DESTAQUES

Proposta de Mestrado do Departamento Acadêmico de Administração, Transformação Digital e Sustentabilidade, recebe visita de diligência da CAPES

Diligência Mestrado Adm

Proposta de Mestrado do Departamento Acadêmico de Administração - DAA, Transformação Digital e Sustentabilidade, recebe visita de diligência da CAPES, com os professores coordenadores da área Márcio André Veras Machado e Márcio Pimenta.

Leia mais...

Conheça algumas atividades da programação da Semana da Consciência Negra 2024

semana consciencia negra 2024

Apresentações culturais, oficinas, palestras…. estes são alguns tipos de atividades, propostas por docentes, discentes e TAEs, que irão compor a Semana da Consciência Negra Unifesp 2024.

Leia mais...

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência do Brasil.

SNCT 2024

Confira a programação da EPPEN 

Leia mais...

Encerramento do Congresso Acadêmico 2024 da Unifesp - Campus Osasco

Montagem de Fotos Memórias Congresso 2024

Do dia 1º ao dia 3 de outubro, a EPPEN – Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, campus Osasco, promoveu as atividades presenciais do congresso, com intensa participação da comunidade acadêmica e convidados.

Leia mais...

Congresso Acadêmico Unifesp 2024: Plataforma do evento está no ar

10 congresso 2024

O 10º Congresso Acadêmico Unifesp está chegando e tem sempre aquelas atividades que você não quer perder!

Leia mais...

NOTÍCIAS

Achados e Perdidos

Achados e Perdidos (1)

Leia mais...

Primeiro encontro do projeto “Café com Cálculo”

Primeiro encontro do Café com Cálculo

O projeto “Café com Cálculo” visa aproximar os alunos do estudo do Cálculo, promovendo uma abordagem colaborativa e descontraída para superar desafios e fortalecer o aprendizado.

Leia mais...

EPPEN recebe alunos do ensino médio durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

EPPEN recebe alunos do ensino médio durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Estudantes de escolas de Osasco conheceram a estrutura do campus, cursos oferecidos e oportunidades na vida universitária, fortalecendo a articulação com a comunidade.

Leia mais...

Diretório Acadêmico XIV de Março realiza 2ª campanha de doação de sangue na EPPEN

Diretório Acadêmico XIV de Março realiza 2ª campanha de doação de sangue na EPPEN

A parceria com o Hemocentro São Lucas mobilizou 68 doadores, fortalecendo o compromisso da comunidade acadêmica com a saúde e a solidariedade.

Leia mais...

Incubadora social recebe workshop de inovação e desenvolvimento de produto

INCUBADORA SOCIAL RECEBE WORKSHOP DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO 1

No dia 4 de outubro, a Incubadora Social recebeu o workshop de Inovação e Desenvolvimento de Produto, ministrado pelos professores Osvaldo de Sordi e Márcia Carvalho Azevedo, da UNIFESP.

Leia mais...

EVENTOS

Mudanças Climáticas e o Racismo: como as mudanças climáticas impactam a vida da população negra das comunidades em Osasco

Aconteceu na Eppen

Aconteceu na Eppen/Unifesp, Campus Osasco, no último dia 12/11, como uma das atividades propostas para o Novembro Negro, a roda de conversa para explorar as conexões possíveis entre racismo e emergência climática, a fim discutir os impactos desproporcionais das mudanças no clima sobre as populações negra e periférica de Osasco.

Leia mais...

XXIV Fórum de Análise de Conjuntura

forum de economia familiar

O Fórum de Análise de Conjuntura é um dos eventos mais tradicionais da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Leia mais...

Resolução 175, o que muda nos fundos de investimento

Resolução 175 eppenfinance

A palestra é sobre a atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Mercado de Capitais e explicações sobre a Resolução 175 que regulamenta os fundos de investimento. A palestra terá duração de 90 minutos e será reservado 30 minutos para perguntas.

Leia mais...

NOVEMBRO NEGRO 2024

novembro negro

O Novembro Negro 2024, com o tema "Interseccionalidades Negras," explora como as identidades de raça, gênero, classe e outras características se cruzam para moldar a vivência das pessoas negras e intensificar as lutas por igualdade.

Leia mais...

Profiap 2025: Abertas vagas para Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Edital 2025 1

Inscrições de 18/11/2024 a 23/02/2025

Serão aceitos os resultados das edições do Teste ANPAD de 2023 (fevereiro, junho, agosto, setembro, outubro e novembro), 2024 (janeiro, fevereiro, abril, junho, setembro e novembro) e 2025 (fevereiro).

Leia mais...

Dúvidas mais frequentes - Iniciação Científica - Curso de Administração

1. O que é Iniciação Científica (IC)? 
Processo de concepção, elaboração e desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica, com posterior apresentação e publicação dos resultados.
 
2. Como funciona a Iniciação Científica na Eppen/Unifesp? 
Existem duas modalidades: com bolsa (R$700/mês) e voluntária. A IC com bolsa tem processo tramitado em editais institucionais anuais. O fluxo consiste na submissão do projeto, que passa por uma avaliação, e então pode ou não ser contemplado com bolsa. O prazo previsto é de um ano, mas também é possível a extensão de mais um ano (mantendo a bolsa também nesse tempo adicional). O aluno não pode ter vínculo empregatício, nem acumular o recebimento com qualquer outra bolsa (monitoria, etc). Existe a obrigatoriedade de apresentar o resumo com os resultados do trabalho no congresso acadêmico da Unifesp. Já a IC voluntária é mais flexível, não tem obrigatoriedade de tramitação, então pode ser realizada sem estipulação prévia de prazos, tampouco rigidez quanto aos(às) candidatos(as). O início depende apenas do acordo entre discente e docente.
 
3. Como dar início a uma Iniciação Científica? 
Basicamente, contatar o(a) docente orientador(a), que tem linha(s) de pesquisa. Sendo assim, a escolha mais específica do escopo de investigação, objetivo e método é feita em conjunto. No caso da IC com bolsa, é mandatório ter essas definições no momento da submissão do projeto. Já na IC voluntária, é desejável, mas não obrigatório.
 
4. Qual é o trâmite necessário? 
Conforme discorrido acima, para a IC voluntária não há nenhuma tramitação, dependendo apenas do acordo entre docente e discente. Para a IC com bolsa, existe o prazo de submissão, informado via edital, que geralmente é no meio do primeiro semestre, no qual deve ser submetido um projeto de pesquisa, com um modelo padrão de até 20 páginas. 
 
5. A Iniciação Científica é individual?
A IC com bolsa é individual, sendo realizada pelo(a) discente, orientado pelo(a) docente. Já na IC voluntária é possível a realização conjunta, de dois discentes, orientados pelo(a) docente.
 
6. Quantas orientações o(a) professor(a) pode ter ao mesmo tempo?
Há a previsão de duas submissões anuais por professor ao trâmite de IC com bolsa, que geralmente resulta em uma concessão. Não há limitação quanto à IC voluntária.
 
7. Existe diferença entre as duas modalidades em termos de validade?
A validade é semelhante, ou seja: ambas terão resultado apresentado em congresso, com posterior publicação em periódico; também ambas ganham certificação do vínculo ao término (com cômputo de horas complementares).  A diferença maior reside justamente na concessão de bolsa, que funciona como motivação para o(a) discente, e também pode ser argumentada como diferencial no currículo.
 
8. Posso aproveitar o trabalho realizado na IC para o processo de TCC?
Não se pode aproveitar o mesmo trabalho para validar duas coisas distintas. Assim, não é possível simplesmente replicar, mas você pode sim (e deve) aproveitar toda a bagagem que obteve em termos teórico e empírico, inclusive se auto referenciando no TCC. Em outras palavras, todo o aprendizado é aproveitado, mas é necessário atrelá-lo a um novo/outro âmbito de investigação.

Iniciação Científica (IC) - Curso de Administração

A Iniciação Científica (IC) representa a atividade de estímulo à pesquisa, envolvendo todo o processo de concepção, elaboração e desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica-científica, com posterior apresentação e publicação dos resultados. Esta atividade é opcional e pode acontecer em duas modalidades: Iniciação Científica com bolsa (PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) ou Iniciação Científica Voluntária.

A Iniciação Científica com bolsa (PIBIC) tem processo tramitado em editais institucionais anuais, que geralmente acontecem no meio do ano. O fluxo consiste na submissão do projeto, que passa por uma avaliação. Nesse caso, sendo aprovado o projeto de pesquisa, o(a) discente receberá um valor mensal, de acordo com o Edital, ao longo do período inicial de um ano. A Iniciação Científica voluntária é bem mais flexível, não tendo a obrigatoriedade de tramitação, cujo início depende apenas do acordo entre docente e discente. Vale ressaltar que, em ambas modalidades, o estudante receberá um certificado ao término do processo, que poderá ser utilizado para contabilização de horas nas atividades complementares na dimensão de pesquisa.

Veja as etapas que você deve seguir para submeter um projeto de Iniciação Científica, na modalidade PIBIC:

  1. Identificar um tema que seja de seu interesse no campo da Administração. Caso você não tenha ainda um tema específico, pense em uma das áreas do Curso de Administração com a qual você considera que possui mais afinidade ou curiosidade em conhecer com maior profundidade.

  2. Dentre os(as) docentes do Departamento, identifique aquele(a) que se alinha ao tema ou à sua área de interesse. Consultando a página do Departamento, você terá acesso a todos(as) os(as) docentes do departamento identificados às suas respectivas linhas de pesquisa e temas de interesse.

  3. Entrar em contato com este(a) docente, de forma a verificar a disponibilidade dele(a)para a orientação. Na página do Departamento você também encontrará o e-mail para o contato.

  4. Tomar conhecimento sobre o Edital, no site do Campus, que divulgará o período para a submissão dos projetos e as demais informações necessárias para a elaboração do projeto em termos de estrutura e conteúdo. Este Edital é divulgado no meio do primeiro semestre de cada ano. Fique atento aos prazos!

  5. Elaborar o projeto, em sintonia com as orientações do(a) docente e submetê-lo.

  6. Se o seu projeto for aprovado, parabéns! Você terá, basicamente, um ano para desenvolver e finalizar a pesquisa (verificar cronograma do Edital). E caso o seu projeto não tenha sido aprovado na modalidade PIBIC, não se preocupe, o seu esforço não estará perdido, pois você poderá dar continuidade à pesquisa na modalidade voluntária.

 

ic

 

Ainda não ficou claro? Sintetizamos respostas a algumas das dúvidas mais frequentes:

 

Quer saber mais sobre?

Acesse a página institucional sobre Iniciação Científica, onde ocorre a publicação dos editais, calendário e resultados: https://www.unifesp.br/reitoria/prograd/programas-institucionais/pibic-pibiti-pibic-af

 

Confira também a divulgação feita pelo Centro Acadêmico de Administração (CAAD) em 2023 sobre a atividade de Iniciação Científica na série “Conhecendo o Curso de Administração”:

 

Monitoria - Curso de Administração

O Programa de Monitoria consiste na atividade de iniciação à docência, em que o(a) discente acompanha e apoia tanto a atuação do(a) docente quanto o desempenho do alunado, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do curso de Administração.
 
A atividade é opcional, com tramitação via editais institucionais anuais, que geralmente acontecem no meio do ano. Cada docente conduz um processo seletivo específico, de acordo com a quantidade e a caracterização de vagas ofertadas (bolsistas e/ou voluntárias). Para participar, o(a) discente deve ficar atento(a) às divulgações, inscrevendo-se no processo seletivo do programa de monitoria do seu interesse, concorrendo às vagas bolsistas ou voluntárias. A monitoria pode ser usada para contabilização de horas para as atividades complementares na dimensão de ensino.
 
 
Veja as etapas que você deve seguir para participar da Monitoria:
  1. Identificar uma UC, uma área ou mesmo um(a) docente que seja mais próxima(o) do seu interesse no curso de Administração. Caso você não tenha isso claro, você pode conferir a listagem acima com os programas em funcionamento.
  2. Entrar em contato com o(a) docente responsável, ficando atento(a) à divulgação sobre o processo seletivo para o programa de monitoria do seu interesse. Essa comunicação geralmente acontece pelo Centro Acadêmico de Administração (CAAD) ou pelo canal de comunicação da EPPEN, próximo ao mês de junho.
  3. Tomar conhecimento sobre o processo seletivo do programa de monitoria do seu interesse, candidatando-se a ele. Cada docente define uma tramitação própria, com etapas específicas. Mas, em geral, é feita uma análise do histórico do(a) candidato(a) e realizada uma entrevista.
  4. No caso de aprovação, seja com vínculo remunerado ou voluntário, o(a) docente responsável lhe informará sobre os passos necessários para a formalização.
 
 monitoria adm 03.2024
 
 
Quer saber mais sobre?
 
Acesse a página institucional sobre Monitoria, onde ocorre a publicação dos editais, calendário e resultados: https://www.unifesp.br/reitoria/prograd/programas-institucionais/monitoria
 
Confira também a divulgação feita pelo Centro Acadêmico de Administração (CAAD) em 2023 sobre a atividade de Monitoria na série “Conhecendo o Curso de Administração”: