NOTÍCIAS

Sarau do Projeto Quilombagem e Escola: da memória à história pública marca presença na Semana da Consciência Negra na Unifesp

IMG-20241121-WA0012_750x563.jpg

Leia mais...

Unifesp e a Secretaria de Saúde de Santos promovem evento sobre prematuridade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santos promovem nos dias 18 e 19 de novembro um evento sobre prematuridade. O objetivo é abordar questões importantes relacionadas ao cuidado com bebês prematuros, reunindo especialistas, profissionais da área da saúde e estudantes.

Leia mais...

Projeto de Extensão “Pare de Fumar: Apoio para uma Vida Sem o Tabaco” oferece suporte não medicamentoso para cessação do tabagismo em Santos

O tabagismo continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo, estando diretamente associado a diversas doenças crônicas e mortes evitáveis. Com o objetivo de contribuir para a redução desse grave problema, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, lançou o projeto de extensão "Pare de Fumar: Apoio para uma Vida Sem o Tabaco".

Leia mais...

Brasil e Governança Pesqueira Internacional: Estudo do Instituto do Mar da Unifesp Aponta Desafios e Oportunidades

Um novo estudo da Dra. Leandra R. Gonçalves, professora do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explora o papel do Brasil em duas organizações internacionais de gestão pesqueira: a Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT) e a Comissão para a Conservação dos Recursos Marinhos Vivos da Antártida (CCAMLR). O artigo revela como a falta de dados precisos e a instabilidade da governança interna do Brasil impactam suas políticas pesqueiras internacionais, destacando desafios e oportunidades para a sustentabilidade.

Leia mais...

Presidente Lula visita ações da UNIFESP na 21a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

O Presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Luciana Santos e outras autoridades e parlamentares visitaram o estande de oceano do MCTI na 21a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) que foi organizado pela Coordenação-Geral de Oceano e Antártica do MCTI em parceria com o Programa Maré de Ciência/UNIFESP.

Leia mais...

INFORMES

Cronograma de dedetização do Campus Baixada Santista

Informamos que serão realizados os serviços de DEDETIZAÇÃO e DESRATIZAÇÃO nas unidades da Unifesp - Campus Baixada Santista, conforme datas no cronograma abaixo.

Leia mais...

Convite para o 2º Encontro do Fórum Permanente de Discussão do PPP

É com grande satisfação que convidamos toda a Comunidade da Unifesp, docentes, discentes e taes da Unifesp, a participarem do 2º Encontro do Fórum Permanente de Discussão do Projeto Político Pedagógico (PPP), que será realizado no próximo dia 25 de novembro de 2024, das 14h às 17h, no saguão central do edifício Mariângela Duarte (Rua Silva Jardim, nº 136, Santos).

Leia mais...

Nota Técnica Comissão Eleitoral e Prorrogação da votação

A Comissão Eleitoral responsável pelas Eleições de Representação Discente (mandato 2025) e vagas remanescentes da Representação Docente e Técnico-administrativo em Educação (mandato 2025) nos Conselhos Centrais e demais Órgãos Colegiados informa que foram suspensas na noite de ontem (11/11/2024) as votações da categoria estudante, em virtude de um erro humano na configuração das urnas.

Leia mais...

[PERÍODO PRORROGADO] Eleição dos conselhos centrais, órgãos colegiados e CIS-PCCTAE

Eleições_Unifesp_Votação_portal_1.png

Leia mais...

Comunicado Importante para Estudantes da Unifesp (ISS e IMar)

cardnae-nov2024.jpg

Leia mais...

destaques4.png


TELEFONEUNIFESP.jpg

destaqueinstaunifesp.jpg 

acesso_rapido4.png

sua-unifesp.jpg

logo_sei_3.jpg

INGRESSOUNIFESP4.png

BOTAO_VERDE_LATERAL_SITE_segrad_iss.jpg

BOTAO_VERDE_LATERAL_SITE_segrad_imar.jpg

NAI_COLORIDO.png

NAE4.png

voluntarios2.png

CONTRATOS4.png

EDITAIS4.png

 

 

Oceanografia

Nome do curso
Bacharelado em Oceanografia
 
Como é o curso?
A base do curso de Oceanografia da Unifesp é o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, o qual fornece a formação básica necessária, com conhecimentos integrados de biologia, física, geologia, matemática, química e socioambientais. Assim, ao longo do curso são abordados tanto a oceanografia clássica, voltada aos estudos dos processos naturais que ocorrem no mar, quanto uma abordagem mais contemporânea, incluindo as dimensões socioculturais dos ambientes costeiros e marítimos. Desta forma, o curso de Oceanografia da Unifesp está alinhado com as agendas ambientais internacionais, como a Agenda 2030 e a Década da Ciência Oceânica da ONU.
Qual o objetivo?
O curso de Oceanografia da Unifesp foi pensado para que seus  egressos sejam profissionais de formação técnico-científica abrangente, com base conceitual sólida, capacitados para compreender os processos naturais em seu conjunto, de propor e gerir a resolução de problemas complexos, a partir de abordagens tradicionais e/ou inovadoras. Serão capazes de atuar de forma multi e interdisciplinar nas atividades de investigação, uso e exploração racional, sustentável e responsável de recursos marinhos e costeiros renováveis e não renováveis. Adquirirão competência e habilidade para formular, elaborar, fiscalizar, gerir, assessorar e dirigir estudos, planejamentos, projetos e/ou pesquisas científicas, ações de gestão e governança e iniciativas socioculturais e educativas ligadas à alfabetização oceânica que visem o conhecimento, a utilização racional sustentável e a coexistência harmoniosa entre os coletivos humanos e o meio marinho, costeiro e transicional em que estão inseridos, em todos os seus domínios.
 
Forma de ingresso
Os(As) interessados(as) devem ingressar no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT-Mar), através do processo seletivo baseado na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSu). Após a conclusão do curso BICT-Mar, os(as) interessados(as) serão submetidos a um processo de progressão acadêmica, anual e interno ao Instituto do Mar, para ingressarem nos cursos pós-BICT-Mar, dentre eles o curso de Bacharelado em Oceanografia. Esse processo de ingresso para o curso específico é regulamentado pela Câmara de Graduação do Instituto do Mar.

Outra forma de ingresso no curso de Oceanografia é através do Edital de Seleção Externa para Progressão aos Cursos de Formação Específica da Unifesp do Campus Baixada Santista que ocorre conforme a disponibilidade de vagas para graduados(as) em Ciências Exatas, Biológicas, da Terra, Engenharias e Interdisciplinares.

 
Número de vagas e período do curso
40 vagas no período vespertino
 
Tempo de integralização
Mínimo: 10 semestres (os 6 primeiros semestres serão cursados no BICT-Mar)
 
Projeto pedagógico do curso e matriz curricular
Disponível no seguinte link da Pró-Reitoria de Graduação: link
 
Coordenação
Coordenador: Prof. Dr. Wandrey de Bortoli Watanabe
Vice-Coordenador: Prof. Dr. José Juan Barrera Alba
 
Contato
 
 

Educação Física

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA


Atualmente, a maioria dos cursos novos na área de saúde busca referenciais de formação. Propostas curriculares que articulem o compromisso do processo formativo com as necessidades de saúde da população, que apontem para novos papéis tanto do professor como do estudante, que ampliem os cenários de ensino e aprendizagem e que incorporem a pesquisa como indissociável da aprendizagem, têm sido muito debatidas. (Batista, N. 2006).

Assim, o curso de Bacharelado em Educação Física - Modalidade Saúde articula o ensino, a pesquisa e a extensão, visando uma formação profissional para atuação em saúde.

Neste contexto, em seu decorrer são desenvolvidos conteúdos e atividades sistematizadas para intervir em serviços de saúde, compondo os futuros profissionais equipes multidisciplinares de diferentes locais de trabalho voltados à qualidade de vida, prevenção e controle de doenças.

Para isto, o profissional utilizará o exercício físico como "estratégia terapêutica não medicamentosa", baseado em prescrição adequada a cada necessidade especial do indivíduo. O curso enfatiza ainda a interação entre fenômenos biológicos, humanos e sociais, objetivando uma visão de saúde integral. Neste sentido, sugere-se um elenco de conteúdos voltados à formação inter-profissional, prioridade do novo Campus da UNIFESP na Baixada Santista, porém, resguardando-se as recomendações gerais das diretrizes curriculares sugeridas pelo CNE/CES 58/2004, em 18 de fevereiro de 2004.

Além disso, o curso de Bacharelado em Educação Física - Modalidade Saúde da UNIFESP integra conteúdos que visam sustentar os pressupostos de uma formação acadêmica voltada predominantemente à atuação em diferentes fases do crescimento e desenvolvimento normais e também com pessoas portadoras de necessidades especiais (artigo 6º, parágrafo 1º, CNE/CES 2004).

Desse modo, o futuro graduado em Educação Física - Modalidade Saúde da UNIFESP estará apto a diagnosticar, planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde (artigo 6º, parágrafo 1º, CNE/CES 2004), garantindo uma formação específica conforme artigo 7º (parágrafos 2º, 3º e 4º), e resguardando-se os princípios norteadores (artigo 5º) a partir da sua interação com os demais eixos do curso.

Para mais informaçôes, visite a página oficial do curso de Educação Física site da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp.

Coordenação: Prof. Dr. Ciro Winckler de Oliveira Filho
Vice-Coordenação: Prof. Dr. Conrado Augusto Gandara Federici

Endereço: Rua Silva Jardim, 136 - Sala 224 - Vila Mathias - Santos/SP - CEP: 11015-020

Secretária Executiva: Zilmara de Souza Dantas
Telefone: (13) 3229-0171
E-mail: zilmara.dantas@unifesp.br

 

 

 

 

SERVIÇO SOCIAL

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL


O Curso de Graduação em Serviço Social, na UNIFESP, tem uma história recente, com início de suas atividades em março de 2009. É ministrado no Campus da Baixada Santista, nos períodos vespertino e noturno, formando Assistentes Sociais em quatro anos.

A profissão de Assistente Social é regulamentada pela Lei Federal 8662/1993 e para exercê-la é necessária a graduação em Serviço Social e a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

O ensino em Serviço Social é regido pelas Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social, aprovadas em 1996, no âmbito da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e em 2001, pelo Parecer nº. 492 do Conselho Nacional de Educação (CNE), mediado pelo Projeto Político Pedagógico do Campus Baixada Santista – UNIFESP, cujos principais enfoques são o interprofissionalismo, a formação interdisciplinar, o trabalho em rede e em equipe e a atenção integral à saúde e no cuidado com o cidadão.

O Projeto Pedagógico de Formação Profissional do Curso de Serviço Social da UNIFESP/Baixada Santista está alicerçado no Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social, e fundamentado nas citadas Diretrizes Curriculares, no Código de Ética do Assistente Social (1993) e na Lei de Regulamentação da Profissão (1993).

O Curso de Serviço Social da UNIFESP Campus Baixada Santista tem seus princípios fundamentais, sua lógica curricular e seus conteúdos orientados por quatros eixos: Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social; Fundamentos da Formação Sócio-histórica da Sociedade Brasileira; Fundamentos do Trabalho Profissional e Serviço Social e Saúde: contribuições para análise das condições de vida, trabalho e saúde, na busca de uma sólida formação que garanta competência teórica, técnica e ético-política no exercício do trabalho do Assistente Social. Além disso, esse projeto pressupõe uma direção social alinhada com os interesses dos trabalhadores, com as lutas sociais e com a busca da igualdade e justiça social.

O Curso de Serviço Social, a partir do principio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, tem como objetivos:

  • formar Assistentes Sociais generalistas, humanistas e críticos, preparados para intervir nas expressões da questão social com uma sólida, coerente e consistente fundamentação teórico-metodológica, técnico-operativo e ético-política;
  • desenvolver competências, habilidades e atribuições no âmbito da elaboração, gestão, execução, avaliação e monitoramento de políticas sociais, programas, projetos sociais, assessoria, consultoria e capacitação;
  • possibilitar o exercício de postura ética, com respeito à pluraridade e diversidade de idéias, atitude investigativa e propositiva, devendo perpassar todo o currículo;
  • inserir novos profissionais nos diversos campos de atuação e no mercado de trabalho mediante apreensão dos processos sociais e de intervenção no movimento contraditório da sociedade, a partir de uma visão de totalidade, em uma perspectiva democrática, de lutas, de desafios, de conquistas de direitos sociais e da emancipação humana.

Para mais informaçôes, visite a página oficial do curso de Serviço Social no site da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp.