DESTAQUES

EPPEN inicia Mestrado Profissional em Administração Pública com aula inaugural

Profiap 27.08.2024

Evento de abertura marca o início da primeira turma do PROFIAP na UNIFESP

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Informamos que o início das aulas está marcado para o dia 29 de julho de 2024, já no novo campus Quitaúna.

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Sejam todos muito bem-vindos aos novos edifícios acadêmico e administrativo da EPPEN no campus Quitaúna!

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Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

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O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

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Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

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É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

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NOTÍCIAS

Chamada para extensionistas em caráter voluntário

CHAMADA PARA EXTENSIONISTAS EM CARÁTER VOLUNTÁRIO

A coordenação do projeto de extensão “Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça” torna pública a estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos(as) em assuntos educacionais e docentes da Unifesp e comunidade externa a chamada para atuação em caráter voluntário no projeto.

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Estudantes da UNIFESP e da University of Windsor participaram de intercâmbio promovendo valiosas conexões acadêmicas e culturais

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 Ao participarem do Programa Brazil-Canada Business Study Exchange estudantes da UNIFESP estabelecem conexões valiosas com estudantes canadenses da University of Windsor do Canadá
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CAPES aprova Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global da EPPEN

Mestrado RI

No dia 17/07/2024, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior aprovou a abertura do Mestrado em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global, na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Inscrições Abertas para Aluno Especial no Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º Semestre de 2024

Aluno especial 20242

Estão abertas as inscrições para aluno especial do Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º semestre de 2024

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André Roncaglia de Carvalho é indicado para o cargo de diretor-executivo do Brasil no FMI

Andre RoncagliaRoncaglia fez parte do quadro efetivo de docentes da EPPEN/Unifesp entre 2016 e 2024

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EVENTOS

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

O projeto possui o objetivo de desenvolver uma rede empreendedora, por meio de diálogos com a sociedade civil: empresas, empresários, empreendedores e especialistas. Pretendemos desenvolver e provocar debates sobre os mais diversos assuntos dentro da área da administração e empreendedorismo.

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Regionalismo centro-americano, um caminho para a (des)integração?

Regionalismo centro americano um caminho para a desintegraçãoIntrodução: A América Central, uma região marcada por uma história compartilhada e desafios comuns, navegou pelas águas turbulentas do regionalismo ao longo dos anos.

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O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO.

O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

Essa palestra está focada nos impactos da informalidade no desenvolvimento econômico brasileiro.

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DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: QUESTÕES E CONSENSOS

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL QUESTÕES E CONSENSOS

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

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Transição Energética: Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Transição Energética Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Projeto de Extensão sobre Transição Energética no Brasil, visando a produção de material audiovisual a ser disponibilizado em redes sociais com conteúdo informativo para o grande público sobre as oportunidades e desafios do processo para o Brasil bem como seu papel no processo.

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Dúvidas mais frequentes - Iniciação Científica - Curso de Administração

1. O que é Iniciação Científica (IC)? 
Processo de concepção, elaboração e desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica, com posterior apresentação e publicação dos resultados.
 
2. Como funciona a Iniciação Científica na Eppen/Unifesp? 
Existem duas modalidades: com bolsa (R$700/mês) e voluntária. A IC com bolsa tem processo tramitado em editais institucionais anuais. O fluxo consiste na submissão do projeto, que passa por uma avaliação, e então pode ou não ser contemplado com bolsa. O prazo previsto é de um ano, mas também é possível a extensão de mais um ano (mantendo a bolsa também nesse tempo adicional). O aluno não pode ter vínculo empregatício, nem acumular o recebimento com qualquer outra bolsa (monitoria, etc). Existe a obrigatoriedade de apresentar o resumo com os resultados do trabalho no congresso acadêmico da Unifesp. Já a IC voluntária é mais flexível, não tem obrigatoriedade de tramitação, então pode ser realizada sem estipulação prévia de prazos, tampouco rigidez quanto aos(às) candidatos(as). O início depende apenas do acordo entre discente e docente.
 
3. Como dar início a uma Iniciação Científica? 
Basicamente, contatar o(a) docente orientador(a), que tem linha(s) de pesquisa. Sendo assim, a escolha mais específica do escopo de investigação, objetivo e método é feita em conjunto. No caso da IC com bolsa, é mandatório ter essas definições no momento da submissão do projeto. Já na IC voluntária, é desejável, mas não obrigatório.
 
4. Qual é o trâmite necessário? 
Conforme discorrido acima, para a IC voluntária não há nenhuma tramitação, dependendo apenas do acordo entre docente e discente. Para a IC com bolsa, existe o prazo de submissão, informado via edital, que geralmente é no meio do primeiro semestre, no qual deve ser submetido um projeto de pesquisa, com um modelo padrão de até 20 páginas. 
 
5. A Iniciação Científica é individual?
A IC com bolsa é individual, sendo realizada pelo(a) discente, orientado pelo(a) docente. Já na IC voluntária é possível a realização conjunta, de dois discentes, orientados pelo(a) docente.
 
6. Quantas orientações o(a) professor(a) pode ter ao mesmo tempo?
Há a previsão de duas submissões anuais por professor ao trâmite de IC com bolsa, que geralmente resulta em uma concessão. Não há limitação quanto à IC voluntária.
 
7. Existe diferença entre as duas modalidades em termos de validade?
A validade é semelhante, ou seja: ambas terão resultado apresentado em congresso, com posterior publicação em periódico; também ambas ganham certificação do vínculo ao término (com cômputo de horas complementares).  A diferença maior reside justamente na concessão de bolsa, que funciona como motivação para o(a) discente, e também pode ser argumentada como diferencial no currículo.
 
8. Posso aproveitar o trabalho realizado na IC para o processo de TCC?
Não se pode aproveitar o mesmo trabalho para validar duas coisas distintas. Assim, não é possível simplesmente replicar, mas você pode sim (e deve) aproveitar toda a bagagem que obteve em termos teórico e empírico, inclusive se auto referenciando no TCC. Em outras palavras, todo o aprendizado é aproveitado, mas é necessário atrelá-lo a um novo/outro âmbito de investigação.

Iniciação Científica (IC) - Curso de Administração

A Iniciação Científica (IC) representa a atividade de estímulo à pesquisa, envolvendo todo o processo de concepção, elaboração e desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica-científica, com posterior apresentação e publicação dos resultados. Esta atividade é opcional e pode acontecer em duas modalidades: Iniciação Científica com bolsa (PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) ou Iniciação Científica Voluntária.

A Iniciação Científica com bolsa (PIBIC) tem processo tramitado em editais institucionais anuais, que geralmente acontecem no meio do ano. O fluxo consiste na submissão do projeto, que passa por uma avaliação. Nesse caso, sendo aprovado o projeto de pesquisa, o(a) discente receberá um valor mensal, de acordo com o Edital, ao longo do período inicial de um ano. A Iniciação Científica voluntária é bem mais flexível, não tendo a obrigatoriedade de tramitação, cujo início depende apenas do acordo entre docente e discente. Vale ressaltar que, em ambas modalidades, o estudante receberá um certificado ao término do processo, que poderá ser utilizado para contabilização de horas nas atividades complementares na dimensão de pesquisa.

Veja as etapas que você deve seguir para submeter um projeto de Iniciação Científica, na modalidade PIBIC:

  1. Identificar um tema que seja de seu interesse no campo da Administração. Caso você não tenha ainda um tema específico, pense em uma das áreas do Curso de Administração com a qual você considera que possui mais afinidade ou curiosidade em conhecer com maior profundidade.

  2. Dentre os(as) docentes do Departamento, identifique aquele(a) que se alinha ao tema ou à sua área de interesse. Consultando a página do Departamento, você terá acesso a todos(as) os(as) docentes do departamento identificados às suas respectivas linhas de pesquisa e temas de interesse.

  3. Entrar em contato com este(a) docente, de forma a verificar a disponibilidade dele(a)para a orientação. Na página do Departamento você também encontrará o e-mail para o contato.

  4. Tomar conhecimento sobre o Edital, no site do Campus, que divulgará o período para a submissão dos projetos e as demais informações necessárias para a elaboração do projeto em termos de estrutura e conteúdo. Este Edital é divulgado no meio do primeiro semestre de cada ano. Fique atento aos prazos!

  5. Elaborar o projeto, em sintonia com as orientações do(a) docente e submetê-lo.

  6. Se o seu projeto for aprovado, parabéns! Você terá, basicamente, um ano para desenvolver e finalizar a pesquisa (verificar cronograma do Edital). E caso o seu projeto não tenha sido aprovado na modalidade PIBIC, não se preocupe, o seu esforço não estará perdido, pois você poderá dar continuidade à pesquisa na modalidade voluntária.

 

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Ainda não ficou claro? Sintetizamos respostas a algumas das dúvidas mais frequentes:

 

Quer saber mais sobre?

Acesse a página institucional sobre Iniciação Científica, onde ocorre a publicação dos editais, calendário e resultados: https://www.unifesp.br/reitoria/prograd/programas-institucionais/pibic-pibiti-pibic-af

 

Confira também a divulgação feita pelo Centro Acadêmico de Administração (CAAD) em 2023 sobre a atividade de Iniciação Científica na série “Conhecendo o Curso de Administração”:

 

Monitoria - Curso de Administração

O Programa de Monitoria consiste na atividade de iniciação à docência, em que o(a) discente acompanha e apoia tanto a atuação do(a) docente quanto o desempenho do alunado, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do curso de Administração.
 
A atividade é opcional, com tramitação via editais institucionais anuais, que geralmente acontecem no meio do ano. Cada docente conduz um processo seletivo específico, de acordo com a quantidade e a caracterização de vagas ofertadas (bolsistas e/ou voluntárias). Para participar, o(a) discente deve ficar atento(a) às divulgações, inscrevendo-se no processo seletivo do programa de monitoria do seu interesse, concorrendo às vagas bolsistas ou voluntárias. A monitoria pode ser usada para contabilização de horas para as atividades complementares na dimensão de ensino.
 
 
Veja as etapas que você deve seguir para participar da Monitoria:
  1. Identificar uma UC, uma área ou mesmo um(a) docente que seja mais próxima(o) do seu interesse no curso de Administração. Caso você não tenha isso claro, você pode conferir a listagem acima com os programas em funcionamento.
  2. Entrar em contato com o(a) docente responsável, ficando atento(a) à divulgação sobre o processo seletivo para o programa de monitoria do seu interesse. Essa comunicação geralmente acontece pelo Centro Acadêmico de Administração (CAAD) ou pelo canal de comunicação da EPPEN, próximo ao mês de junho.
  3. Tomar conhecimento sobre o processo seletivo do programa de monitoria do seu interesse, candidatando-se a ele. Cada docente define uma tramitação própria, com etapas específicas. Mas, em geral, é feita uma análise do histórico do(a) candidato(a) e realizada uma entrevista.
  4. No caso de aprovação, seja com vínculo remunerado ou voluntário, o(a) docente responsável lhe informará sobre os passos necessários para a formalização.
 
 monitoria adm 03.2024
 
 
Quer saber mais sobre?
 
Acesse a página institucional sobre Monitoria, onde ocorre a publicação dos editais, calendário e resultados: https://www.unifesp.br/reitoria/prograd/programas-institucionais/monitoria
 
Confira também a divulgação feita pelo Centro Acadêmico de Administração (CAAD) em 2023 sobre a atividade de Monitoria na série “Conhecendo o Curso de Administração”: