DESTAQUES

EPPEN inicia Mestrado Profissional em Administração Pública com aula inaugural

Profiap 27.08.2024

Evento de abertura marca o início da primeira turma do PROFIAP na UNIFESP

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Informamos que o início das aulas está marcado para o dia 29 de julho de 2024, já no novo campus Quitaúna.

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Sejam todos muito bem-vindos aos novos edifícios acadêmico e administrativo da EPPEN no campus Quitaúna!

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Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

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O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

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Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

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É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

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NOTÍCIAS

Chamada para extensionistas em caráter voluntário

CHAMADA PARA EXTENSIONISTAS EM CARÁTER VOLUNTÁRIO

A coordenação do projeto de extensão “Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça” torna pública a estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos(as) em assuntos educacionais e docentes da Unifesp e comunidade externa a chamada para atuação em caráter voluntário no projeto.

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Estudantes da UNIFESP e da University of Windsor participaram de intercâmbio promovendo valiosas conexões acadêmicas e culturais

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 Ao participarem do Programa Brazil-Canada Business Study Exchange estudantes da UNIFESP estabelecem conexões valiosas com estudantes canadenses da University of Windsor do Canadá
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CAPES aprova Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global da EPPEN

Mestrado RI

No dia 17/07/2024, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior aprovou a abertura do Mestrado em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global, na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Inscrições Abertas para Aluno Especial no Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º Semestre de 2024

Aluno especial 20242

Estão abertas as inscrições para aluno especial do Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º semestre de 2024

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André Roncaglia de Carvalho é indicado para o cargo de diretor-executivo do Brasil no FMI

Andre RoncagliaRoncaglia fez parte do quadro efetivo de docentes da EPPEN/Unifesp entre 2016 e 2024

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EVENTOS

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

O projeto possui o objetivo de desenvolver uma rede empreendedora, por meio de diálogos com a sociedade civil: empresas, empresários, empreendedores e especialistas. Pretendemos desenvolver e provocar debates sobre os mais diversos assuntos dentro da área da administração e empreendedorismo.

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Regionalismo centro-americano, um caminho para a (des)integração?

Regionalismo centro americano um caminho para a desintegraçãoIntrodução: A América Central, uma região marcada por uma história compartilhada e desafios comuns, navegou pelas águas turbulentas do regionalismo ao longo dos anos.

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O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO.

O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

Essa palestra está focada nos impactos da informalidade no desenvolvimento econômico brasileiro.

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DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: QUESTÕES E CONSENSOS

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL QUESTÕES E CONSENSOS

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

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Transição Energética: Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Transição Energética Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Projeto de Extensão sobre Transição Energética no Brasil, visando a produção de material audiovisual a ser disponibilizado em redes sociais com conteúdo informativo para o grande público sobre as oportunidades e desafios do processo para o Brasil bem como seu papel no processo.

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Contato - Central de Estágios

Informamos que a Secretaria Acadêmica de Graduação do campus Osasco - EPPEN possui um contato exclusivo para a Seção de Estágio, que está compreendida nesse setor, devendo todas as dúvidas referentes à estágio curricular não obrigatório serem encaminhadas a esse endereço de email: estagio.osasco@unifesp.br

Eventos PPED 2023

2023

03/05: Aula Magna "Tricentenário de nascimento de Adam Smith: temas econômicos decisivos na Riqueza das Nações"
Apresentador: Maurício Chalfin Coutinho (Unicamp)
 
30/08: Seminário “Grandes Empresas Nacionais pós-reestruturação produtiva: Panelas Clock, João Fortes Engenharia, Supermercados Bompreço e Villares”
Apresentadora: Cláudia Tessari (Unifesp)
 
13/09: Seminário “A PERSPECTIVA RACIAL DE DESENVOLVIMENTO DE ARTHUR LEWIS EM THE THEORY OF ECONOMIC GROWTH (1955) E RACIAL CONFLICT AND ECONOMIC DEVELOPMENT (1985): reflexões sobre cultura, sociedade e geopolítica a partir das epistemologias do Sul”
Apresentador: André Torres (UFABC)
 
27/09: Seminário “Narrativas do Banco Central e Previsões Macroeconômicas: Usando Análise Textual de Machine Learning”
Apresentador: Diego Pitta (UFPB)
 
02/10 a 04/10: "XV Congresso Brasileiro de História Econômica e 16a Conferência Internacional de História de Empresas" no campus Osasco da Unifesp
Organização: Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) em parceria com a Unifesp (por meio do Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento)
 

Perguntas Frequentes - Biblioteca

Qual o horário de funcionamento da biblioteca?
Resposta: O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda à sexta feira, das 11h às 20h.
 
