DESTAQUES

EPPEN inicia Mestrado Profissional em Administração Pública com aula inaugural

Profiap 27.08.2024

Evento de abertura marca o início da primeira turma do PROFIAP na UNIFESP

Leia mais...

Informamos que o início das aulas está marcado para o dia 29 de julho de 2024, já no novo campus Quitaúna.

EPPEN campus Quitauna 932

Sejam todos muito bem-vindos aos novos edifícios acadêmico e administrativo da EPPEN no campus Quitaúna!

Leia mais...

Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

foto capa

O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

Leia mais...

Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

convite osasco5

É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

Leia mais...

NOTÍCIAS

Chamada para extensionistas em caráter voluntário

CHAMADA PARA EXTENSIONISTAS EM CARÁTER VOLUNTÁRIO

A coordenação do projeto de extensão “Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça” torna pública a estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos(as) em assuntos educacionais e docentes da Unifesp e comunidade externa a chamada para atuação em caráter voluntário no projeto.

Leia mais...

Estudantes da UNIFESP e da University of Windsor participaram de intercâmbio promovendo valiosas conexões acadêmicas e culturais

Maple Leaf 1
 Ao participarem do Programa Brazil-Canada Business Study Exchange estudantes da UNIFESP estabelecem conexões valiosas com estudantes canadenses da University of Windsor do Canadá
Leia mais...

CAPES aprova Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global da EPPEN

Mestrado RI

No dia 17/07/2024, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior aprovou a abertura do Mestrado em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global, na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Leia mais...

Inscrições Abertas para Aluno Especial no Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º Semestre de 2024

Aluno especial 20242

Estão abertas as inscrições para aluno especial do Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º semestre de 2024

Leia mais...

André Roncaglia de Carvalho é indicado para o cargo de diretor-executivo do Brasil no FMI

Andre RoncagliaRoncaglia fez parte do quadro efetivo de docentes da EPPEN/Unifesp entre 2016 e 2024

Leia mais...

EVENTOS

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

O projeto possui o objetivo de desenvolver uma rede empreendedora, por meio de diálogos com a sociedade civil: empresas, empresários, empreendedores e especialistas. Pretendemos desenvolver e provocar debates sobre os mais diversos assuntos dentro da área da administração e empreendedorismo.

Leia mais...

Regionalismo centro-americano, um caminho para a (des)integração?

Regionalismo centro americano um caminho para a desintegraçãoIntrodução: A América Central, uma região marcada por uma história compartilhada e desafios comuns, navegou pelas águas turbulentas do regionalismo ao longo dos anos.

Leia mais...

O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO.

O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

Essa palestra está focada nos impactos da informalidade no desenvolvimento econômico brasileiro.

Leia mais...

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: QUESTÕES E CONSENSOS

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL QUESTÕES E CONSENSOS

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

Leia mais...

Transição Energética: Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Transição Energética Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Projeto de Extensão sobre Transição Energética no Brasil, visando a produção de material audiovisual a ser disponibilizado em redes sociais com conteúdo informativo para o grande público sobre as oportunidades e desafios do processo para o Brasil bem como seu papel no processo.

Leia mais...

Processo Seletivo

Edital de Seleção para turmas de 2017


Divulga o Edital do Processo Seletivo para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Conflitos Internacionais e Globalização” da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo, para a turma que terá início em 2017

A Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,

RESOLVE: 


PUBLICAR o presente EDITAL
PROCESSO SELETIVO 2017 – 1º Semestre


PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM “CONFLITOS INTERNACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO”

A Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e respectiva Coordenadoria de Cursos Lato Sensu e Câmara Técnica de Extensão do Campus Osasco, faz saber que as inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Conflitos Internacionais e Globalização”, para o 1º Semestre de 2017, estarão abertas entre 24 de outubro e 4 de novembro de 2016.

Curso, Período, Duração, Vagas e Local de Funcionamento:


Curso:

Área Interdisciplinar

Conflitos Internacionais e Globalização (360h/a)

Período:

Aulas aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Duração:

2 (dois) anos, incluindo a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Início das Aulas:

11 de março de 2017.

Local:

O curso de Pós-Graduação será ofertado no Campus Osasco da Universidade Federal de São Paulo, nas dependências da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, situado na Rua Angélica, 100, Jardim das Flores, Osasco, SP.

Vagas:

O número de vagas limita-se a 40 (quarenta) sendo, destas, 12 (doze) reservadas a trabalhadores da administração pública (federal, estadual e municipal), sejam eles vinculados ao regime jurídico único ou ao regime da CLT, a fim de dar cumprimento ao “Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento” da Unifesp, em seu Art. 5º, § 4º. O mínimo de alunos aprovados para início da turma é o de 15 (quinze).

Inscrições:

  1. Conforme define o “Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento” da Unifesp, em seu Cap. VI, Art. 24, § 2º, o candidato poderá realizar inscrições em tantos cursos quanto desejar, mas poderá cursar somente um curso por vez.
  2. Fica reservado ao curso o direito de não preencher todas as vagas.
  3. Conforme define o “Edital Geral para INSCRIÇÃO nos Cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e MBA” da Unifesp, as inscrições serão feitas exclusivamente por meio da internet, no sítio eletrônico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no endereço: http://www.unifesp.br/reitoria/proex/ .
  4. A participação no Processo Seletivo para ingresso no curso de Curso de Pós-GraduaçãoLato Sensu em “Conflitos Internacionais e Globalização” exige do candidato os seguintes pré-requisitos:

4.1. Ter concluído a Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológico) em curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação, devidamente comprovada. Mesmo que o candidato tenha sido aprovado em processo seletivo, não serão efetivadas matrículas de candidatos cujos cursos estejam em processo de reconhecimento por parte do MEC.

4.2. Pagar o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) de inscrição; não havendo possibilidade de devolução do valor despendido com o pagamento da taxa de inscrição a não ser em caso de cancelamento do curso por parte de sua coordenação.

  1. Somente poderá concluir a inscrição o candidato que atenda os pré-requisitos solicitados.
  2. Os alunos, uma vez regularmente inscritos, ficam obrigados a realizar rematrícula anualmente, em período a ser determinado pela Proec, bem como recolher a taxa de R$ 70,00 (setenta reais) referente a este procedimento acadêmico.
  3. Detalhamento dos procedimentos de inscrição:

Para realizar inscrição

CPF OBRIGATÓRIO PARA INSCRIÇÕES
As inscrições confirmadas poderão ser visualizadas no endereço 
http://procdados.epm.br/dpd/proex/index.htm   

Confirmação de Inscrição

As inscrições somente serão confirmadas de 4 a 7 dias úteis após o pagamento do boleto bancário gerado na inscrição.
As inscrições confirmadas poderão ser visualizadas no endereço 

http://procdados.epm.br/dpd/proex/index.htm , clicando em “consultar inscrição”.

Resultado Final

(Em até 7 dias após a finalização de todas as etapas do processo seletivo)

Os candidatos poderão visualizar os resultados dos processos seletivos no endereço

http://procdados.epm.br/dpd/proex/index.htm , no campo “lista de aprovados”, optando por “Especialização” de acordo com sua inscrição. Abrirá uma lista com os nomes dos cursos que já disponibilizaram os resultados. Clicar sobre o nome do curso e aparecerá a lista com os nomes de todos os candidatos aprovados. Procure seu nome, clique sobre ele para que o boleto de pagamento da taxa de matrícula seja gerado. Imprima o boleto, pague e volte ao EDITAL GERAL, clique no link “EDITAL DE MATRÍCULA” para visualizar as informações necessárias para matricular-se no curso.

Instruções para Pagamentos

Após serem gerados, os boletos deverão ser pagos em bancos ou casas lotéricas. A Proec e os departamentos não estão autorizados a receberem quaisquer valores referentes à matrícula ou inscrição.

 

Processo seletivo:

  1. O processo seletivo será composto das seguintes etapas, todas eliminatórias: 1) análise de currículo; 2) entrevista individual.
  2. O candidato que não comparecer ou deixar de cumprir quaisquer das etapas do processo seletivo, descritas neste edital, será eliminado sumariamente do certame.
  3. Uma vez homologada a inscrição, o candidato deverá enviar à Secretaria do curso de Pós-Graduação Lato Sensuem “Conflitos Internacionais e Globalização”, por correspondência eletrônica endereçada a conflitos.internacionais@gmail.com , formulário preenchido, que será disponibilizado no sítio de internet do grupo de pesquisa “Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea”, da Unifesp, no endereço eletrônico http://www.massacres-e-genocidios.com.br/formularios, e no qual constem as seguintes informações: 1) dados pessoais e de atuação profissional do candidato; 2) dados de formação acadêmica do candidato; 3) indicação de 3 (três) áreas temáticas, por ordem de preferência, em que seu interesse de pesquisa esteja adequado; 4) tema de pesquisa que deseja desenvolver; 5) resumo de no máximo 500 (quinhentas) palavras descrevendo a pesquisa que deseja elaborar no decorrer do curso.
  4. As áreas temáticas que deverá optar o candidato são as seguintes:

