Área de concentração e linhas de pesquisa

Área de Concentração do Curso 

Interações homem-tecnologia-ambiente em sistemas costeiros e marinhos

As regiões costeiras e marinhas são ambientes com especificidades associadas à aspectos ambientais e sociais que interagem por meio de processos complexos que envolvem as cinco dimensões - Antroposfera, Atmosfera, Biosfera, Hidrosfera e Litosfera. Ao mesmo tempo em que abrigam ecossistemas ricos em biodiversidade e provêm diferentes serviços ambientais, as regiões costeiras e marinhas também experimentam grande pressão de uso, pois contêm locais prioritários para portos, instalações industriais e desenvolvimento urbano, além da presença de diversas populações tradicionais.

A área de concentração do PPG-ICTMAR é integradora de três linhas de pesquisa que se complementam para uma visão interdisciplinar das Ciências do Mar de forma a ampliar as fronteiras do conhecimento e promover o desenvolvimento de tecnologias e inovações que considerem os processos naturais e antrópicos em ambientes costeiros e marinhos.

1) Diagnóstico e monitoramento de ambientes costeiros e marinhos
Descrição: As inter-relações entre o meio ambiente e o ser humano (indivíduo, população e sociedade) são resultados de mistura complexa de influências negativas (por ex. urbanização, poluição e contaminação) e positivas (por ex. o bem-estar da vida litorânea, os recursos marinhos, fontes de energia) que precisam ser qualificadas e quantificadas, relacionadas e ponderadas em todas as dimensões. Assim, o diagnóstico e o monitoramento destas características e suas interações complexas de interdependências requerem projetos com abordagens interdisciplinares que reconheçam o homem como parte constitutiva dos ecossistemas, em contraposição a ideia de que o homem seja somente um fator externo de perturbação que desestabiliza os sistemas ecológicos.
Entender o balanço para manutenção do equilíbrio do ecossistema e bem-estar humano é um dos maiores desafios desta linha de pesquisa. Projetos interdisciplinares que ampliem o entendimento das interações entre ser humano e meio ambiente no espaço e no tempo serão desenvolvidos a fim de promover e dar suporte para a gestão socioambiental sustentável na zona costeira e marinha como um processo amplo de governança que considere tanto a diversidade de atores públicos e privados quanto as dinâmicas ecológicas e diferentes atividades socioeconômicas de uso do território. Esta linha também promoverá pesquisas de cunho tecnológico que subsidiem o desenvolvimento de tecnologias para análise, monitoramento e gestão de ambientes costeiros e marinhos.
Resultados provenientes desta linha se articulam com as demais linhas de pesquisa, seja pelo suporte ao desenvolvimento de políticas e estratégias públicas e privadas para prevenção e recuperação de ambientes costeiros e marinhos (Linha de pesquisa 2) ou pelas ferramentas importantes para o desenvolvimento de estratégias e tecnologias para o uso sustentável de recursos e serviços ecossistêmicos em ambientes costeiros e marinhos (Linha de pesquisa 3).

2) Estratégias de prevenção de impacto e recuperação de ambientes costeiros e marinhos
Descrição: As regiões costeiras e marinhas apresentam grande vulnerabilidade aos impactos ambientais e socioeconômicos gerados por eventos críticos (como no caso de desastres ambientais) e por processos antrópicos (como o lançamento e disposição sem tratamento de resíduos líquidos e sólidos) que alteram os ciclos biogeoquímicos e o balanço energético do sistema marinho e costeiro. Tais alterações impactam diretamente a saúde humana, acarretam a redução da biodiversidade e estão relacionados às mudanças globais tanto em escala regional quanto global.
A partir do diagnóstico das interelações entre as atividades econômicas, o ser humano e o ambiente em todas as dimensões (litosfera, hidrosfera, biosfera, atmosfera e antroposfera) torna-se essencial propor estratégias tanto para a prevenção ou mitigação de impactos quanto para adaptação ou recuperação da qualidade ambiental e do bem-estar humano em regiões costeiras e marinhas. Assim, estimar os potenciais de prevenção/mitigação/adaptação/recuperação e seus custos associados é uma necessidade fundamental na criação e implementação de políticas públicas para o meio ambiente.
A inovação é uma força-motriz fundamental para promover estratégias de prevenção/mitigação/adaptação/recuperação dos ambientes costeiros e marinhos, , uma vez que, a longo prazo, várias estratégias dependerão de tecnologias novas, ou ainda não complemente desenvolvidas e testadas que devem ser modeladas em termos de energia, exergia e balanços de massa. Para essas novas tecnologias, a análise de possíveis barreiras à implementação (incluindo tecnológicas) e a simulação de taxas de aprendizagem são cruciais. Esta linha do PPG-ICTMar terá como foco pesquisas interdisciplinares que visem desenvolver teorias, práticas e tecnologias relacionadas aos diferentes setores da sociedade para prevenção da poluição e a recuperação da qualidade ambiental que sejam sustentáveis visando a geração mínima de resíduos e aproveitamento energético de máximo eficiência.

3) Desenvolvimento de estratégias e tecnologias para o uso sustentável de recursos e serviços ecossitêmicos em ambientes costeiros e marinhos
Descrição: As demandas de origem antrópica devem ser supridas considerando a distribuição justa dos bens e serviços ecossistêmicos, bem como as dinâmicas biofísicas do ambiente. A sustentabilidade das ações e atividades antrópicas nos oceanos depende da manutenção da integridade e da saúde dos ecossistemas marinhos. A explotação racional e sustentável de recursos e serviços ecossistêmicos providos pelos oceanos é objeto de investigação e desenvolvimento tecnológico em todas as comunidades acadêmicas do mundo, com forte associação aos órgãos gestores e tomadores de decisões. Diante desta ótica, o uso consciente e sustentável de recursos naturais requer esforços sinérgicos dos agentes públicos e privados. O PPG-ICTMAR assume que a produção de conhecimento, tecnologias e formação de pesquisadores e profissionais que compreendam a interdependência entre o uso e a conservação do Mar e de seus recursos é indispensável. Estas ações vão além do plano acadêmico, e se articulam com os demais setores da sociedade.
Neste sentido, esta linha de pesquisa está alinhada com os objetivos do Plano Setorial de Recursos do Mar (PSRM) e tem como propósito concatenar mecanismos e informações para produzir conhecimentos sólidos e promover desenvolvimento e inovação em estratégias e tecnologias aplicadas ao uso e explotação sustentável dos recursos minerais, da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos em ambientes costeiros e marinhos. Neste sentido, esta linha de pesquisa é complementar às outras duas linhas de pesquisa descritas anteriormente uma vez que o diagnóstico, monitoramento, prevenção de impacto e recuperação dos ecossistemas estão intrinsecamente relacionados ao uso sustentável dos recursos.