Outra forma de ingresso no curso de Oceanografia é através do Edital de Seleção Externa para Progressão aos Cursos de Formação Específica da Unifesp do Campus Baixada Santista que ocorre conforme a disponibilidade de vagas para graduados(as) em Ciências Exatas, Biológicas, da Terra, Engenharias e Interdisciplinares.
Planos de Ensino ADE
Semana Padrão - 2º semestre/2021
Links de acesso - aulas 1º semestre/2024
Planos de Ensino - curso de Serviço Social
- Supervisão Acadêmica I (SAE I)
- Supervisão Acadêmica I (SAE II)
- Supervisão Acadêmica I (SAE III)
- SAE - Estágio não obrigatório
- Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I (FHTM I)
- Oficina de TCC
- Planejamento Social
- Gênero Raça Etnia Classe
- Introdução Trabalho Científico
- Política Social
- Seminário Temático 4
- Seminário Temático
- Teoria Social de Marx
- Classes e movimentos sociais
- Ética Profissional
- Gestão Social
- OTP II
- FHTM II
- PesquisaSocial
- Seminário Temático
- Seminário Temático 3
- Teoria Política
- Formação Sócio Histórica
- Introdução ao Pensamento Filosófico
- SS e Debate contemporâneo
- OTP III
- Introdução Trabalho Científico
- Processos de Trabalho
Plano de Ensino - eixo "O Ser Humano e Sua Inserção Social" (IS)
- A Constituição do Humano, Marcadores Sociais da Diferença e Políticas
- Capitalismo, Desigualdades e Direitos
- Introdução aos Estudos Anticoloniais, Póscoloniais e Decoloniais (eletiva)
- LabDOC: aprender juntes para ensinar colaborativamente (eletiva)
Plano de Ensino - eixo "Trabalho em Saúde" (TS)
- Desigualdades Sociais e Políticas Públicas de Saúde no Brasil
- Encontro de Saberes em Saúde (eletiva)
- Encontro e Produção de Narrativas (vespertino)
- Encontro e Produção de Narrativas (noturno)
- Saúde LGBTI+: cuidados interdisciplinares (eletiva)
Educação Física
O CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Atualmente, a maioria dos cursos novos na área de saúde busca referenciais de formação. Propostas curriculares que articulem o compromisso do processo formativo com as necessidades de saúde da população, que apontem para novos papéis tanto do professor como do estudante, que ampliem os cenários de ensino e aprendizagem e que incorporem a pesquisa como indissociável da aprendizagem, têm sido muito debatidas. (Batista, N. 2006).
Assim, o curso de Bacharelado em Educação Física - Modalidade Saúde articula o ensino, a pesquisa e a extensão, visando uma formação profissional para atuação em saúde.
Neste contexto, em seu decorrer são desenvolvidos conteúdos e atividades sistematizadas para intervir em serviços de saúde, compondo os futuros profissionais equipes multidisciplinares de diferentes locais de trabalho voltados à qualidade de vida, prevenção e controle de doenças.
Para isto, o profissional utilizará o exercício físico como "estratégia terapêutica não medicamentosa", baseado em prescrição adequada a cada necessidade especial do indivíduo. O curso enfatiza ainda a interação entre fenômenos biológicos, humanos e sociais, objetivando uma visão de saúde integral. Neste sentido, sugere-se um elenco de conteúdos voltados à formação inter-profissional, prioridade do novo Campus da UNIFESP na Baixada Santista, porém, resguardando-se as recomendações gerais das diretrizes curriculares sugeridas pelo CNE/CES 58/2004, em 18 de fevereiro de 2004.
Além disso, o curso de Bacharelado em Educação Física - Modalidade Saúde da UNIFESP integra conteúdos que visam sustentar os pressupostos de uma formação acadêmica voltada predominantemente à atuação em diferentes fases do crescimento e desenvolvimento normais e também com pessoas portadoras de necessidades especiais (artigo 6º, parágrafo 1º, CNE/CES 2004).
Desse modo, o futuro graduado em Educação Física - Modalidade Saúde da UNIFESP estará apto a diagnosticar, planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde (artigo 6º, parágrafo 1º, CNE/CES 2004), garantindo uma formação específica conforme artigo 7º (parágrafos 2º, 3º e 4º), e resguardando-se os princípios norteadores (artigo 5º) a partir da sua interação com os demais eixos do curso.
Para mais informaçôes, visite a página oficial do curso de Educação Física site da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp.
Coordenação: Prof. Dr. Ciro Winckler de Oliveira Filho
Vice-Coordenação: Prof. Dr. Conrado Augusto Gandara Federici
Endereço: Rua Silva Jardim, 136 - Sala 224 - Vila Mathias - Santos/SP - CEP: 11015-020
Secretária Executiva: Zilmara de Souza Dantas
Telefone: (13) 3229-0171
E-mail: zilmara.dantas@unifesp.br
SERVIÇO SOCIAL
O CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
O Curso de Graduação em Serviço Social, na UNIFESP, tem uma história recente, com início de suas atividades em março de 2009. É ministrado no Campus da Baixada Santista, nos períodos vespertino e noturno, formando Assistentes Sociais em quatro anos.
A profissão de Assistente Social é regulamentada pela Lei Federal 8662/1993 e para exercê-la é necessária a graduação em Serviço Social e a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).
O ensino em Serviço Social é regido pelas Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social, aprovadas em 1996, no âmbito da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e em 2001, pelo Parecer nº. 492 do Conselho Nacional de Educação (CNE), mediado pelo Projeto Político Pedagógico do Campus Baixada Santista – UNIFESP, cujos principais enfoques são o interprofissionalismo, a formação interdisciplinar, o trabalho em rede e em equipe e a atenção integral à saúde e no cuidado com o cidadão.
O Projeto Pedagógico de Formação Profissional do Curso de Serviço Social da UNIFESP/Baixada Santista está alicerçado no Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social, e fundamentado nas citadas Diretrizes Curriculares, no Código de Ética do Assistente Social (1993) e na Lei de Regulamentação da Profissão (1993).
O Curso de Serviço Social da UNIFESP Campus Baixada Santista tem seus princípios fundamentais, sua lógica curricular e seus conteúdos orientados por quatros eixos: Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social; Fundamentos da Formação Sócio-histórica da Sociedade Brasileira; Fundamentos do Trabalho Profissional e Serviço Social e Saúde: contribuições para análise das condições de vida, trabalho e saúde, na busca de uma sólida formação que garanta competência teórica, técnica e ético-política no exercício do trabalho do Assistente Social. Além disso, esse projeto pressupõe uma direção social alinhada com os interesses dos trabalhadores, com as lutas sociais e com a busca da igualdade e justiça social.
O Curso de Serviço Social, a partir do principio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, tem como objetivos:
- formar Assistentes Sociais generalistas, humanistas e críticos, preparados para intervir nas expressões da questão social com uma sólida, coerente e consistente fundamentação teórico-metodológica, técnico-operativo e ético-política;
- desenvolver competências, habilidades e atribuições no âmbito da elaboração, gestão, execução, avaliação e monitoramento de políticas sociais, programas, projetos sociais, assessoria, consultoria e capacitação;
- possibilitar o exercício de postura ética, com respeito à pluraridade e diversidade de idéias, atitude investigativa e propositiva, devendo perpassar todo o currículo;
- inserir novos profissionais nos diversos campos de atuação e no mercado de trabalho mediante apreensão dos processos sociais e de intervenção no movimento contraditório da sociedade, a partir de uma visão de totalidade, em uma perspectiva democrática, de lutas, de desafios, de conquistas de direitos sociais e da emancipação humana.
Para mais informaçôes, visite a página oficial do curso de Serviço Social no site da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp.