Qual o horário de funcionamento da biblioteca?
Resposta: O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda à sexta feira, das 11h às 20h.
Sou funcionário terceirizado. Posso me cadastrar na biblioteca?
Resposta: Sim. Para tanto, é necessário trazer um documento com foto e comprovante de residência para realizar o cadastro na Biblioteca.
Usuários sem vínculo institucional com a UNIFESP podem utilizar os espaços de estudo da biblioteca?
Resposta: Sim. No entanto, não é possível realizar empréstimos de materiais.
Posso me alimentar dentro da Biblioteca?
Resposta: Não. Mas é permitido trazer líquidos para tomar dentro da Biblioteca.
Posso utilizar meus próprios equipamentos dentro da Biblioteca?
Resposta: Sim. Você poderá utilizar seus equipamentos como tablets, notebooks, celulares, dentre outros, pois temos sinal de wi-fi e tomadas elétricas. Porém, fique atento: Não nos responsabilizamos pela perda, furto ou extravio de seus equipamentos, mantenha-os sempre por perto e os utilize de maneira correta.
Para efetuar o empréstimo ou devolução é necessário apresentar algum documento de identificação?
Resposta: Para empréstimos, é necessário trazer algum documento com foto, seja físico ou digital. Para devoluções basta trazer o material, não sendo necessário nenhum documento.
Quais são os limites de empréstimos e prazos de devolução dos materiais bibliográficos?
Resposta: Servidores e alunos podem retirar até 5 livros, por 14 dias. Colaboradores podem retirar até 3 livros, igualmente por 14 dias.
Como faço para renovar meus livros on-line?
Resposta: Há dois caminhos: pelo catálogo on-line das Bibliotecas da Unifesp ou pelo app da Unifesp. Em ambos os casos, é necessário estar logado no sistema. Para efetuar o login é preciso inserir o seu número de CPF e a senha são as 3 primeiras letras do seu primeiro nome em minúsculo. Após o login, clique em "Meu Pergamum" e depois, é só clicar em "Renovação" nos livros que deseja renovar.
Quantas vezes posso renovar on-line o material bibliográfico que emprestei?
Resposta: Os materiais podem ser renovados até o limite de 10 vezes, exceto se houver alguma reserva, neste caso, o sistema bloqueia a renovação e será necessário devolver o material.
Como fazer a reserva de um livro que está com todos os exemplares emprestados?
Resposta: Para realizar uma reserva, faça login no site. Após o login, faça a pesquisa do livro que deseja reservar. Clique em "Reserva" e a seguir em "Confirmar". Para mais detalhes sobre reservas, leiam a matéria a respeito em nosso blog: Como reservar livros da Biblioteca
Posso pegar livros de outras bibliotecas?
Resposta: Sim. Títulos não disponíveis no acervo podem ser requisitados nas bibliotecas conveniadas. Para isto basta preencher o formulário disponível no site da biblioteca e aguardar a notificação se a que sua solicitação foi atendida.
O que acontece quando um usuário atrasa a renovação ou devolução de um material?
Resposta: Quando um usuário atrasa a renovação de um material, o sistema não permite que ele seja renovado. Desta forma, o(s) item(s) deve(m) ser(em) devolvido(s).
Quando um usuário atrasa a devolução de um item, a penalidade é ficar um período sem poder pegar materiais emprestados.
Resposta: O cálculo é: 1 dia sem poder pegar materiais emprestados multiplicado pelo número de dias de atraso e multiplicado pela quantidade de itens. Enquanto um usuário está suspenso na Biblioteca, ele não consegue renovar outros materiais, mesmo que tente na data correta.
Como retirar a penalidade por atraso na devolução de um material?
Resposta: A Biblioteca sempre tem campanhas de doações que podem ser usadas como penalidade alternativa. A campanha vigente é de doação de livros infantis em bom estado. Quando um livro é doado, a suspensão é retirada.
Posso pegar emprestado um material bibliográfico pertencente ao acervo de consulta local?
Resposta: Não. Esses itens ficam disponíveis apenas para consulta dentro da biblioteca.
O material emprestado foi extraviado, danificado, sofreu acidente ou foi furtado. Como devo proceder?
Resposta: Pelo Regulamento da Biblioteca, em caso de perda, roubo ou dano ao material, o mesmo o livro deverá ser reposto por outro equivalente, definido pela direção da biblioteca.
Posso fazer doações de livros à Biblioteca?
Resposta: Sim. Para realizar a doação, basta trazer os livros em bom estado de conservação para a Biblioteca e preencher um pequeno formulário de doação. Os livros serão avaliados e aqueles considerados pertinentes, serão incorporados ao acervo.
Como acessar os TCCs da EPPEN on-line?
Resposta: Para a pesquisa on-line de TCC's existem dois caminhos:
No Catálogo das Bibliotecas UNIFESP (TCC's até 2019):
2- Em "Pesquisa geral" , digite o nome de seu curso;
3- Em "Unidade de Informação" (lado direito), selecione Osasco;
4- Em "Tipo de obra", escolha Trabalho Acadêmico ou TCC.
5- Clique em "Pesquisar". Os TCC 's podem ser lidos on-line ou via download.
No Repositório Institucional UNIFESP (TCC's a partir de 2020):
2- Clique em "Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)".
3- Em "Subcomunidades nesta comunidade", clique em "Trabalhos de Conclusão de Curso".
4- Em "Coleções nesta comunidade", clique no nome de seu curso. Os TCC 's podem ser lidos on-line ou via download.
O que fazer quando aparece uma mensagem de erro ao tentar submeter um trabalho no Repositório Institucional?
Resposta: O Repositório apresenta muitas instabilidades e erros. Sempre que acontecer algo assim, você pode utilizar a tecla F5 ou voltar na seta do navegador até a página funcionar normalmente.
Acesse o tutorial contendo uma solução para o problema.
Além disso, indicamos que você tente utilizar navegadores diferentes ao realizar a submissão. O problema de Permissão negada continua aparecendo, mas com um pouco menos de frequência.
Como incluir uma errata em um trabalho submetido no Repositório Institucional?
Resposta:
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Inclua o documento com os elementos a serem corrigidos, conforme Modelo de errata (esse arquivo deve ser nomeado como Errata e deve estar no formato PDF/A);
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Preencha e assine o documento no SEI Solicitação de inclusão de errata.
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Após preenchido e assinado, envie o processo para a biblioteca do seu campus, ainda via SEI.
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Após o recebimento, a biblioteca colocará o(a) docente no Bloco de assinatura para que ele possa assinar a solicitação (É importante que o(a) estudante avise o(a) docente sobre o processo);
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Após assinado pelo(a) docente, a biblioteca verificará o processo e realizará a inclusão da Errata no Repositório num prazo de 7 dias.