Bibliotecários
Maria Rosa Kushnir (Coordenadora)
Ana Letícia Olímpio da Silva David
Andreas Leber
Assistentes em Administração
Naiara dos Santos Souza
Patrícia Félix da Silva
Intérprete de LIBRAS
Vivian Pataro Moraes
Proposta de Mestrado do Departamento Acadêmico de Administração - DAA, Transformação Digital e Sustentabilidade, recebe visita de diligência da CAPES, com os professores coordenadores da área Márcio André Veras Machado e Márcio Pimenta.
Leia mais...Apresentações culturais, oficinas, palestras…. estes são alguns tipos de atividades, propostas por docentes, discentes e TAEs, que irão compor a Semana da Consciência Negra Unifesp 2024.
Leia mais...Confira a programação da EPPEN
Leia mais...
Do dia 1º ao dia 3 de outubro, a EPPEN – Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, campus Osasco, promoveu as atividades presenciais do congresso, com intensa participação da comunidade acadêmica e convidados.
Leia mais...O 10º Congresso Acadêmico Unifesp está chegando e tem sempre aquelas atividades que você não quer perder!
Leia mais...O projeto “Café com Cálculo” visa aproximar os alunos do estudo do Cálculo, promovendo uma abordagem colaborativa e descontraída para superar desafios e fortalecer o aprendizado.
Leia mais...Estudantes de escolas de Osasco conheceram a estrutura do campus, cursos oferecidos e oportunidades na vida universitária, fortalecendo a articulação com a comunidade.
Leia mais...A parceria com o Hemocentro São Lucas mobilizou 68 doadores, fortalecendo o compromisso da comunidade acadêmica com a saúde e a solidariedade.
Leia mais...No dia 4 de outubro, a Incubadora Social recebeu o workshop de Inovação e Desenvolvimento de Produto, ministrado pelos professores Osvaldo de Sordi e Márcia Carvalho Azevedo, da UNIFESP.
Leia mais...Aconteceu na Eppen/Unifesp, Campus Osasco, no último dia 12/11, como uma das atividades propostas para o Novembro Negro, a roda de conversa para explorar as conexões possíveis entre racismo e emergência climática, a fim discutir os impactos desproporcionais das mudanças no clima sobre as populações negra e periférica de Osasco.
Leia mais...O Fórum de Análise de Conjuntura é um dos eventos mais tradicionais da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Leia mais...A palestra é sobre a atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Mercado de Capitais e explicações sobre a Resolução 175 que regulamenta os fundos de investimento. A palestra terá duração de 90 minutos e será reservado 30 minutos para perguntas.
Leia mais...O Novembro Negro 2024, com o tema "Interseccionalidades Negras," explora como as identidades de raça, gênero, classe e outras características se cruzam para moldar a vivência das pessoas negras e intensificar as lutas por igualdade.
Leia mais...Inscrições de 18/11/2024 a 23/02/2025
Serão aceitos os resultados das edições do Teste ANPAD de 2023 (fevereiro, junho, agosto, setembro, outubro e novembro), 2024 (janeiro, fevereiro, abril, junho, setembro e novembro) e 2025 (fevereiro).
Leia mais...Bibliotecários
Maria Rosa Kushnir (Coordenadora)
Ana Letícia Olímpio da Silva David
Andreas Leber
Assistentes em Administração
Naiara dos Santos Souza
Patrícia Félix da Silva
Intérprete de LIBRAS
Vivian Pataro Moraes
A Biblioteca da Eppen e seus números
Ao longo de 11 anos, a Biblioteca já catalogou mais de 20.000 materiais entre livros, periódicos, CDs, DVDs, calculadoras e mangás, como segue na tabela abaixo:
Ano | Títulos catalogados | Exemplares catalogados |
2011 | 260 | 391 |
2012 | 193 | 750 |
2013 | 1.985 | 5.988 |
2014 | 1.132 | 2.954 |
2015 | 414 | 1.825 |
2016 | 1.168 | 3.332 |
2017 | 645 | 1.170 |
2018 | 641 | 1.041 |
2019 | 618 | 720 |
2020 | 82 | 85 |
2021 | — | — |
2022 | 433 | 1.853 |
TOTAL | 7.571 títulos | 20.109 exemplares |
Em destaque o ano de 2021, em que não houveram materiais catalogados, pois neste ano a Unifesp ficou fechada em tempo integral devido a pandemia do Covid-19.
Apesar da Biblioteca da Eppen já ter materiais catalogados e passíveis de empréstimos desde 2011, foi somente no dia 13 de maio de 2013 que a Biblioteca abriu oficialmente as portas para atendimento à comunidade acadêmica para empréstimos e devoluções. Esse atraso foi devido à falta de uma impressora para a Biblioteca, necessária para a impressão das etiquetas de lombada que permitem tanto a organização do acervo quanto às operações de empréstimos e devoluções.
Essa falta foi solucionada no começo de 2013, com a disponibilização de uma impressora para a Biblioteca pela Diretoria Acadêmica à época, os Professores Murilo Leal Pereira Neto e Cláudia Alessandra Tessari. E com a ajuda dos próprios discentes que ofereceram-se para auxiliar a Biblioteca na colagem das etiquetas, em maio daquele ano começamos nossas atividades de circulação de acervo. Ao longo destes 9 anos (2013 - 2022), realizamos mais de 104.000 empréstimos e renovações, conforme segue:
Ano | Empréstimos e renovações |
2013 | 3.565 |
2014 | 7.900 |
2015 | 5.740 |
2016 | 8.869 |
2017 | 22.751 |
2018 | 24.653 |
2019 | 13.596 |
2020* | 4.718 |
2021* | 4.872 |
2022* | 7.673 |
TOTAL | 104.337 |
* De março de 2020 a março de 2022 a Unifesp teve suas atividades presenciais suspensas por conta da pandemia do Covid 19. Neste intervalo, a Biblioteca realizou a renovação mensal de 406 livros que estavam emprestados, para que nossos usuários não ficassem prejudicados e não precisassem ter que renovar os livros frequentemente.
Além dos empréstimos, renovações e devoluções de livros, a Biblioteca faz as estatísticas dos livros consultados, que são os livros lidos pelos usuários dentro da Biblioteca, sem serem emprestados. Seguem as estatísticas de consulta de 2013 a 2022:
Ano | Livros consultados |
2013 | 1.056 |
2014 | 2.578 |
2015 | 375 |
2016 | 820 |
2017 | 1.582 |
2018 | 1.040 |
2019 | 1.482 |
2020 | 71 |
2021 | — |
2022 | 889 |
TOTAL | 9.893 |
Como pode ser visto, não há dados para 2021 devido à Biblioteca ter ficado totalmente fechada neste ano por conta da pandemia já citada.
AVISOS IMPORTANTES!
08/03/2024 - Exclusão UC MATEMÁTICA BÁSICA
Está disponível para os calouros 2024 o formulário de solicitação de exclusão da UC MATEMÁTICA BÁSICA (em Menu lateral>Calouros 2024>Formulário para Exclusão da UC Matemática Básica).
16/02/2024 - Atendimento na próxima semana
Comunicamos que o atendimento presencial da Secretaria de Graduação EPPEN na semana que vem compreenderá os dias:
19/02 - Segunda-Feira - FERIADO MUNICIPAL - Sem atendimento administrativo
20/02 - Terça feira - Atendimento regular/presencial das 9h às 20h
21/02 - Quarta-feira - Atendimento remoto/online
(suspenso atendimento presencial/telefônico - equipe dedicada SISU 2024 - 2. Chamada)
22/02 - Quinta-feira - Atendimento regular/presencial das 9h às 20h
23/02 - Sexta-feira - Atendimento regular/presencial das 9h às 20h
Nossos canais de atendimento aos discentes são:
SUA UNIFESP: https://sua.unifesp.br/
Email: secretaria.osasco@unifesp.br
Atendimento telefônico em escala presencial: (11) 3385 4305 // 3385-4296
09/02/2024 - Atendimento dias 14/02, 15/02 e 16/02/2024
Comunicamos que o atendimento presencial da Secretaria de Graduação EPPEN na semana que vem compreenderá os dias:
14/02 - Quarta feira de Cinzas - Atendimento remoto/online
15/02 - Quinta feira - Atendimento regular/presencial das 9h às 20h
16/02 - Sexta-feira - Atendimento regular/presencial das 9h às 20h
02/02/2024 - Atendimento Presencial Suspenso - 05/02 a 09/02/24
Comunicamos que o atendimento presencial da Secretaria de Graduação EPPEN na semana de 05/02 a 09/02/2024 estará suspenso, em virtude das matrículas de ingressantes SISU 2024.
A equipe estará realizando atendimento online aos discentes via SUA UNIFESP e email, além de atendimento telefônico, em horário comercial.
Retornaremos ao horário regular de atendimento presencial após feriado de carnaval.
Certos de sua compreensão e colaboração.
15/01/2024 - Grade Horária e Informe Prograd sobre Rematrícula do 1º semestre 2024
Está disponível para consulta a Grade Horária do 1º semestre de 2024 (em Menu lateral>Grade Horária 1º semestre 2024), bem como o Informe de Rematrícula publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (em Menu lateral>Rematrícula>Informe PROGRAD sobre Rematrícula 1º semestre 2024).
11/12/2023 - Informe Atendimento - Final de Ano - Secretaria Acadêmica
Informamos que o atendimento presencial da secretaria acadêmica de graduação da EPPEN neste Recesso Final de Ano 2023 e férias Janeiro/2024 funcionará da seguinte forma:
DEZEMBRO/2023: de 01/12 à 14/12/2023 das 09h às 20h
de 15/12/2023 à 22/12/2023 das 09h às 18h
Recesso Natal: de 26/12/2023 à 29/12/2023 - Recesso sem atendimento presencial e online
Recesso Ano novo: de 02/01/2024 à 05/1/2024 - somente atendimento online
JANEIRO/2024: de 08/01/24 à 31/01/2024 - das 09h às 18h
04/12/2023 - Publicação de Lista de possíveis formandos do 2º semestre de 2023
Está disponível para consulta a publicação dos possíveis formandos do 2º semestre de 2023 no nosso site (em Menu lateral>Formandos> Lista de Possíveis Formandos - 2º semestre 2023).
02/10/2023 - Formulário de possíveis formandos do 2º semestre de 2023
Orientamos que os discentes que pretendem colar grau ao final do 2º semestre de 2023 preencham o formulário publicado no nosso site (em Menu lateral>Formandos>Formulário de Solicitação de Colação de Grau - 2º semestre 2023).
06/09/2023 - Atendimento Remoto 08/09/2023
Informamos que a Secretaria de Graduação não terá atendimento presencial no dia 08/09/2023 (sexta-feira), devido ao recesso do feriado de 7 de setembro (quinta-feira).
As demandas serão atendidas exclusivamente via canais:
18/08/2023 - Aproveitamento de Estudos
O aproveitamento de estudos poderá ser pleiteado de 18/08/2023 a 27/09/2023.
Publicamos no nosso Menu Lateral o Tutorial para peticionamento dos aproveitamentos.
15/08/2023 - Início do 2º semestre em 16/08/2023
Amanhã inicia-se o segundo semestre de 2023, desejamos a todos um ótimo retorno às aulas!
No mural físico da secretaria (térreo) colocamos o QR Code para acesso à grade horária e salas.
A grade também encontra-se publicada no nosso site (em Menu lateral>Grade Horária 2º semestre 2023)
11/08/2023 - Lista Final de Formandos 1º semestre de 2023
Publicada (em Menu lateral>Formandos) a lista final dos formandos 1º semestre de 2023, bem como as datas de colação divulgadas no site da Prograd.
09/08/2023 - Expediente Secretaria de Graduação em 11/08/2023
Devido à redução abrupta da equipe por motivos de saúde, excepcionalmente nesta sexta-feira, dia 11 de agosto de 2023, a Secretaria de Graduação – Campus Osasco prestará atendimento apenas de forma remota pelo nosso canal de atendimento: secretaria.osasco@unifesp.br
02/08/2023 - Rematrícula 2º semestre 2023
Acesso REMAT: LINK
31/07/2023 - Questionário Econômico para Rematrícula
Aviso importante aos estudantes convocados a preencher novamente o Questionário Socioeconômico: caso não o façam não terão acesso ao sistema da Rematrícula! Já foi enviado por e-mail um comunicado conjunto entre Prograd, Praepa e STI com orientações e o link do questionário.
Segue lista dos estudantes por RA que necessitam preencher o formulário: LISTA
Para solicitar o Bilhete Único e/ou EMTU, orientamos acessar o ícone GRADUAÇÃO > SECRETARIA DE GRADUAÇÃO > SECRETARIA > FORMULÁRIO BILHETE ESCOLAR - SPTRANS E EMTU, para o envio dos seus dados a empresa de transporte.
Após o envio do requerimento verificar no site da empresa como adquirir o seu cartão escolar, uma vez que a Universidade é responsável somente por enviar seus dados para a SPtrans e EMTU.
Caso seja o BEM Osasco, as normas para requisição do bilhete bem do estudante podem ser consultadas em: http://www.bemosasco.com.br/escolar/
A UNIFESP não gerencia as cotas dos estudantes do Bilhete Único junto a SPtrans, o próprio sistema da empresa é parametrizado para realizar as análises.
Caso tenha alguma dúvida, por gentileza, entrar em contato por uns dos canais de atendimento da SPTrans: www.sptrans.com.br/atendimento, ou pela Central 156.
Se sua solicitação for referente a EMTU, no preenchimento do formulário de Bilhete Escolar há um campo para selecionar envio dos seus dados para a empresa como passe livre.
Caso a sua solicitação seja para SPTrans (bilhete único), as informações para requerer o passe livre estão disponíveis no site da empresa: https://www.sptrans.com.br/estudante
As orientações, regras e normas para requisição do Bilhete Bem do estudante podem ser consultadas em: http://www.bemosasco.com.br/escolar/
Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa responsável pela emissão do bilhete.
Geralmente significa que o sistema da SPTrans identificou que o estudante mora a menos de 1 Km da unidade de ensino onde estuda. Caso seja algum erro de cadastro, solicitamos o preenchimento do formulário de bilhete com os seus dados residenciais corretos. Porém, se o endereço estiver correto sugerimos entrar em contato diretamente com a empresa SPTrans pelos canais de atendimento https://site-sptrans-front.documentodoestudante.com.br/login ou pelo telefone 156, para verificar como solicitar nova avaliação.
Solicitamos que mantenha atualizado o seu endereço no Novo Portal de Sistemas da Unifesp (INTRANET) e encaminhe o formulário novamente.