Sou funcionário terceirizado. Posso me cadastrar na biblioteca?
Resposta: Sim. Para tanto, é necessário trazer um documento com foto e comprovante de residência para realizar o cadastro na Biblioteca.
 
Usuários sem vínculo institucional com a UNIFESP podem utilizar os espaços de estudo da biblioteca?
Resposta: Sim. No entanto, não é possível realizar empréstimos de materiais.
 
Posso me alimentar dentro da Biblioteca?
Resposta: Não. Mas é permitido trazer líquidos para tomar dentro da Biblioteca.
 
Posso utilizar meus próprios equipamentos dentro da Biblioteca?
Resposta: Sim. Você poderá utilizar seus equipamentos como tablets, notebooks, celulares, dentre outros, pois temos sinal de wi-fi e tomadas elétricas. Porém, fique atento: Não nos responsabilizamos pela perda, furto ou extravio de seus equipamentos, mantenha-os sempre por perto e os utilize de maneira correta.
 
Para efetuar o empréstimo ou devolução é necessário apresentar algum documento de identificação?
Resposta: Para empréstimos, é necessário trazer algum documento com foto, seja físico ou digital. Para devoluções basta trazer o material, não sendo necessário nenhum documento.
 
Quais são os limites de empréstimos e prazos de devolução dos materiais bibliográficos?
Resposta: Servidores e alunos podem retirar até 5 livros, por 14 dias. Colaboradores podem retirar até 3 livros, igualmente por 14 dias.
 
Como faço para renovar meus livros on-line?
Resposta: Há dois caminhos: pelo catálogo on-line das Bibliotecas da Unifesp ou pelo app da Unifesp. Em ambos os casos, é necessário estar logado no sistema. Para efetuar o login é preciso inserir o seu número de CPF e a senha são as 3 primeiras letras do seu primeiro nome em minúsculo. Após o login, clique em "Meu Pergamum" e depois, é só clicar em "Renovação" nos livros que deseja renovar.
 
Quantas vezes posso renovar on-line o material bibliográfico que emprestei?
Resposta: Os materiais podem ser renovados até o limite de 10 vezes, exceto se houver alguma reserva, neste caso, o sistema bloqueia a renovação e será necessário devolver o material.
 
Como fazer a reserva de um livro que está com todos os exemplares emprestados?
Resposta: Para realizar uma reserva, faça login no site. Após o login, faça a pesquisa do livro que deseja reservar.  Clique em "Reserva" e a seguir em "Confirmar". Para mais detalhes sobre reservas, leiam a matéria a respeito em nosso blog: Como reservar livros da Biblioteca
 
Posso pegar livros de outras bibliotecas?
Resposta: Sim. Títulos não disponíveis no acervo podem ser requisitados nas bibliotecas conveniadas.  Para isto basta preencher o formulário disponível no site da biblioteca e aguardar a notificação se a que sua solicitação foi atendida.
 
O que acontece quando um usuário atrasa a renovação ou devolução de um material?
Resposta: Quando um usuário atrasa a renovação de um material, o sistema não permite que ele seja renovado. Desta forma, o(s) item(s) deve(m) ser(em) devolvido(s).
 
Quando um usuário atrasa a devolução de um item, a penalidade é ficar um período sem poder pegar materiais emprestados.
Resposta: O cálculo é: 1 dia sem poder pegar materiais emprestados multiplicado pelo número de dias de atraso e multiplicado pela quantidade de itens. Enquanto um usuário está suspenso na Biblioteca, ele não consegue renovar outros materiais, mesmo que tente na data correta.
 
Como retirar a penalidade por atraso na devolução de um material?
Resposta: A Biblioteca sempre tem campanhas de doações que podem ser usadas como penalidade alternativa. A campanha vigente é de doação de livros infantis em bom estado. Quando um livro é doado, a suspensão é retirada.
 
Posso pegar emprestado um material bibliográfico pertencente ao acervo de consulta local?
Resposta: Não. Esses itens ficam disponíveis apenas para consulta dentro da biblioteca.
 
O material emprestado foi extraviado, danificado, sofreu acidente ou foi furtado.  Como devo proceder?
Resposta: Pelo Regulamento da Biblioteca, em caso de perda, roubo ou dano ao material, o mesmo o livro deverá ser reposto por outro equivalente, definido pela direção da biblioteca.
 
Posso fazer doações de livros à Biblioteca?
Resposta: Sim. Para realizar a doação, basta trazer os livros em bom estado de conservação para a Biblioteca e preencher um pequeno formulário de doação. Os livros serão avaliados e aqueles considerados pertinentes, serão incorporados ao acervo.
 
Como acessar os TCCs  da EPPEN on-line?
Resposta: Para a pesquisa on-line de TCC's existem dois caminhos:
No Catálogo das Bibliotecas UNIFESP (TCC's até 2019):
2- Em "Pesquisa geral" , digite o nome de seu curso;
3- Em "Unidade de Informação" (lado direito), selecione Osasco;
4- Em "Tipo de obra", escolha Trabalho Acadêmico ou TCC.
5- Clique em "Pesquisar". Os TCC 's podem ser lidos on-line ou via download.

No Repositório Institucional UNIFESP (TCC's a partir de 2020):
2- Clique em "Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)".
3- Em "Subcomunidades nesta comunidade", clique em "Trabalhos de Conclusão de Curso".
4- Em "Coleções nesta comunidade", clique no nome de seu curso.  Os TCC 's podem ser lidos on-line ou via download.
 
O que fazer quando aparece uma mensagem de erro ao tentar submeter um trabalho no Repositório Institucional?
Resposta: O Repositório apresenta muitas instabilidades e erros. Sempre que acontecer algo assim, você pode utilizar a tecla F5 ou voltar na seta do navegador até a página funcionar normalmente.
Acesse o tutorial contendo uma solução para o problema.
Além disso, indicamos que você tente utilizar navegadores diferentes ao realizar a submissão. O problema de Permissão negada continua aparecendo, mas com um pouco menos de frequência.
 
Como incluir uma errata em um trabalho submetido no Repositório Institucional?
Resposta:
  1. Abra um Processo no SEI (INCLUSÃO ERRATA RIUNIFESP);
  2. Inclua o documento com os elementos a serem corrigidos, conforme Modelo de errata (esse arquivo deve ser nomeado como Errata e deve estar no formato PDF/A);
  3. Preencha e assine o documento no SEI Solicitação de inclusão de errata. 
  4. Após preenchido e assinado, envie o processo para a biblioteca do seu campus, ainda via SEI.
  5. Após o recebimento, a biblioteca colocará o(a) docente no Bloco de assinatura para que ele possa assinar a solicitação (É importante que o(a) estudante avise o(a) docente sobre o processo);
  6.  Após assinado pelo(a) docente, a biblioteca verificará o processo e realizará a inclusão da Errata no Repositório num prazo de 7 dias.

 

 

Turnitin

turnitin.png

O Turnitin é um software para verificação de originalidade, identificando similaridade de textos com o objetivo de prevenir possíveis plágios. Compara textos enviados pelos usuários com os documentos existentes na própria base, na Crossref e na Internet, gerando relatórios de similaridade em poucos segundos.

Acesso em: https://unifesp.turnitin.com/

Para saber mais:

Tutorial para docentes

Treinamentos

Vídeos explicativos  

Solicitação de cadastro

Fonte: https://bibliotecas.unifesp.br/menu-servicos#apoio-a-pesquisadores