencher em word, colher as assinaturas do orientador anterior e orientador atual e encaminhar à secretaria do curso para assinatura do coordenador do Programa. 

 

Observação: Declaração a ser requerida por docente do Programa com a finalidade de registrar e documentar serviços técnicos prestados no âmbito do Programa (participação em Comissão de seleção, credenciamento, comissão especial).

 

Observação: O aluno deverá conforme o calendário da sua respectiva turma preencher o formulário para qualificação de dissertação e entregar na secretaria do Programa com os documentos comprobatórios dos requisitos parciais, quando for o caso

 

 

 

Observação: O aluno deverá conforme o calendário da sua respectiva turma preencher o formulário para defesa de dissertação e entregar na secretaria do Programa com os documentos comprobatórios dos requisitos parciais, quando for o caso, com no mínimo 30 dias de antecedência.

 

        Observação: Em caso de banca para parecer sem arguição presencial cada membro deverá apresentar seu parecer, inclusive o              presidente da banca, realizando a súmula dos trabalhos, sem direito a voto.

 

       Observação: O aluno deverá preencher em word e encaminhar o formulário preenchido à secretaria do curso. Para coleta de                    assinaturas, com no mínimo 7 dias de antecedência.

 

       Observação: Ao efetuar o depósito da versão final da dissertação solicitamos que o memorando do orientador atestando os ajustes             apontados durante a banca seja datado com no máximo 30 dias após a data da defesa.