Áreas temáticas

Conflitos internacionais contemporâneos

Cultura e hegemonia no mundo global

Deslocamentos populacionais e diáspora globalizada

Economia Política Internacional

Geopolítica, território e poder no concerto das nações

Globalização: conflitos, agentes e dinâmicas

Massacres e genocídios na era contemporânea

Teorias da guerra

 

  1. Junto do formulário preenchido o candidato deverá enviar, ao mesmo tempo e para o mesmo endereço eletrônico, seu currículo Lattes (em formato “pdf” e também indicando o link para o seu acesso) devidamente cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, disponível no sítio eletrônico www.cnpq.br .
  2. A avaliação dos currículos obedecerá os seguintes critérios para aferição de pontuação:

Critério

Pontuação

Formação acadêmica (apenas em curso de nível superior reconhecido pelo MEC)

Em área que não seja afim

Em área afim

0

2

Publicação de artigo em revista acadêmica indexada (com ISSN), anais de eventos acadêmicos e capítulo em livro

0.2

Publicação de livro

0.4

Apresentação de trabalho em seminário, simpósio, congresso ou encontro de pesquisa

0.1

 

  1. Para aferição de pontuação no quesito “formação acadêmica”, são compreendidas como áreas afins ao curso: Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Economia, Filosofia, Geografia, História, Interdisciplinar em Humanidades, Letras, Pedagogia e Relações Internacionais.
  2. Serão aprovados para a segunda fase o máximo de 80 candidatos.
  3. O calendário para realização do processo seletivo e etapas subsequentes fica fixado nos seguintes termos:

Data

Procedimento

24 de outubro a 4 de novembro de 2016

Inscrições

17 de novembro de 2016

Homologação das inscrições

18 a 20 de novembro de 2016

Envio de formulário preenchido e currículo lattes ao e-mail da secretaria do curso

21 a 30 de novembro de 2016

Análise dos currículos

1º de dezembro de 2016

Divulgação dos resultados da primeira fase e chamada para as entrevistas

5 a 9 de dezembro de 2016

Entrevistas individuais

16 de dezembro de 2016

Divulgação do resultado final

1º a 10 de março de 2017

Período de matrícula

11 de março de 2017

Início do curso

 

  1. Conforme prevê o “Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento” da Unifesp, em seu Cap. VI, Art. 24, § 3º, decorrido o período estabelecido neste edital sem o preenchimento das vagas existentes, serão convocados os candidatos seguintes, obedecendo-se à ordem decrescente de classificação.


Matrícula:

  1. As matrículas deverão ser realizadas de 1º a 10 de março de 2017 nas dependências da Eppen-Unifesp, sito à Rua Angélica, 100, Jardim das Flores, Osasco, SP, em horário comercial, na Secretaria do curso, devendo o candidato anexar ao requerimento de matrícula os seguintes documentos:

1.1. Cópia autenticada ou cópia autenticada por fé pública do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de Curso.

1.2. Cópia autenticada ou cópia autenticada por fé pública da Cédula de Identidade.

1.3. Cópia autenticada ou cópia autenticada por fé pública do Título de Eleitor, para brasileiros.

1.4. Cópia autenticada ou cópia autenticada por fé pública de Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), para brasileiros.

1.5. Cópia autenticada ou cópia autenticada por fé pública da Certidão de Casamento (sendo o caso).

1.6. Documentação específica exigida, para estrangeiros, conforme legislação vigente. 1.7. 01 (uma) foto 3x4 recente, sem data.

1.8. Cópia autenticada ou cópia autenticada por fé pública do histórico escolar completo do curso de graduação.

1.9. Cópia autenticada ou cópia autenticada por fé pública de certificado de alistamento militar.

  1. É indispensável a apresentação de todos os documentos, acima relacionados, para a efetivação da matrícula.
  2. Não serão aceitas matrículas retroativas. O aluno que perder o prazo de matrícula estipulado pelo Edital perderá o direito a realizar o curso para o qual se candidatou.
  3. Não terá direito a certificado o aluno que não tiver sua matrícula confirmada pela Câmara Técnica de Extensão.
  4. A matrícula neste curso de Pós-Graduação Lato Sensu não configura contrato de trabalho com a Unifesp, tampouco constitui vínculo empregatício entre as partes.
  5. O aluno deverá realizar rematrícula anualmente, no período estabelecido pela Proec, mediante solicitação do coordenador do curso. O aluno que não efetuar rematrícula não terá direito a receber certificado ao término do curso.