DESTAQUES

EPPEN inicia Mestrado Profissional em Administração Pública com aula inaugural

Profiap 27.08.2024

Evento de abertura marca o início da primeira turma do PROFIAP na UNIFESP

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Informamos que o início das aulas está marcado para o dia 29 de julho de 2024, já no novo campus Quitaúna.

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Sejam todos muito bem-vindos aos novos edifícios acadêmico e administrativo da EPPEN no campus Quitaúna!

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Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

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O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

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Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

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É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

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NOTÍCIAS

Chamada para extensionistas em caráter voluntário

CHAMADA PARA EXTENSIONISTAS EM CARÁTER VOLUNTÁRIO

A coordenação do projeto de extensão “Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça” torna pública a estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos(as) em assuntos educacionais e docentes da Unifesp e comunidade externa a chamada para atuação em caráter voluntário no projeto.

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Estudantes da UNIFESP e da University of Windsor participaram de intercâmbio promovendo valiosas conexões acadêmicas e culturais

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 Ao participarem do Programa Brazil-Canada Business Study Exchange estudantes da UNIFESP estabelecem conexões valiosas com estudantes canadenses da University of Windsor do Canadá
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CAPES aprova Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global da EPPEN

Mestrado RI

No dia 17/07/2024, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior aprovou a abertura do Mestrado em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global, na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Inscrições Abertas para Aluno Especial no Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º Semestre de 2024

Aluno especial 20242

Estão abertas as inscrições para aluno especial do Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º semestre de 2024

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André Roncaglia de Carvalho é indicado para o cargo de diretor-executivo do Brasil no FMI

Andre RoncagliaRoncaglia fez parte do quadro efetivo de docentes da EPPEN/Unifesp entre 2016 e 2024

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EVENTOS

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

O projeto possui o objetivo de desenvolver uma rede empreendedora, por meio de diálogos com a sociedade civil: empresas, empresários, empreendedores e especialistas. Pretendemos desenvolver e provocar debates sobre os mais diversos assuntos dentro da área da administração e empreendedorismo.

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Regionalismo centro-americano, um caminho para a (des)integração?

Regionalismo centro americano um caminho para a desintegraçãoIntrodução: A América Central, uma região marcada por uma história compartilhada e desafios comuns, navegou pelas águas turbulentas do regionalismo ao longo dos anos.

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O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO.

O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

Essa palestra está focada nos impactos da informalidade no desenvolvimento econômico brasileiro.

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DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: QUESTÕES E CONSENSOS

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL QUESTÕES E CONSENSOS

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

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Transição Energética: Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Transição Energética Oportunidades e Desafios econômicos no Brasil

Projeto de Extensão sobre Transição Energética no Brasil, visando a produção de material audiovisual a ser disponibilizado em redes sociais com conteúdo informativo para o grande público sobre as oportunidades e desafios do processo para o Brasil bem como seu papel no processo.

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PROAP

Checklist de documentação para pedidos verba PROAP*

*Após ser aprovado pela CPED (Comissão de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento)
 

Docentes Orientadores:

  1. Aceite do Evento Científico do trabalho a ser apresentado (somente para orientadores que apresentarão trabalho)
  2. Resumo do trabalho encaminhado (somente para orientadores que apresentarão trabalho)
  3. Comprovante de inscrição
  4. Carta de anuência assinada pela Coordenação ou Vice-coordenação do Programa de Pós-graduação atestando sua participação no Evento Científico. O(a) interessado(a) pode elaborar a carta de anuência, contanto que haja a assinatura da Coordenação ou Vice-coordenação do Programa.
  5. Programação do Evento Científico
  6. Afastamento publicado no Diário Oficial (Somente para aqueles que forem servidores e orientadores/supervisores)

Coordenador de Programa de Pós-graduação:

  1. Aceite do Evento Científico do trabalho a ser apresentado (somente para orientadores que apresentarão trabalho)
  2. Resumo do trabalho encaminhado (somente para orientadores que apresentarão trabalho)
  3. Comprovante de inscrição
  4. Carta de anuência assinada pela Vice-coordenação do Programa de Pós-graduação atestando sua participação no Evento Científico. Caso haja a participação da coordenação e da vice-coordenação, a carta de anuência deverá ser emitida pela Coordenação da Câmara de Pós-graduação do Campus. 
  5. Programação do Evento Científico
  6. Afastamento publicado no Diário Oficial (Somente para aqueles que forem servidores e docentes)
 
Checklist para outras modalidades (Alunos, colaboradores, técnicos) favor consultar AQUI
 

Fluxo de pedidos:

  1. Solicitar à coordenação do programa a verba PROAP (poseconomia@unifesp.br);
  2. O pedido será analisado pela Comissão de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento (CPED) em sua reunião ordinária (verificar calendário de reuniões);
  3. Abrir processo via SEI de seu departamento de origem (caso de professores), contendo ofício endereçado ao SEI da coordenação do programa (PROGR POS-GRAD ECONOMIA DESENV) e preencher documento eletrônico de PROPOSTA DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO (Disponível no SEI);
  4. Caso seja estudante, entregar toda documentação do checklist físicamente e assinada na Secretaria de Pos-graduação (302).
  5. Prestação de contas: 5 dias úteis após a viagem apresentar documentação, conforme consta nos PROCEDIMENTOS e abaixo.

 

Documentos para a Prestação de Contas

A prestação de contas do uso da verba concedida de Auxílio Financeiro Diário a cada um dos beneficiários deverá ser encaminhada pelo discente à Secretaria do Programa de Pós-Graduação do Campus, que por sua vez encaminhará à Diretoria Administrativa do Campus.
Os professores deverão anexar os documentos de prestação de contas em seu processo eletrônico no SEI
 
Eventos Nacionais - em até 5 (cinco) dias úteis após o término do evento.
  • Cópia de certificado de participação do evento para qualquer tipo de beneficiário, assinado pelo Coordenador e Orientador/ Supervisor (somente para alunos, técnicos e pesquisadores (PNPD);
  • Na ausência de certificado, relatório técnico assinado por qualquer tipo de beneficiário, pelo Coordenador e Orientador/Supervisor (somente para alunos, técnicos e pesquisadores (PNPD);
  • Ofício de agradecimento de participação de banca examinadora (somente para colaborador eventual);
  • Canhoto de passagem original ou declaração de embarque emitida pela companhia aérea, para àqueles que usaram transporte aéreo e que usufruíram de recursos PROAP e PNPD.
Eventos Internacionais - em até 05 (cinco) dias úteis após o término do evento.
  • Cópia de certificado de participação do evento para qualquer tipo de beneficiário, assinado pelo Coordenador e Orientador/ Supervisor (somente para alunos, técnicos e pesquisadores (PNPD);
  • Na ausência de certificado, relatório técnico assinado por qualquer tipo de beneficiário, pelo Coordenador e Orientador/Supervisor (somente para alunos, técnicos e pesquisadores (PNPD);
  • Ofício de agradecimento de participação de banca examinadora (somente para colaborador eventual);
  • Canhoto de passagem original ou declaração de embarque emitida pela companhia aérea, para àqueles que usaram transporte aéreo e que usufruíram de recursos PROAP e PNPD.

OBS.: não há necessidade de anexar comprovantes de estadia, locomoção urbana e alimentação, mesmo havendo saldo positivo entre o valor pago de auxílio financeiro diário e as despesas executadas. Fica a critério do beneficiário em procurar as melhores opções de hospedagem, locomoção urbana e alimentação levando em conta seu custo X benefício.

 
Procedimentos: 
 
Regulamento:
 
 
Resoluções
  
 
Mais informações, favor visitar o site da PROAP na Pró-reitoria de Pós-graduação: https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/pos-graduacao/stricto-sensu/formularios-da-pos-graduacao-stricto-sensu/category/38-proap
 
 

Diploma

Para solicitar o diploma, favor seguir as seguintes orientações:

Devido a prazos internos administrativos para finalização do processo acadêmico do aluno, os pedidos de Diplomas deverão ocorrer somente após o dia 15 do mês subsequente após a homologação do título.

Passo 1: Entregar o formulário de solicitação de diploma de mestrado preenchido na Câmara de Pós-graduação (Sala 302, Rua Angélica, 100, aos cuidados de Lilian Bispo): http://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/phocadownload/diploma/diploma_requerimento_me.doc e anexar as cópias legíveis e completas (frente e verso) dos documentos que constam no corpo do formulário;

Passo 2: A Câmara de Pós-graduação de Osasco providenciará documento de que o(a) aluno(a) cumpriu todas as exigências;

Passo 3: Câmara de Pós-graduação de Osasco enviará o pedido à Pró-reitoria de Pós-graduação em São Paulo para confecção do diploma e certificado;

Passo 4: Quando o diploma estiver pronto, a Pró-reitoria de Pós-graduação em São Paulo enviará e-mail informando, desde que o e-mail esteja preenchido de forma legível;

Passo 5: Retirada do diploma na Pró-reitoria de Pós-graduação (2º andar do prédio da Sena Madureira, 1500 Vl. Clementino/SP). Horário: segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 15h30.