DESTAQUES

Proposta de Mestrado do Departamento Acadêmico de Administração, Transformação Digital e Sustentabilidade, recebe visita de diligência da CAPES

Diligência Mestrado Adm

Proposta de Mestrado do Departamento Acadêmico de Administração - DAA, Transformação Digital e Sustentabilidade, recebe visita de diligência da CAPES, com os professores coordenadores da área Márcio André Veras Machado e Márcio Pimenta.

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Conheça algumas atividades da programação da Semana da Consciência Negra 2024

semana consciencia negra 2024

Apresentações culturais, oficinas, palestras…. estes são alguns tipos de atividades, propostas por docentes, discentes e TAEs, que irão compor a Semana da Consciência Negra Unifesp 2024.

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A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência do Brasil.

SNCT 2024

Confira a programação da EPPEN 

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Encerramento do Congresso Acadêmico 2024 da Unifesp - Campus Osasco

Montagem de Fotos Memórias Congresso 2024

Do dia 1º ao dia 3 de outubro, a EPPEN – Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, campus Osasco, promoveu as atividades presenciais do congresso, com intensa participação da comunidade acadêmica e convidados.

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Congresso Acadêmico Unifesp 2024: Plataforma do evento está no ar

10 congresso 2024

O 10º Congresso Acadêmico Unifesp está chegando e tem sempre aquelas atividades que você não quer perder!

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NOTÍCIAS

Achados e Perdidos

Achados e Perdidos (1)

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Primeiro encontro do projeto “Café com Cálculo”

Primeiro encontro do Café com Cálculo

O projeto “Café com Cálculo” visa aproximar os alunos do estudo do Cálculo, promovendo uma abordagem colaborativa e descontraída para superar desafios e fortalecer o aprendizado.

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EPPEN recebe alunos do ensino médio durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

EPPEN recebe alunos do ensino médio durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Estudantes de escolas de Osasco conheceram a estrutura do campus, cursos oferecidos e oportunidades na vida universitária, fortalecendo a articulação com a comunidade.

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Diretório Acadêmico XIV de Março realiza 2ª campanha de doação de sangue na EPPEN

Diretório Acadêmico XIV de Março realiza 2ª campanha de doação de sangue na EPPEN

A parceria com o Hemocentro São Lucas mobilizou 68 doadores, fortalecendo o compromisso da comunidade acadêmica com a saúde e a solidariedade.

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Incubadora social recebe workshop de inovação e desenvolvimento de produto

INCUBADORA SOCIAL RECEBE WORKSHOP DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO 1

No dia 4 de outubro, a Incubadora Social recebeu o workshop de Inovação e Desenvolvimento de Produto, ministrado pelos professores Osvaldo de Sordi e Márcia Carvalho Azevedo, da UNIFESP.

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EVENTOS

Mudanças Climáticas e o Racismo: como as mudanças climáticas impactam a vida da população negra das comunidades em Osasco

Aconteceu na Eppen

Aconteceu na Eppen/Unifesp, Campus Osasco, no último dia 12/11, como uma das atividades propostas para o Novembro Negro, a roda de conversa para explorar as conexões possíveis entre racismo e emergência climática, a fim discutir os impactos desproporcionais das mudanças no clima sobre as populações negra e periférica de Osasco.

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XXIV Fórum de Análise de Conjuntura

forum de economia familiar

O Fórum de Análise de Conjuntura é um dos eventos mais tradicionais da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

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Resolução 175, o que muda nos fundos de investimento

Resolução 175 eppenfinance

A palestra é sobre a atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Mercado de Capitais e explicações sobre a Resolução 175 que regulamenta os fundos de investimento. A palestra terá duração de 90 minutos e será reservado 30 minutos para perguntas.

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NOVEMBRO NEGRO 2024

novembro negro

O Novembro Negro 2024, com o tema "Interseccionalidades Negras," explora como as identidades de raça, gênero, classe e outras características se cruzam para moldar a vivência das pessoas negras e intensificar as lutas por igualdade.

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Profiap 2025: Abertas vagas para Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Edital 2025 1

Inscrições de 18/11/2024 a 23/02/2025

Serão aceitos os resultados das edições do Teste ANPAD de 2023 (fevereiro, junho, agosto, setembro, outubro e novembro), 2024 (janeiro, fevereiro, abril, junho, setembro e novembro) e 2025 (fevereiro).

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Contato - Central de Estágios

Informamos que a Secretaria Acadêmica de Graduação do campus Osasco - EPPEN possui um contato exclusivo para a Seção de Estágio, que está compreendida nesse setor, devendo todas as dúvidas referentes à estágio curricular não obrigatório serem encaminhadas a esse endereço de email: estagio.osasco@unifesp.br

Eventos PPED 2023

2023

03/05: Aula Magna "Tricentenário de nascimento de Adam Smith: temas econômicos decisivos na Riqueza das Nações"
Apresentador: Maurício Chalfin Coutinho (Unicamp)
 
30/08: Seminário “Grandes Empresas Nacionais pós-reestruturação produtiva: Panelas Clock, João Fortes Engenharia, Supermercados Bompreço e Villares”
Apresentadora: Cláudia Tessari (Unifesp)
 
13/09: Seminário “A PERSPECTIVA RACIAL DE DESENVOLVIMENTO DE ARTHUR LEWIS EM THE THEORY OF ECONOMIC GROWTH (1955) E RACIAL CONFLICT AND ECONOMIC DEVELOPMENT (1985): reflexões sobre cultura, sociedade e geopolítica a partir das epistemologias do Sul”
Apresentador: André Torres (UFABC)
 
27/09: Seminário “Narrativas do Banco Central e Previsões Macroeconômicas: Usando Análise Textual de Machine Learning”
Apresentador: Diego Pitta (UFPB)
 
02/10 a 04/10: "XV Congresso Brasileiro de História Econômica e 16a Conferência Internacional de História de Empresas" no campus Osasco da Unifesp
Organização: Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) em parceria com a Unifesp (por meio do Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento)
 

Perguntas Frequentes - Biblioteca

Qual o horário de funcionamento da biblioteca?
Resposta: O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda à sexta feira, das 11h às 20h.
 
Sou funcionário terceirizado. Posso me cadastrar na biblioteca?
Resposta: Sim. Para tanto, é necessário trazer um documento com foto e comprovante de residência para realizar o cadastro na Biblioteca.
 
Usuários sem vínculo institucional com a UNIFESP podem utilizar os espaços de estudo da biblioteca?
Resposta: Sim. No entanto, não é possível realizar empréstimos de materiais.
 
Posso me alimentar dentro da Biblioteca?
Resposta: Não. Mas é permitido trazer líquidos para tomar dentro da Biblioteca.
 
Posso utilizar meus próprios equipamentos dentro da Biblioteca?
Resposta: Sim. Você poderá utilizar seus equipamentos como tablets, notebooks, celulares, dentre outros, pois temos sinal de wi-fi e tomadas elétricas. Porém, fique atento: Não nos responsabilizamos pela perda, furto ou extravio de seus equipamentos, mantenha-os sempre por perto e os utilize de maneira correta.
 
Para efetuar o empréstimo ou devolução é necessário apresentar algum documento de identificação?
Resposta: Para empréstimos, é necessário trazer algum documento com foto, seja físico ou digital. Para devoluções basta trazer o material, não sendo necessário nenhum documento.
 
Quais são os limites de empréstimos e prazos de devolução dos materiais bibliográficos?
Resposta: Servidores e alunos podem retirar até 5 livros, por 14 dias. Colaboradores podem retirar até 3 livros, igualmente por 14 dias.
 
Como faço para renovar meus livros on-line?
Resposta: Há dois caminhos: pelo catálogo on-line das Bibliotecas da Unifesp ou pelo app da Unifesp. Em ambos os casos, é necessário estar logado no sistema. Para efetuar o login é preciso inserir o seu número de CPF e a senha são as 3 primeiras letras do seu primeiro nome em minúsculo. Após o login, clique em "Meu Pergamum" e depois, é só clicar em "Renovação" nos livros que deseja renovar.
 
Quantas vezes posso renovar on-line o material bibliográfico que emprestei?
Resposta: Os materiais podem ser renovados até o limite de 10 vezes, exceto se houver alguma reserva, neste caso, o sistema bloqueia a renovação e será necessário devolver o material.
 
Como fazer a reserva de um livro que está com todos os exemplares emprestados?
Resposta: Para realizar uma reserva, faça login no site. Após o login, faça a pesquisa do livro que deseja reservar.  Clique em "Reserva" e a seguir em "Confirmar". Para mais detalhes sobre reservas, leiam a matéria a respeito em nosso blog: Como reservar livros da Biblioteca
 
Posso pegar livros de outras bibliotecas?
Resposta: Sim. Títulos não disponíveis no acervo podem ser requisitados nas bibliotecas conveniadas.  Para isto basta preencher o formulário disponível no site da biblioteca e aguardar a notificação se a que sua solicitação foi atendida.
 
O que acontece quando um usuário atrasa a renovação ou devolução de um material?
Resposta: Quando um usuário atrasa a renovação de um material, o sistema não permite que ele seja renovado. Desta forma, o(s) item(s) deve(m) ser(em) devolvido(s).
 
Quando um usuário atrasa a devolução de um item, a penalidade é ficar um período sem poder pegar materiais emprestados.
Resposta: O cálculo é: 1 dia sem poder pegar materiais emprestados multiplicado pelo número de dias de atraso e multiplicado pela quantidade de itens. Enquanto um usuário está suspenso na Biblioteca, ele não consegue renovar outros materiais, mesmo que tente na data correta.
 
Como retirar a penalidade por atraso na devolução de um material?
Resposta: A Biblioteca sempre tem campanhas de doações que podem ser usadas como penalidade alternativa. A campanha vigente é de doação de livros infantis em bom estado. Quando um livro é doado, a suspensão é retirada.
 
Posso pegar emprestado um material bibliográfico pertencente ao acervo de consulta local?
Resposta: Não. Esses itens ficam disponíveis apenas para consulta dentro da biblioteca.
 
O material emprestado foi extraviado, danificado, sofreu acidente ou foi furtado.  Como devo proceder?
Resposta: Pelo Regulamento da Biblioteca, em caso de perda, roubo ou dano ao material, o mesmo o livro deverá ser reposto por outro equivalente, definido pela direção da biblioteca.
 
Posso fazer doações de livros à Biblioteca?
Resposta: Sim. Para realizar a doação, basta trazer os livros em bom estado de conservação para a Biblioteca e preencher um pequeno formulário de doação. Os livros serão avaliados e aqueles considerados pertinentes, serão incorporados ao acervo.
 
Como acessar os TCCs  da EPPEN on-line?
Resposta: Para a pesquisa on-line de TCC's existem dois caminhos:
No Catálogo das Bibliotecas UNIFESP (TCC's até 2019):
2- Em "Pesquisa geral" , digite o nome de seu curso;
3- Em "Unidade de Informação" (lado direito), selecione Osasco;
4- Em "Tipo de obra", escolha Trabalho Acadêmico ou TCC.
5- Clique em "Pesquisar". Os TCC 's podem ser lidos on-line ou via download.

No Repositório Institucional UNIFESP (TCC's a partir de 2020):
2- Clique em "Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)".
3- Em "Subcomunidades nesta comunidade", clique em "Trabalhos de Conclusão de Curso".
4- Em "Coleções nesta comunidade", clique no nome de seu curso.  Os TCC 's podem ser lidos on-line ou via download.
 
O que fazer quando aparece uma mensagem de erro ao tentar submeter um trabalho no Repositório Institucional?
Resposta: O Repositório apresenta muitas instabilidades e erros. Sempre que acontecer algo assim, você pode utilizar a tecla F5 ou voltar na seta do navegador até a página funcionar normalmente.
Acesse o tutorial contendo uma solução para o problema.
Além disso, indicamos que você tente utilizar navegadores diferentes ao realizar a submissão. O problema de Permissão negada continua aparecendo, mas com um pouco menos de frequência.
 
Como incluir uma errata em um trabalho submetido no Repositório Institucional?
Resposta:
  1. Abra um Processo no SEI (INCLUSÃO ERRATA RIUNIFESP);
  2. Inclua o documento com os elementos a serem corrigidos, conforme Modelo de errata (esse arquivo deve ser nomeado como Errata e deve estar no formato PDF/A);
  3. Preencha e assine o documento no SEI Solicitação de inclusão de errata. 
  4. Após preenchido e assinado, envie o processo para a biblioteca do seu campus, ainda via SEI.
  5. Após o recebimento, a biblioteca colocará o(a) docente no Bloco de assinatura para que ele possa assinar a solicitação (É importante que o(a) estudante avise o(a) docente sobre o processo);
  6.  Após assinado pelo(a) docente, a biblioteca verificará o processo e realizará a inclusão da Errata no Repositório num prazo de 7 dias.

 

 

Turnitin

turnitin.png

O Turnitin é um software para verificação de originalidade, identificando similaridade de textos com o objetivo de prevenir possíveis plágios. Compara textos enviados pelos usuários com os documentos existentes na própria base, na Crossref e na Internet, gerando relatórios de similaridade em poucos segundos.

Acesso em: https://unifesp.turnitin.com/

Para saber mais:

Tutorial para docentes

Treinamentos

Vídeos explicativos  

Solicitação de cadastro

Fonte: https://bibliotecas.unifesp.br/menu-servicos#apoio-a-pesquisadores